apresentado por

Electrolux

Homepedia
Panelas de inox, vidro, cerâmica, ferro e elétricas: confira um guia completo que vai ajudar na hora de montar

Panelas: tipos, como escolher, limpar e usar

Panelas de inox, vidro, cerâmica, ferro e elétricas: confira um guia completo que vai ajudar na hora de montar o seu próprio jogo de panelas

Todo mundo que cozinha tem seus segredinhos e manias no preparo das receitas. É o tipo de faca, o jeito de cortar ou aquele ingrediente especial que você adiciona e muda completamente o prato. Além disso, a panela também faz diferença no preparo e no resultado da comida, já que existem diferentes tipos e cada uma tem sua função. Você conhece as vantagens da panela de ferro fundido? E sabia que o cooktop requer panelas específicas? Homepedia preparou um guia completo sobre o universo das panelas para que você conheça os diferentes tipos, saiba o que é melhor para o seu dia a dia e, além disso, consiga cuidar corretamente delas. 

Panelas vermelhas de cerâmica de Electrolux ao lado de legumes, embutidos e queijos diversosPanelas vermelhas de cerâmica que fazem parte do Conjunto Infinite Amplicook Electrolux. 

Quais os tipos mais comuns de panelas? 

Panela de inox, panela de cerâmica, panela de barro, panela elétrica ou panela de ferro. As opções no mercado são muitas e cada um tem suas vantagens e seus diferenciais, por isso é importante entender como utilizar cada modelo. Com as informações certas você pode escolher a panela que faz mais sentido para a sua cozinha e para as suas refeições. Conheça os principais modelos: 

Panela de Inox 

A panela de inox é um modelo charmoso e que deixa sua cozinha com cara de profissional mas, mais que isso, esse é um modelo cheio de qualidades. Essa é uma das opções mais duráveis e que com os cuidados certos vai durar na sua cozinha por anos e anos.  

A dica é você escolher panelas inox com o cabo tubulado, que é oco por dentro, o que faz com que ele aqueça menos e facilite na hora de cozinhar. Quando você escolhe o cabo de inox - ao invés do de plástico -, você ganha em versatilidade, pois assim sua panela pode ir ao forno também.  

Além disso, vale investir em opções de fundo triplo, pois isso fará uma boa diferença na hora de cozinhar. Esse fundo ajuda a distribuir melhor o calor e mantém o aquecimento da panela por mais tempo – perfeito para a finalização daquele macarrão à carbonara, por exemplo.  

Pessoa serve prato moderno com legumes preparados em panela de inox Electrolux Panela de Inox com fundo triplo de Electrolux.  

O Conjunto de Panelas Inox 5 Peças Electrolux conta com fundo triplo de aço inox + alumínio + aço inox. Outra vantagem, é que as panelas possuem tampa de vidro com saída de vapor, que libera a pressão e evita vazamentos, além de permitir acompanhar o preparo dos alimentos. 

Mais resistentes e duráveis, as panelas de inox são uma escolha super segura. Os únicos cuidados que você deve ter com elas estão na limpeza e na quantidade de calor. Por reter calor, esse modelo não precisa de uma chama muito alta: com fogo médio você consegue cozinhar seus alimentos sem queimar.  

Já na hora da limpeza, é preciso ficar atento: nada de palha de aço, com uma esponja simples você já faz a higienização completa. Depois de lavada, não deixe a panela no escorredor. Faça a secagem com um pano, pois o cloro presente na água pode manchar o material.  

Panelas de Ferro Fundido 

As panelas clássicas de ferro fundido são pesadas, mas cheias de charme – tanto que são muito utilizadas em restaurantes, indo direto para a mesa. Elas mantêm o calor durante um bom tempo, porém precisam de determinados cuidados na hora da limpeza para não enferrujar – elas não podem ir à lava louças, por exemplo. Ela é ótima para preparações de legumes, carnes e receitas que precisam de calor constante, como polentas, cozidos e caldos.  

Omelete com cogumelos preparada em frigideira de ferro fundido

Panelas de Ferro Esmaltado 

Elas seguem os mesmos padrões da panela de ferro fundido, porém possuem o diferencial de um esmalte que recobre seu interior, dando mais estilo e versatilidade ao modelo. Pesadas, esses tipos de panela retêm calor e são úteis desde o refogado do dia a dia até frituras mais pesadas.  

Panela de ferro esmaltado com acabamento em azul ao lado de garfo para carnes

De todo modo, é preciso cuidado extra para não riscar o esmaltado, por isso nada de limpeza pesada nela. Com os cuidados certos, esse é um modelo durável que compensa investimento.  

Panelas de Cerâmica 

Lindas e de cores diversas, as panelas de cerâmica conservam muito bem  

o calor e funcionam de forma diversa para as mais completas preparações, desde um feijão bem temperado até aquela carne no ponto ideal. Atóxicas,  

as panelas de cerâmica não transferem sabor para o alimento e ajudam a manter os sabores naturais dos ingredientes.  

Panelas vermelhas de cerâmica de Electrolux  Conjunto de panelas de cerâmica Infinite Amplicook Electrolux. 

O Conjunto de Panela Infinite Amplicook Electrolux, por exemplo, tem o diferencial de ser o único do mercado que pode ser utilizado em todos os eletrodomésticos de cocção. Assim suas panelas podem ir ao cooktop de indução, no micro-ondas e ainda em fogões e fornos, tanto elétricos quanto a gás. Além disso, você também pode guardar o alimento na panela para ir à geladeira ou mesmo no freezer, tudo com segurança, trazendo mais praticidade para o dia a dia.  

Panelas de Vidro 

Lindas e fáceis de limpar, as panelas de vidro são uma opção moderna e que dá um toque especial na sua cozinha. De todo modo, esses modelos pedem um maior cuidado no dia a dia, já que são bastante frágeis. Produzidas com vidro temperado, a panela de vidro é ideal para legumes, cozidos e até mesmo alguns assados, já que elas podem ir ao forno para a finalização dos pratos. Mas fique atento: as panelas de vidro não podem ir ao cooktop de indução! 

Frango inteiro é assado com batatas em panela de vidro Panelas de Cobre 

A panela de cobre é cheia de charme e fica linda em qualquer cozinha, porém ela não é uma opção básica para o dia a dia. Ela é indicada para quem faz doces e sobremesas em casa – perfeita para quem busca acertar o ponto do caramelo, por exemplo. Por outro lado, ela não serve para alimentos ácidos ou com muito sal, então não é útil para o almoço ou o jantar do cotidiano.   

Conjunto de panelas de cobre sobrepostas 

Panelas de Alumínio 

Essa opção é uma das mais acessíveis do mercado, porém ela tem suas desvantagens. De fundo fino, ela não preserva muito calor e muitas vezes aquece de forma desigual, fazendo com que você queime alimentos ou não cozinhe de forma uniforme as carnes. Além disso, é comum elas liberem partículas metálicas em seus alimentos, o que em um alto consumo diário pode ser prejudicial para a sua saúde.  

Conjunto de panelas de alumínios penduradas em cozinha 

Panelas de Barro 

Clássicas e cheias de estilo, as panelas de barro não são necessariamente uma opção de panela para o uso diário, porém elas fazem bonito em um almoço de domingo ou um jantar especial. Bobó de camarão, bacalhoada ou mesmo uma boa feijoada ficam com outra cara e outro sabor quando preparados nessa panela. 

Panela de barro com carne e batatas ao lado de ramos de salsinha 

Essa é uma panela pesada e que retém muito calor, mesmo assim, não se engane, pois é um item delicado e pode quebrar com facilidade. Além disso, antes do primeiro uso, você precisa curar a panela com óleo ou azeite, para que o sabor do barro não interfira nas suas receitas.  

Panelas Elétricas 

As mais modernas da lista, as opções elétricas ainda deixam muita gente em dúvida, mas é preciso desmistificar essa panela. Os modelos de panelas elétricas já funcionam com a mesma qualidade de uma panela comum, porém acrescidas de um diferencial grande: a precisão. Você consegue preparar um arroz e finalizá-lo de forma perfeita, sem o risco de queimar ou de deixar o grão ainda duro. Hoje em dia, já há opções de panelas elétricas de arroz, de pressão e de uso comum, para as mais diversas preparações. 

Panela de Pressão Elétrica 6L 15 Receitas Pré-Programadas (PCC20), de ElectroluxPanela de Pressão Elétrica 6L 15 Receitas Pré-Programadas (PCC20), de Electrolux. 

A panela de pressão elétrica é uma mão na roda para quem ainda tem medo desse item: segura, ela é prática e fácil de ser utilizada. Você separa os ingredientes, coloca na panela, aciona o timer e pronto, é só esperar a finalização, sem preocupação com a segurança nem com o tempo de preparo. A Panela de Pressão Elétrica 6L 15 Receitas Pré-Programadas (PCC20), de Electrolux, por exemplo, traz preparos pré-programados que vão bem além do feijão com arroz: carne, mandioca, legumes e polenta podem ser preparados com muito mais tranquilidade.  

Como escolher sua panela antiaderente? 

Nos mais diferentes modelos, as opções antiaderentes são sempre um diferencial importante, pois simplificam o dia a dia na cozinha e deixam qualquer preparação mais simples e saudável, já que pedem menos uso de óleo, além de serem bem mais fáceis de limpar já que não gruda comida. De todo modo, na hora de comprar uma panela ou frigideira antiaderente você terá que fazer um bom investimento, pois a melhor escolha ainda é as panelas com revestimento antiaderente cerâmico. De todo modo, é preciso saber que esse não é um revestimento que dura para sempre e que precisará de muito cuidado para não riscar. 

Pessoa faz panquecas em frigideira antiaderente 

O revestimento antiaderente mais comum no mercado é o teflon, aquele de fundo preto que é mais acessível e eficiente, já que não deixa os alimentos grudarem, porém a durabilidade é menor, pois ele risca com facilidade e descasca com o tempo. Nesse cenário, acaba valendo a pena investir um pouco mais e ter uma panela durável na cozinha.  

Vai morar sozinho? Entenda por onde começar a comprar panelas 

Na hora de montar uma casa, sua ideia inicial pode ser comprar um jogo completo de panelas, mas como já falamos aqui o que vale é fazer um bom investimento nesses itens, já que eles terão uma grande durabilidade. Por isso, se você não quiser desembolsar o valor de um jogo de panelas logo no início, você pode optar pelo seguinte: compre uma frigideira e duas panelas iniciais. 

Mulher cozinha legumes em frigideira antiaderente

Uma panela média de 20 cm, com cabo, ideal para arroz, feijão e outra do tipo caçarola, para legumes, sopas e macarrão. Para completar sua cozinha, insira uma assadeira e pronto. Com esses itens você poderá fritar, cozinhar e assar e já terá como criar delícias na cozinha. Com o tempo você pode ir investindo em panelas que funcionem para você, como uma panela elétrica de pressão ou um belo jogo de panelas de inox, por exemplo.  

Como escolher panelas para um cooktop? 

Os cooktops podem ser por indução, elétricos ou a gás. Os dois últimos modelos se dão bem com a grande maioria das panelas, porém o cooktop de indução precisa de determinados cuidados. As panelas ideais para esse modelo são aquelas com fundo de ferro fundido, de aço inox magnetizado ou fundo triplo.  Para ter certeza se a panela vai fazer com que a zona térmica se acenda, basta fazer um teste grudando um ímã na base dela. Se ele for atraído, essa é a panela perfeita para a indução. Mais simples do que parece!  

Panela vermelha de cerâmica de Electrolux com macarrão   Panela de cerâmica Infinite Amplicook Electrolux. 

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa