apresentado por

Electrolux

Homepedia
Sem fogo, o aparelho requer panelas com materiais ou fundos especiais

Panela: quais modelos são mais indicados para fogão de indução?

Sem fogo, o aparelho requer panelas com materiais ou fundos especiais

Nada de fogo. No fogão de indução, o calor é produzido por meio de ondas eletromagnéticas e apenas a panela e seu conteúdo esquentam – o cooktop não. O processo é o seguinte: o cooktop tem uma bobina de cobre que gera uma alta frequência de corrente elétrica. Em contato com a panela, novas correntes são produzidas com campos elétricos próprios. Isso faz com as moléculas se agitem muito. O resultado é o calor, mas só na panela, tornando a atividade na cozinha mais segura.

Panela sobre fogão de indução

Mas para que esse processo corra bem, panelas específicas são necessárias. A panela para fogão de indução precisa ter o fundo com propriedades magnéticas, que estimulem o funcionamento correto da bobina. Uma das vantagens do aparelho é que ele é mais seguro, já que nunca esquenta se não estiver em contato com a panela correta, minimizando o risco de queimaduras e eliminando a chance de incêndios.

A panela certa para o fogão de indução

As panelas para o fogão por indução são os modelos de aço inox, ferro fundido e fundo triplo. Quanto mais plana e sem curvas, melhor sua capacidade de aquecimento e de cocção regular. Panelas de alumínio, vidro, cobre ou barro não servem para esse tipo de eletrodoméstico.

 Mulher mexe em panela no fogão de indução

Um teste para saber se a panela vai funcionar no fogão por indução é colocar um imã no fundo dela. Se o imã grudar, ela pode ser usada. Ela deve ser colocada sobre a “boca”, que é uma marcação do local onde está o campo magnético do fogão.

Panela de cerâmica

A cerâmica ganhou espaço no mercado de panelas, que começou a questionar a segurança do uso de metais nesses utensílios. Um jogo de panela de cerâmica funciona, sim, no fogão de indução – mas só se tiver uma camada de indução revestida no fundo externo.

Panela com camada de indução embaixo

É o caso do Conjunto de Panelas Infinite Amplicook Electrolux. Os utensílios do jogo são 100% de cerâmica e podem ser usados em todos os eletrodomésticos de cocção, do cooktop de indução ao micro-ondas, passando pelo fogão e forno elétrico e a gás.

Atóxicas e resistentes a grandes mudanças de temperatura, elas ainda podem guardar alimentos e irem para a geladeira ou o freezer.

Publicidade Publicidade Home