apresentado por

Electrolux

Homepedia
Dicas para economizar na conta e, ainda, fazer com que o eletrodoméstico dure mais

Mitos e verdades sobre a manutenção e o consumo de energia do freezer

Dicas para economizar na conta e, ainda, fazer com que o eletrodoméstico dure mais

Apesar de a maioria dos eletrodomésticos serem desenvolvidos atualmente para gastar o mínimo de energia elétrica possível, algumas atitudes podem ajudar nessa economia. O freezer, de 2 portas ou 1 porta, indispensável em muitas cozinhas das casas brasileiras, é um aparelho que fica ligado o tempo inteiro, assim como a geladeira. Por isso, falamos com o engenheiro de energia Vinicius Raueny Lima para desvendar os mistérios sobre o consumo de energia e o funcionamento desse eletrodoméstico. Veja abaixo. 

1. Deixar o micro-ondas encostado no freezer faz com que ele consuma mais energia

VERDADE. No geral, o motor de refrigeração precisa de espaço para fazer a circulação do ar. Por isso, não é recomendado deixar o freezer próximo a aparelhos que geram calor, como o micro-ondas. Também é recomendado não deixá-lo muito próximo da parede, assim a troca de calor com o ambiente externo não fica prejudicada. 

2. Armazenar alimentos quentes no freezer não aumenta a conta de luz

MITO. Apesar de esse hábito não danificar o aparelho, o problema é que a temperatura interna do freezer vai ficar mais alta e, para alcançar o equilíbrio na temperatura mais baixa e resfriar os alimentos, o aparelho precisa "trabalhar mais". Com isso, o consumo de energia sobe – o que também acontece quando abrimos com muita frequência a porta do eletrodoméstico. No Refrigerador Frost Free Bottom Freezer 454 Litros (DB53X), da Electrolux, por exemplo, a função “Modo Festa” do freezer ajuda nessa questão, pois mantém a temperatura do refrigerador mesmo com o abrir e fechar das portas. 

Geladeira Frost Free Electrolux  Bottom Freezer 454 Litros DB53X_08Detalhe do refrigerador Frost Free Bottom Freezer 454 Litros, da Electrolux

3. Precisa completar o descongelamento para fazer uma mudança de casa

VERDADE. É ideal completar o descongelamento para qualquer tipo de transporte, assim como a limpeza adequada do interior. Estas duas medidas evitam qualquer tipo de vazamento que possa danificar o aparelho.

4. Depois de uma mudança, é preciso esperar três horas para ligar o aparelho novamente

DEPENDE. Alguns modelos recomendam uma espera de apenas 30 minutos antes de ligá-la novamente à tomada por causa da movimentação dos gases que existem nas serpentinas internas do sistema de refrigeração. Esperando o tempo recomendado no manual, o gás se reacomoda de forma adequada e o aparelho pode ser ligado sem problemas.

5. Freezer vertical gasta mais energia que o freezer acoplado no refrigerador

DEPENDE. O que determina é a potência dos aparelhos. Quanto mais alta é a potência, maior é o consumo de energia.  

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Freezer horizontal ou vertical: quando escolher um ou outro

    Produto 1
    Cozinha

    Qual a diferença entre geladeira frost free e cycle defrost?

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas