apresentado por

Electrolux

Homepedia
Aparelho ajuda a eliminar odores fortes na cozinha de forma prática e sem esforço

Guia do depurador de ar: dicas de uso e manutenção

Aparelho ajuda a eliminar odores fortes na cozinha de forma prática e sem esforço

O depurador de ar é um aparelho que tem como principal função filtrar o cheiro de fumaça vindo dos alimentos, principalmente as frituras. Dessa maneira, é possível preparar todo tipo de prato com a tranquilidade, pois ele evita deixar o local todo enfumaçado e engordurado.

Se você está pensando em adquirir um depurador de ar, é importante prestar atenção a alguns detalhes, como instalação, estrutura da sua cozinha, tamanho do fogão e, principalmente, conhecer sua necessidade. Por isso, elaboramos um guia com tudo que você precisa saber sobre depurador de ar. 

Como o depurador de ar funciona

No momento de cozinhar, é comum que as panelas soltem fumaça e respiguem óleo pelo ambiente. Carnes, frituras e alguns tipo de peixe, muitas vezes, exalam também um cheiro que mesmo abrindo as janelas ou cozinhando em fogo baixo deixam a cozinha com um cheiro forte.

O depurador de ar é instalado sobre o fogão ou cooktop, quando ligado, ele puxa os odores presentes na cozinha, filtrando o ar e devolvendo-o purificado ao ambiente. Esse processo de purificação do ar é feito em duas etapas. Na primeira, a gordura é puxada para uma grelha de alumínio ou inox. No momento que ela se prende a essa camada, passa do estado gasoso para o sólido. Já na etapa seguinte, a fumaça e o mau cheiro absorvidos passam por um filtro de carvão ativado. Ao fim dessa etapa, o ar limpo volta ao ambiente. 

Todo o processo de purificação do ar acontece dentro da estrutura do depurador. Com isso, ele não necessita, por exemplo, de um sistema de tubulação para liberar o ar absorvido, o que faz com que a instalação do depurador seja relativamente simples; uma vez que para usá-lo é necessário somente prendê-lo a uma parede acima do fogão. Contudo, conte sempre com um profissional para realizar essa instalação.

Além disso, o depurador de ar também pode ser instalado em cozinhas compactas, especialmente em apartamentos residenciais. 

Um depurador de ar 60cm de Parede Inox (DE60X) da Electrolux, com a luz ligada e embutido em uma parede de tijolos brancosO Depurador 60cm de Parede Inox (DE60X) da Electrolux  é resistente, compacto e fácil de limpar. E possui ainda uma máscara captadora de ar que elimina a fumaça

Como escolher um depurador de ar

Na hora de escolher o depurador de ar é importante prestar atenção às medidas da sua cozinha, ao tamanho do fogão e também ao tipo de material que o depurador é feito.

Tamanho do depurador

Para obter um bom funcionamento do depurador de ar, o ideal é que ele tenha dimensões semelhantes às do seu fogão. Logo, se o seu fogão tem 4 bocas, o mais indicado é que você escolha um depurador de 60 cm. Caso seu fogão seja de 5 ou 6 bocas, o depurador mais apropriado é o de 80 cm. 

Capacidade de filtragem

Prestar atenção à potência do depurador de ar ajuda a escolher o aparelho que mais corresponde à sua necessidade. Uma boa diretriz é optar por um depurador de ar com dupla filtragem. Esse recurso possibilita que o aparelho seja capaz de absorver e filtrar o ar com maior eficácia. 

Modelo de depurador

O material de composição do depurador de ar é um diferencial qualitativo, pois dependendo do tipo de estrutura do depurador de ar, pode ser que ele seja menos resistente ou difícil de limpar. Um boa dica é optar pelos modelos em aço inox, pois além de serem resistentes ao calor, também são fáceis de limpar. O Depurador 60cm de Parede Inox (DE60X) da Electrolux é resistente, compacto e fácil de limpar. E possui ainda uma máscara captadora de ar que elimina a fumaça. 

Um depurador de ar em cima de um fogão, embutido em uma parede de tijolos brancosO Depurador 60cm de Parede Inox (DE60X) da Electrolux é feito em aço inox e, por ser feito em aço inox, é mais fácil de limpar

Como instalar o depurador de ar

A instalação do depurador de ar é simples, pois não requer mudança no local, como modificação na rede elétrica, disjuntor, alvenaria etc. No momento de instalar o depurador de ar é fundamental que ele esteja a uma altura de pelo menos 60 cm em relação aos queimadores elétricos e 75 cm dos queimadores a gás. A furação na parede também precisa de cuidado, caso não seja feita essa checagem, pode acontecer de, no momento de furar a parede, haver uma colisão com algum cano. 

Como usar o depurador de ar com segurança

Para obter um melhor aproveitamento do seu depurador de ar, o ideal é ligá-lo 5 minutos antes de iniciar o preparo dos alimentos e mantê-lo funcionando por aproximadamente 15 minutos após a finalização do preparo dos alimentos. 

No momento em que for ligar o depurador, escolha a velocidade que mais se adequa a sua necessidade naquele momento. Se você estiver cozinhando um prato que não seja muito gorduroso ou que exale um odor muito forte, o recomendado é usar uma velocidade mais baixa. Já se estiver fritando algum tipo de alimento que libere muitos gases no ambiente, a melhor opção é usar as velocidades mais altas. 

Um depurador de ar ligado em uma cozinha, filtrando o ar do ambiente

O depurador 60cm de Parede Inox (DE60X) da Electrolux pode ser ligado antes de começar a cozinhar, a fim de obter um melhor proveito dele

Além disso, para que o depurador funcione de maneira esperada, é mais adequado que as janelas da cozinha estejam fechadas. Nesse caso, você pode deixar as janelas da sala abertas ou da área de serviço. Preste atenção também se os filtros de alumínio do depurador estão funcionando adequadamente, caso contrário, pode prejudicar o funcionamento do depurador. 

É importante ter cuidado em manter as chamas do fogão acesas sem haver uma panela ao mesmo tempo que o depurador de ar está ligado. Isso porque o contato com o fogo direto pode danificar os filtros do depurador e causar incêndio. Da mesma forma, em momentos em que é necessário flambar alimentos não se deve manter o depurador de ar ligado. 

Em caso de incêndio desligue imediatamente o depurador de ar e o fogão. Abafe o fogo e em hipótese alguma jogue água sobre as chamas, pois óleo reage com água e pode aumentar o tamanho das chamas.

Como fazer a limpeza do depurador de ar

- Para fazer a limpeza do depurador de ar, primeiramente desligue o aparelho da tomada, para que não haja risco de choque elétrico. É importante dizer que nunca se deve desligar o depurador de ar puxando pelo cabo de alimentação e sim pelo plugue;

- Em seguida, retire os filtros de alumínio. Para soltá-los da estrutura, basta apertar os puxadores e eles se desprenderão. Após isso, lave os filtros com água morna e detergente neutro. Se achar necessário, deixe os filtros de molho para retirar os resíduos gordurosos;

Uma grelha de depurador de ar sendo lavada embaixo da torneira

- Feito isso, verifique como está o filtro de carvão ativado. Se houver uma grande quantidade de gordura acumulada, retire-o e troque-o. Caso contrário, não há necessidade de substituí-lo. Para retirar o filtro de carvão ativado, basta girá-lo no sentido anti-horário;

- A limpeza das partes em aço inox e do painel de controle pode ser feita com uma esponja macia ou um pano umedecido. Não utilize esponjas de palha de aço, substâncias corrosivas ou pós-abrasivos, pois eles podem riscar ou danificar o aparelho. Já para a limpeza da parte externa do depurador, use um pano úmido com detergente neutro. 

- Após realizada a limpeza e com o depurador de ar seco, coloque um novo filtro de carvão ativado, caso você tenha trocado-o

Benefícios do depurador de ar

- Filtrar o odor dos alimentos e devolver o ar limpo para o ambiente
- Baixo custo
- Pode ser usado em cozinhas compactas
- Pode ser instalado sobre a parede, sem a necessidade de saída externa de ar ou modificação na estrutura da cozinha

Como fazer a manutenção do depurador de ar

O bom funcionamento do depurador de ar está atrelado a um bom funcionamento dos filtros. Por isso, deve-se trocar os filtros do depurador periodicamente. Como explicamos inicialmente, o depurador de ar conta com filtros que atuam em dois estágio diferentes. No primeiro estágio a gordura e a fumaça são puxadas para uma grelha. Essa estrutura conta com um filtro que prende a gordura e deixa passar o ar. Esse filtro deve ser trocado a cada dois meses.

Uma grelha de depurador de ar sendo desencaixada da estrutura do depurador

Em seguida, o ar absorvido é direcionado para um segundo filtro; de carvão ativado. Nesse momento o ar é purificado e pode ser devolvido ao ambiente. O ideal é que esse filtro seja trocado a cada quatro meses.