apresentado por

Electrolux

Panelas podem ser lavadas na máquina lava louça?

Panela de ferro, cerâmica ou alumínio: confira o que pode ou não e aproveite o melhor de sua lava louça

Quando se tem uma lava louça a ideia de jogar todas as peças de uma vez e apenas apertar apenas um botão para dar fim naquele empilhamento, muitas vezes, é tentadora, a gente sabe. No entanto, é preciso ter em mente que não são todas as máquinas de lavar louça que suportam itens maiores ou mais delicados.  

A máquina de lavar louça pode ser uma ótima forma de economizar tempo e esforços, principalmente quando a gente pensa nas gorduras, molhos e outros resíduos que dificultam ainda mais o desafio de lavar a louça. O mais importante, nesse sentido, é avaliar de quais materiais são feitas as suas panelas e se elas suportam o processo para limpeza no equipamento. Esse cuidado é essencial para não danificar tanto sua lava louça, bem como seus utensílios de cozinha.

Escorredor com louças diversas, entre elas Panela Infinite Amplicook ElectroluxPanela Infinite Amplicook Electrolux

Panelas de ferro podem ir na lava louça?

Panelas e frigideiras de ferro fundido não devem ser colocados na lava-louças, isso porque a temperatura e a umidade não são ideais para esse material, correndo o risco de enferrujar. 

 Panela de ferro ao lado de coentro e faca de corte, ambos sobre tábua de madeira

Panelas de alumínio

Esse material arranha com mais facilidade, então, o primeiro cuidado deve ser para que outros itens não estejam apoiados contra a panela. Para preservar o brilho, o mais indicado é que seja feita alternância entre lavagem à mão e na máquina de lavar louças, já que o alumínio pode desenvolver acabamento opaco.

Panelas Antiaderentes

É preciso cuidado antes de colocar esse material em contato com a máquina de lavar louças, a cautela garante a durabilidade do teflon da panela. O ideal é que seja feita uma verificação prévia no manual de instruções da panela.

Panela Antiaderente e ovos de codorna

Panelas de cerâmica

Apesar de serem mais delicadas, é possível lavar panelas de cerâmica na lava louças com tranquilidade, só tenha cuidado para não colocá-las empilhadas uma sobre as outras. A vibração da máquina também é um fator a se considerar, porém, com as opções modernas de lava louças disponíveis no mercado é possível encontrar aquelas com programas específicos para as suas panelas.

Escorredor com louças diversas e Panela Infinite Amplicook ElectroluxPanela Infinite Amplicook Electrolux

Panelas de aço inoxidável

De modo geral, a lava louça lava panelas e frigideiras de aço inoxidável sem problemas. Só é preciso ter atenção com a umidade excessiva que, com o tempo, pode corroer o metal.

Louças sendo colocadas em lava louças

Panelas de cobre

A fim de manter a bela cor e brilho do material, o recomendado é que panelas de cobre não vão à lava louças e, sim, sejam lavadas à mão.

Panela de cobre sobre tecido

As vantagens de uma lava louça

Agora que você já entendeu o que pode ou não ser lavado na máquina de lavar louça, conheça mais dos benefícios deste produto. 

Já pensou em uma máquina que identifica o nível de sujeira nas suas panelas e programa automaticamente o ciclo de lavagem mais adequado para elas? É isso que você encontra na Lava Louças Inox 10 Serviços (LV10X), que conta com o Programa Panelas, ideal para panelas ou louças muito sujas. Além disso, o produto acompanha mais 5 programas de lavagem personalizados para cada tipo de louça e proporciona o máximo de economia de energia, segurança e eficiência nas lavagens. Isso tudo para tornar as atividades domésticas muito mais rápidas para você gastar menos tempo na cozinha e mais tempo com sua família.

Cozinha planejada com Lava Louças Inox 10 Serviços (LV10X)Lava Louças Inox 10 Serviços (LV10X)

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas