apresentado por

Electrolux

Homepedia
Super resistentes e fáceis de limpar, as panelas inox são peças coringas em uma cozinha. Veja como usar

Panela inox: como usar de forma correta?

Super resistentes e fáceis de limpar, as panelas inox são peças coringas em uma cozinha. Veja como usar

Ter panela de inox em casa é um investimento para a sua cozinha, afinal o produto tende a ter maior durabilidade, é mais fácil de limpar e garante melhor cozimento dos alimentos. As panelas de aço inox com fundo triplo conduzem o calor de forma rápida e uniforme e mantém a temperatura por mais tempo. É realmente um dos itens indispensáveis para uma cozinha completa.

Outra vantagem de investir em um conjunto de panelas de inox é que, com os cuidados adequados, esse modelo pode ser muito mais fácil de usar; começando pelo fato de que o risco de queimar alimentos ou  perder a panela porque a comida grudou no fundo é bem menor. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, o aço inoxidável não libera nenhum resíduo nas receitas e, assim, são mais saudáveis que muitas outras panelas do mercado.

 Panelas inox sobre cooktop 

Panela inox: evite a exposição ao fogo alto

Há uma distribuição uniforme e eficiente de calor na superfície das panelas de inox, o que garante que elas esquentem mais rápido e esfriem mais lentamente; sendo assim, não é preciso e nem recomendável expor as peças ao fogo alto.

Manchas amareladas, daquelas que parecem ser impossíveis de tirar, podem ser causadas pela temperatura muito elevada, principalmente quando se usa a panela inox para aquecer óleos. Já com o fogo baixo é possível evitar manchas, as alças não esquentam e a limpeza fica ainda mais fácil, podendo inclusive ser lavada na máquina lava-louças.

Panela de inox pode ser usada em qualquer tipo de fogão?

As panelas de inox podem ser usadas em qualquer tipo de fogão, a gás, de indução e até à lenha. Quando forem utilizadas em fogão a gás, no entanto, a chama não deve ultrapassar a base da panela, assim como, no caso de uso de chapa elétrica, a chapa precisará ter diâmetro igual ou inferior ao da panela.

 Panela de inox com condimentos diversos, sobre tábua de madeira

 

Cuidados ao preparar alimentos na panela de inox

Por suas vantagens na distribuição de temperatura, os alimentos têm cozimento mais rápido em fogo baixo, o que, inclusive, contribui para a economia de gás em relação às demais. São ótimas para o preparo de cozidos, refogados, caldos, massas, molhos e outras receitas que exigem muito calor e cozimento rápido.

Não é recomendável que se faça uso da panela de inox para fritura em imersão, pois podem queimar tanto o óleo quanto a sua própria superfície, justamente por ficarem excessivamente quentes. Também é importante evitar deixar o alimento na panela por muito tempo, já que o sal pode provocar manchas. Alguns alimentos que possuem amido, tais como massas e arroz, podem deixar manchas na parte interna da panela durante o cozimento, mas podem ser removidas facilmente.

Panela de inox com batatas dentro 

 

Como limpar panela de inox

Antes de mais nada, é preciso saber duas coisas: palha de aço é a inimiga número um das panelas de inox e, ao esfregar, é importante evitar movimentos circulares. De modo geral, para limpar basta fazer uso de uma esponja com água e detergente; ou colocar direto na lava-louças.

Panela de inox sendo lavada  

 

Para a remoção de manchas mais leves, como as de amido, basta passar um pano umedecido com suco de limão ou vinagre. Agora, se a panela queimou, existe uma solução simples para limpar panela queimada: utilize uma esponja para esfregar 1 colher de bicarbonato de sódio e ½ colher de álcool. Se estiver muito queimada, você pode usar o lado mais áspero da esponja, caso contrário, o amarelo. Caso não seja suficiente, você pode fazer uso de saponáceo para inox.

Publicidade Publicidade Home