apresentado por

Electrolux

Homepedia
Veja o que levar em conta antes de escolher o modelo certo para sua casa

Forno elétrico ou a gás: descubra qual é o ideal para você

Veja o que levar em conta antes de escolher o modelo certo para sua casa

Se você gosta de cozinhar, ter um bom forno em casa pode ser uma grande vantagem. Com ele, é possível fazer diversas receitas, inclusive versões assadas de quitutes que geralmente são fritos. 


Há no mercado forno elétrico e a gás e, caso você tenha dúvidas sobre que tipo de modelo escolher, nós damos uma mãozinha. Mas, antes de qualquer coisa, vale fazer uma reflexão: como você pretende usar o eletrodoméstico?


Cada um deles atende melhor a uma necessidade. Além disso, eles possuem indicações diferentes: enquanto o forno elétrico funciona bem para cozinhas pequenas, o forno a gás requer um espacinho extra e encanamento próprio (ou espaço para o botijão de gás, se for o caso). Veja mais sobre cada tipo de forno logo abaixo.

Forno Elétrico de Embutir Electrolux 80L Inox Blue Touch com Grill e Convecção (OE8DX)Forno elétrico de embutir 80L Inox Blue Touch com grill e convecção (OE8DX), da Electrolux

Forno elétrico 

Você pode optar por um forno elétrico de embutir ou não, fica à sua escolha. Existem modelos compactos, daqueles que cabem em qualquer espacinho livre, e também alguns maiores e com recursos mais elaborados, como é o caso do Forno Elétrico de Embutir 80L Inox (OE8DX), ideal para quem ama cozinhar e não abre mão da facilidade no dia a dia.

Além da variedade de tamanhos, o forno elétrico é muito prático e esquenta rapidamente, independentemente do tamanho. Ao contrário do forno a gás, o elétrico é mais preciso quanto à temperatura e mantém o interior aquecido por mais tempo, o que ajuda a deixar a comida gostosa e quentinha enquanto você prepara a mesa.

Outro recurso interessante do forno elétrico é o seu timer: com ele, você define o tempo certinho da receita e tem total liberdade para fazer outras coisas, sem precisar abrir e fechar o forno a todo momento para checar se o prato está pronto.

Forno Electrolux OE8DXDetalhe do botão de diversas funções do forno elétrico Electrolux OE8DX

A tecnologia do forno elétrico também merece ser levada em consideração. Alguns modelos vêm com receitas pré-programadas, display eletrônico, prateleiras deslizantes e outros recursos que facilitam o preparo dos pratos e até de sobremesas.

Tradicional forno a gás

Normalmente, este tipo de forno é maior e pode ajudar no preparo de pratos mais elaborados, como carnes assadas, por exemplo.


Além da questão do tamanho, o forno a gás tem uma vantagem em relação ao custo-benefício. Ao contrário do forno elétrico, o forno convencional consome pouca ou nenhuma energia elétrica e não compromete o seu jantar em caso de queda de luz. Para famílias numerosas e que gostam de preparar receitas maiores, o forno a gás pode ser uma boa opção.

 

bolinhos sendo retirados de um forno elétrico

Nesse modelo tradicional é preciso separar um tempinho para pré-aquecer o forno, o que pode aumentar um pouco o consumo de gás. Não se esqueça disso! 


Outro ponto a ser lembrado é que o forno a gás não é tão preciso quanto o elétrico na temperatura de funcionamento. Então, se você escolher um forno desse tipo é preciso ficar a atento ao ponto de bolos e tortas para não atrasar o desligamento da chama.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    4 segredos para o assado perfeito

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para montar a cozinha dos sonhos

    Produto 1
    Cozinha

    Vale a pena ter um fogão com forno duplo?

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas