apresentado por

Electrolux

Homepedia
O bom uso desse recurso possibilita economia de energia e conservação dos alimentos. Veja como funciona o term

Geladeira: o que é e como regular o termostato

O bom uso desse recurso possibilita economia de energia e conservação dos alimentos. Veja como funciona o termostato da sua geladeira e como mantê-lo regulado para pleno funcionamento.

O termostato é o sensor que controla a temperatura das geladeiras, refrigeradores e outros eletrodomésticos. Sua regulagem é importante para que os alimentos sejam conservados de maneira correta, caso contrário, pode acontecer de os alimentos ficarem muito congelados ou não manterem uma temperatura capaz de impedir sua deterioração. 

Gaveta de uma geladeira Frost Free aberta, mostrando que o compressor começa a funcionar quando a porta está aberta

Além disso, a correta regulagem do termostato ajuda a não sobrecarregar compressor da geladeira, evitando assim desperdício de energia. Por isso, é importante entender como funciona e como regular o termostato da geladeira, para obter um bom proveito do seu eletrodoméstico. Veja a seguir como o termostato da geladeira funciona e como regulá-lo.

Como o termostato funciona

O termostato conta com dois recursos para seu funcionamento. O primeiro identifica a variação térmica sofrida pelo sistema. Já o outro tem como objetivo controlar essa mudança e corrigir qualquer alteração que seja detectada. Outro aspecto interessante do termostato é o fato de que ele remove o calor da geladeira, consequentemente esfriando o local por dentro. 

O funcionamento do termostato está diretamente relacionado ao funcionamento do compressor. Isso porque o termostato é responsável por iniciar ou interromper a atividade do compressor. Para entender melhor esse conceito, vale pensar em uma situação comum: quando por algum motivo deixamos a porta da geladeira aberta. Nesse tipo de cena é comum que o calor do ambiente externo entre em contato com a geladeira, o que deixa a temperatura elevada. 

Porta da geladeira aberta, permitindo a entrada de calor

Com isso, o primeiro sensor do termostato identifica a variação de temperatura dentro da geladeira, e o segundo controla essa mudança e aciona o funcionamento do compressor para que a temperatura interna da geladeira possa suprir a quantidade de calor que está recebendo.

Já no momento em que a temperatura da geladeira é capaz de manter a conservação dos alimentos é atingida, o termostato corta a eletricidade do compressor e não recomeça esse processo até perceber que o interior da geladeira está muito quente. Logo é possível dizer que quando você abre a geladeira e ela não está gelando é pelo fato de que o termostato não está funcionando adequadamente.

Como regular o termostato da geladeira

No momento de configurar o termostato da geladeira é importante levar em consideração a quantidade de alimentos presentes na geladeira e no freezer. Também é necessário prestar atenção à temperatura externa e à rotina da casa.

Uma geladeira com a porta aberta e uma mulher com um pedaço de salmão para colocar dentro da geladeira

A temperatura usual dos refrigeradores deve ser inferior a 5ºC. Essa margem de temperatura oferece uma melhor conserva de alimentos perecíveis, fazendo com que sua decomposição seja mais lenta. Já os congeladores costumam apresentar uma temperatura em torno de -18ºC. Nessas condições é possível impedir a ação dos microorganismos e bactérias sobre os alimentos; obtendo uma conserva ainda mais eficaz.

Publicidade Publicidade Home