apresentado por

Electrolux

Homepedia
Elétrico, à gás, por indução, de vidro, de inox e muito mais: tire todas as suas dúvidas sobre cooktops e esco

Guia essencial para escolher o melhor cooktop

Elétrico, à gás, por indução, de vidro, de inox e muito mais: tire todas as suas dúvidas sobre cooktops e escolha o melhor para a sua cozinha

O cooktop é um desejo de compra de muitos, e não é à toa, afinal, o produto confere charme e elegância a qualquer cozinha. Sua praticidade também conta muito, desde o manuseio a limpeza. Por ser um produto ainda novo nos lares brasileiros, acabam surgindo muitas dúvidas na hora de escolher o melhor para a sua casa e se vale a pena ter um cooktop . Para acabar com todas as suas questões e te ajudar a escolher o cooktop ideal para você, nós preparamos um guia especial. Aproveite!

Macarrão sendo cozido em panela de cerâmica vermelha sobre cooktop Infinite Amplicook ElectroluxCooktop 5 Queimadores e Mesa em Vidro Temperado Preto (GC70V) e panela Infinite Amplicook Electrolux.

Qual o melhor cooktop: à gás, elétrico ou por indução?

Essa é uma pergunta da qual a resposta irá depender muito das suas necessidades particulares na cozinha, por isso separamos aqui as vantagens e diferenças de cada cooktop:

Cooktop à gás

O modelo de cooktop a gás funciona de forma muito parecida com o seu fogão comum. Possui bocas com chamas e necessita de uma fonte de gás. Um ponto positivo do cooktop a gás é que ele aceita todos os tipos de panela, então é uma boa opção se você está querendo manter aquele seu jogo de panelas em casa. 

 Cozinha decorada com ilha e tampo de madeira com cooktop

Cooktop elétrico

O modelo de cooktop elétrico, como o nome indica, funciona através da energia elétrica e tem como vantagem o seu rápido aquecimento, em comparação com os fogões comuns. É preciso ficar atento, pois o cooktop elétrico já pede por panelas especiais!

Cooktop por indução

O cooktop por indução eletromagnética é a opção mais segura e moderna entre os três. O grande diferencial desse modelo é o acendimento: as bocas só acendem quando estiverem com uma panela sobre ela, sendo assim, apenas o interior da panela esquenta. Esses modelos de cooktop também pedem panelas especiais, por isso confira se as panelas que você tem em sua cozinha são ideais para esse tipo de cooktop.

Há modelos mais modernos, como o Cooktop de Indução 4 Zonas (IC80), da Electrolux, que possuem até mesmo a função Manter Aquecido, o que permite deixar a panela sobre o aparelho sem que o alimento queime, para que sua refeição fique quentinha por mais tempo. 

Cozinha branca com tampo de madeira e cooktop de indução Electrolux, com coifa Electrolux

Panelas para cooktop

Os cooktops elétricos e de indução precisam de panelas especiais, por isso é preciso ficar atento. Para o cooktop elétrico o ideal são panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de inox, ferro ou aço. Já no cooktop por indução a dica é panela fundo triplo ou de ferro fundido. Para ter certeza que a sua panela funcionará no cooktop de indução a dica é colocar um ímã na base sela, se ele grudar é sinal que você pode usá-la sem preocupação.  

Além disso, vale conferir os símbolos que podem ter no fundo das panelas, que indicam em quais superfícies elas podem ser colocadas. Abaixo, veja o que significa cada símbolo na sua panela.

 Símbolos presentes no fundo das panelas e seus respectivos significados

Uma escolha certeira são as panelas Infinite Amplicook Electrolux, que são feitas de uma cerâmica especial, podendo ir no cooktop de indução, micro-ondas, fogões e até mesmo no forno elétrico. Versatilidade para sua cozinha e suas necessidades!

Panela de cerâmica vermelha Infinite Amplicook Electrolux sobre a chama de um cooktop a gásCooktop 5 bocas Electrolux a Gás (GT75X) e panela Infinite Amplicook Electrolux.

Cooktop de inox ou de vidro?

Essa é uma questão estética que está mais relacionada à decoração de sua cozinha, pois os dois modelos são modernos e charmosos. O cooktop de vidro tem uma vantagem na hora da limpeza, que é super fácil: um pano úmido após o uso já deixa ele brilhando. Já o cooktop de inox, por exemplo, é uma escolha certeira se a sua ideia é ter uma decoração mais industrial na cozinha. 

Qual o tamanho de cooktop ideal?

Os modelos de cooktop variam de tamanho, indo desde opções com uma boca até os modelos de 5 bocas. Para definir o melhor tamanho para você é preciso ter uma ideia do uso que você fará dele em casa, do número de moradores da casa, entre outros.

Você cozinha para toda a família? Pode ser uma boa opção escolher o modelo de quatro bocas, como o Cooktop 4 Queimadores e Mesa em Vidro Temperado Preto (GC58V). Gosta de preparar porções maiores em menor tempo? O cooktop cinco bocas, sendo uma delas com tripla chama pode ser ideal, como o Cooktop 5 bocas Electrolux a Gás (GT75X)

Cooktop de inox Electrolux em bancada de cozinha planejada Cozinha planejada com Cooktop 5 bocas Electrolux a Gás (GT75X).

No caso dos cooktops de indução é usual se chamar cada boca como uma zona de indução, e nesse caso há inclusive opções portáteis, com uma única zona de indução. Esse modelo portátil, como por exemplo o Cooktop Celebrate Portátil de Indução 1 Zona (ICP30), pode ser útil para sua área gourmet ou para o espaço da churrasqueira em seu jardim.

Se a sua cozinha é pequena, uma ótima opção é inserir um cooktop de duas zonas de indução, pois com a rapidez do aquecimento você poderá preparar seus pratos com mais rapidez e não necessitará de inúmeras zonas de calor. O importante, por fim, é se atentar às suas necessidades e assim definir o que funciona para sua casa e sua família.

Cooktop de indução em cozinha branca com azulejos

Como instalar seu cooktop?

O cooktop, seja à gás, elétrico ou de indução, precisa de alguns cuidados especiais na hora da instalação. O primeiro deles é que ele necessitará de uma base firme para ser fixado, que pode ser de concreto, de granito, mármore e até mesmo de porcelanato. 

No caso do cooktop à gás, é preciso que a instalação se limite ao espaço onde haja um ponto de gás ou o espaço para um botijão de gás. Já os cooktops de indução ou elétrico podem ser instalados apenas com um plug e uma tomada de uso exclusivo deles ou você pode fazer uma conexão direta com a fiação, o que, por segurança, é mais recomendado. Para essa instalação, contudo, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados. 

Inserindo o cooktop na sua cozinha

Para instalar o cooktop você pode colocá-lo em uma bancada próximo da pia, em um espaço de bancada livre para o corte e a separação dos alimentos ou mesmo em uma ilha no meio de sua cozinha. As possibilidades são múltiplas e você pode usar a criatividade para deixar o espaço mais moderno.

Como o cooktop não tem forno acoplado, você pode achar novos espaços para inserir o seu forno elétrico, sem necessariamente se apegar ao formato forno abaixo do fogão. Se quiser o modelo clássico, pode optar por um forno de embutir para ser colocado abaixo de seu cooktop. Se preferir separados, pode colocar o forno elétrico em um espaço mais elevado, junto do micro-ondas, por exemplo. 

Cozinha grande com ilhas e bancadas planejadas, com cooktop por indução

Coifa ou depurador: qual o mais indicado para cooktop?

Um boa dica depois de pensar no espaço de seu cooktop é escolher uma coifa ou depurador para criar um ambiente ideal para que você explore todos os seus dotes culinários. Tanto a coifa como o depurador funciona renovando o ar do ambiente, porém cada um à sua maneira. A coifa suga e filtra toda a gordura e ar quente, retirando-os da cozinha por dutos com saída no forro, teto ou parede. Já o depurador funciona como um reciclador de ar, ou seja, puxa o ar, filtra e o devolve limpo ao próprio ambiente.

Se o seu ambiente é pequeno, o depurador pode ser uma ótima escolha, mas se sua cozinha é maior ou ainda você busca algo mais sofisticado, a coifa pode ser a solução perfeita. Em uma ilha no meio da cozinha, a coifa pode ser o toque especial para dar todo o requinte que a sua casa merece. 

Cozinha pequena com armários planejados e cooktop por indução, com panela de cerâmica vermelha Infinite Amplicook Cozinha planejada com Cooktop de Indução 4 Zonas (IC60) e panelas Infinite Amplicook Electrolux.

Como limpar seu cooktop?

O cooktop de inox pode ser limpo de forma muito semelhante à limpeza de um fogão comum, isto é, no dia a dia basta passar um pano úmido ou a parte macia da esponja com detergente. Para limpezas mais profundas, pode ser uma boa utilizar água morna e fazer a retirada das grades e das bocas para limpeza. Essas dicas de limpeza também valem para o cooktop elétrico de vidro.

No caso do cooktop por indução, a limpeza é super simples, uma vez que ele possui apenas uma superfície lisa de vidro: logo após o uso passe um pano úmido ou a parte macia da esponja e pronto. Mantendo uma rotina de cuidado, seu cooktop tem uma vida útil ainda maior!

Pessoa com luvas de látex limpa cooktop de indução

Fogão que parece cooktop: o que é?

Você já deve ter visto um fogão que parece um cooktop, certo? Este é o fogão com tampo de vidro, que traz a praticidade de um fogão comum, porém com o estilo do tampo de vidro que remete a um cooktop, por isso a referência. Esse modelo é uma outra opção de compra na hora de montar a sua cozinha e pode ser encontrado em opções de 4, 5 e 6 bocas, sempre à gás. 


Esperamos que as suas dúvidas tenham sido respondidas e que esse guia tenha te ajudado a escolher o melhor cooktop para sua cozinha, para que assim você aproveite apenas o melhor desse aparelho! 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    15 utensílios de cozinha que não podem faltar

    Produto 1
    Cozinha

    8 dicas para montar uma cozinha americana

    Produto 1
    Primeira Casa

    Chá de panela: 15 acessórios indispensáveis para uma cozinha completa

Publicidade Publicidade Home