apresentado por

Electrolux

Homepedia
Falamos sobre gasto de água, de energia, tipos de materiais que podem ir na sua lava louça e muito mais. Veja

Guia da lava louça: o que é, como usar e limpar

Falamos sobre gasto de água, de energia, tipos de materiais que podem ir na sua lava louça e muito mais. Veja tudo sobre o eletrodoméstico e como usar

Lavar louça é tarefa que toma um precioso tempo, por isso mesmo a lava louças se tornou auxiliar fundamental em casa, pois traz mais tranquilidade e liberdade para seu cotidiano na cozinha: você organiza a louça suja no compartimento interno do aparelho e não precisa ficar se preocupando. Só que na hora de comprar ou mesmo de usar o eletrodoméstico, podem surgir muitas dúvidas. Para acabar com elas, Homepedia fez um superguia com tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua lava louças. Aproveite!

O que levar em consideração na hora de comprar uma lava louça?

Na hora de comprar sua lava louça é importante pensar inicialmente na formatação de sua cozinha, assim você poderá optar por um dos dois modelos do eletrodoméstico: o de chão ou o de embutir. A lava louça de chão pode ser instalada em diferentes espaços de sua cozinha, basta você ter um acesso à água e a energia elétrica próximos, para a completa instalação.

A  lava louça de embutir, por sua vez, é recomendada para cozinhas planejadas, onde seu espaço já será pré-delimitado durante o projeto de criação da cozinha. Esse estilo de lava louça é ideal para uma cozinha americana ou as de conceito aberto. 

 Lava louça Electrolux de inox em cozinha planejada

Além disso, é importante entender a capacidade de uma máquina lava louça para o cotidiano da sua casa. Por exemplo, se você mora sozinho, não há necessidade de uma aparelho muito grande, o que é um cenário completamente distinto de alguém que possui uma grande família. Vale entender a quantidade de louça suja que você produz e escolher entre as diferentes opções: de 6, 8, 10 ou até 14 serviços, para as mais diversas demandas. 

Como funciona uma lava louça?

A lava louça realiza a limpeza completa de pratos, talheres, copos e panelas com o uso de água quente, deixando tudo sem gordura nem sujeira, isso por que ela usa jatos d’água direto na louça, o que possibilita uma limpeza mais completa do que aquela feita à mão.

Xícaras, pratos e panelas dentro de lava-louças Eelectrolux

Criou-se o mito de que seria necessário passar as louças na torneira antes de colocá-las no aparelho, porém isso não é mais necessário: basta você retirar os restos de alimentos com o talher ou com um guardanapo e pronto. Depois disso, você coloca os itens no cesto interno de sua lava louça, que já vem com divisórias e compartimentos para os diferentes itens de sua cozinha. 

Aí vem a escolha mais importante para uma limpeza bem feita: a escolha do ciclo certo de lavagem para cada item. Panelas pedem um ciclo mais pesado, assim como taças pedem um processo delicado de lavagem. A lava louças da Electrolux, por exemplo, possui um ciclo rápido, de 30 minutos, que é ótimo para aquela louça sem grandes sujeiras, como a do café da manhã. 

Leia o manual de instruções de sua lava louças

Para aproveitar da melhor forma sua máquina lava louça, é importante ler o manual de instruções com cuidado e seguir as recomendações do fabricante. E isso vale, inclusive, para a compra do sabão utilizado no aparelho, por exemplo. Seguindo as recomendações do manual é possível que sua máquina tenha uma vida útil mais longa.

 Lava louça embutida cheia de loucas, como pratos, talheres, cumbucas e taças

Vale a pena juntar uma boa quantidade de louça antes de ligar a sua máquina. Se você mora sozinho, coloque os itens utilizados durante o dia dentro da máquina e assim você liga o aparelho quando ele já estiver cheio, com a carga completa. Isso economiza energia e possibilita um melhor aproveitamento do aparelho e também do sabão utilizado na máquina. 

Lava louça gasta muita água?

É comum que se diga que a máquina de lavar louça gasta muito mais água em casa, porém segundo dados da Sabesp, lavando louça com a torneira aberta durante 15 minutos você consome até 120 litros d’água, já uma lava-louça de 8 serviços gasta, em média, 8 litros por lavagem  - podendo variar conforme o programa e o ciclo. 

Lava louça cheia de itens, como pratos, talheres e xícaras

Lava louça gasta muita energia?

Já existem modelos no mercado que contam com ciclos econômicos e há uma preocupação no desenvolvimento de aparelhos cada vez mais sustentáveis. Na hora de comprar, é importante sempre ficar de olho nas classificações energéticas do InMetro, assim você fica sabendo o gasto de energia do produto e pode escolher itens mais econômicos.  

Posso lavar panelas na máquina lava louça?

Limpar panelas é o maior trabalhão e todo mundo sonha em fugir dessa atividade, por isso mesmo dá vontade de apenas largar as panelas dentro da lava louça e pronto, mas é preciso atenção! Existem panelas de múltiplos materiais e é importante conferir as recomendações para cada tipo de utensílio. 

Por exemplo, panelas de ferro podem enferrujar indo na lava louça. Já as panelas de cerâmica e de aço inoxidável podem ir com tranquilidade no aparelho. Para não ter erro, é sempre importante conferir as recomendações do fabricante de cada panela. Não adianta, o manual é a melhor opção e o melhor lugar para se informar sobre cada item. 

Lava louça Electrolux com panela de cerâmica vermelha Electrolux

Mas fica a questão: a lava louça consegue limpar de forma completa as panelas? Sim! Hoje em dia, há modelos que contam com um ciclo especial para as panelas que limpa de forma mais intensa e forte, para não sobrar nenhuma sujeira ou gordura em seus itens. 

Lava louças mancha os utensílios de cozinha?

A lava louças não mancha os utensílios, isso é um fato. O que pode acontecer é a utilização de um sabão não indicado para determinados tipos de louças, ou ainda a lavagem de itens não recomendados dentro da lava louça e, aí sim, suas peças podem sair manchadas. Para que não haja manchas, é fundamental conferir o manual do produto e conhecer cada item que será colocado para lavagem.

Pratos coloridos sendo lavados em lava louça

Como limpar sua lava louça?

A lava louça pedirá pouca limpeza, já que ela funciona com a água quente, que elimina a gordura e outras sujeiras que poderiam se acumular no interior do aparelho. Os restos de comida ficam retidos no filtro da sua lava louça e é ele que precisará ser higienizado após o uso. É simples: retire o filtro e, com uma escovinha, limpe em água corrente e está pronto para uma nova lavagem. 

Grades internas de uma lava-louças 

Com os cuidados certos, a sua lava louças será a melhor auxiliar de sua cozinha e você não vai mais querer ficar sem ela! 

Publicidade Publicidade Home