apresentado por

Electrolux

Homepedia
A youtuber ensina como ter um feijão delicioso todos os dias feito rapidamente

Natália Palmegiano dá 5 dicas para fazer feijão na panela de pressão elétrica

A youtuber ensina como ter um feijão delicioso todos os dias feito rapidamente

natalia-palmegiano-feijão

Nada como comer um feijão fresquinho feito em casa, não é mesmo? Saiba que também é possível fazer o prato na panela de pressão elétrica, com mais rapidez do que na convencional e sem perder o sabor. Para te abastecer com dicas sobre como fazer um feijão carioca perfeito, convidamos a apresentadora e co-fundadora do canal Cook’n Enjoy, Natália Palmegiano (na foto à esquerda). Confira!

 1. Deixe o feijão de molho

Muita gente pula esta etapa, mas segundo Natália, ela é muito importante. “O feijão precisa sim ficar de molho por conta do ácido fítico, que dificulta a absorção dos nutrientes e também dificulta a digestão”, explica. O ideal é mantê-lo de molho, completamente coberto por água com algumas gotas de limão ou vinagre de 8h a 12h. Essa água, de acordo com a influencer, deve ser trocada pelo menos uma vez durante esse período. Nos dias quentes, a dica dela é fazer esse processo na geladeira. Depois deste período, lave de novo o feijão em água corrente e aí sim ele estará prontinho para ser colocado na panela.

É recomendável deixar o feijão de molho em água

2. Quantidade certa

O cálculo de quanto fazer de feijão, segundo a youtuber, é de ⅓ de xícara por pessoa, já a quantidade de água, varia. ”Para o cozimento do feijão em panelas convencionais, utiliza-se sempre 3 vezes mais de água. Ou seja, se você for cozinhar 2 xícaras de feijão, deverá colocar 6 xícaras de água. Já na panela de pressão elétrica, que não libera vapor, essa quantidade será reduzida para 2 vezes e meia. Se você usar 2 xícaras de feijão, deverá colocar 5 xícaras de água”, explica.

Panela de feijão

3. Como temperar

O tempero vai de acordo com o gosto de cada um, mas Natália prefere uma combinação simples e saborosa: azeite com alho, cebola e louro. “O momento de colocar os temperos é relativo. Prefiro que o refogado seja inserido após o cozimento do feijão. Fica com um gosto mais fresquinho. Algumas pessoas gostam de refogar na panela de pressão elétrica primeiro e depois colocar o feijão e a água para cozimento. Outras, colocam depois do cozimento os temperos secos, como cebola e alho desidratados ou tabletes de caldos prontos”.

Panela de barro com feijão carioca temperado

4. Tempo de cozimento

Se o feijão for deixado de molho previamente, o ideal é que ele fique 15 minutos cozinhando, segundo Natália. Caso contrário, esse tempo aumenta para 40 minutos.

Timer da panela de feijão

5. Truque para o dia a dia

“Com a rotina apertada é impossível cozinhar feijão todos os dias. Então, nos finais de semana costumo cozinhar uma quantidade grande com água e 2 ou 3 folhas de louro seco. Depois de cozido, congelo em porções pequenas, no meu caso, para 2 pessoas. Durante a semana, quando chego do trabalho, douro a cebola e o alho no azeite e coloco o feijão já cozido e descongelado com um pouco de sal na panela, ele fica com gosto de feijão fresquinho e ninguém diz que ele não foi cozido na hora. Fica simplesmente irresistível”, finaliza.

Feijão temperado em uma panela de ferro

Panela de pressão elétrica x tradicional

Se você ainda está pensando sobre quais são as vantagens de se ter uma panela de pressão elétrica, Homepedia elenca os benefícios.

  • Diferente da panela de pressão comum, na elétrica é possível programar e controlar o tempo de cozimento. Isso se traduz em maior segurança, já que não há necessidade de ficar supervisionando o tempo todo;
  • Outra diferença está na quantidade de água necessária para o cozimento. A panela elétrica não solta vapor, logo é preciso muito menos líquido.
  • Com a panela de pressão elétrica é possível manter os alimentos aquecidos por mais tempo, como no caso da Panela de Pressão Carioquinha da Electrolux. Além de super segura e silenciosa, ela tem timer e função exclusiva para cozinhar feijão.

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Vale a pena comprar uma panela de pressão elétrica?

    Produto 1
    Dicas do Chef

    Cachorro quente de chef: Raphael Despirite dá dicas para turbinar o seu hot dog

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para montar a cozinha dos sonhos

Publicidade Publicidade Home