apresentado por

Electrolux

Homepedia
Conheça o passo a passo para deixar tudo mais prático, otimizando espaço e tempo

Drama da geladeira pequena: aprenda como organizar

Conheça o passo a passo para deixar tudo mais prático, otimizando espaço e tempo

A organização é importante para todos os ambientes da casa, principalmente na cozinha, pois nos garante uma vida mais saudável. E quando se tem uma geladeira pequenaorganizar os alimentos de maneira inteligente dentro dela, torna-se fundamental. Mas, como fazer isso de maneira eficiente? Conversamos com duas especialistas em organização de casas para descobrir. Confira as dicas logo abaixo. 

Primeiro passo: limpeza da geladeira

Não existe boa organização em ambiente sujos, certo? Comece descartando potes com restos de comida, alimentos vencidos e outros itens estragados na geladeira pequena. Passe um pano umedecido com vinagre para eliminar bactérias e odores desagradáveis. A personal organizer Alessandra Melo dá outra dica importante: “É preciso higienizar também as embalagens, frutas, legumes, verduras e outros alimentos que serão armazenados”.

Limpeza e organização da geladeira

Segundo passo: armazenamento na geladeira

Na hora de guardar os alimentos, invista em potes herméticos transparentes de plástico, como o Conjunto de Potes Herméticos de Plástico - 10 Unidades, ou de vidro, como o Conjunto de Potes Herméticos de Vidro - 04 Unidades. Eles ajudam na conservação e a dar mais visibilidade para o que está sendo armazenado. Para ajudar a identificar, cole etiquetas reutilizáveis e escreva o dia em que aquele alimento foi guardado.  

Manter a geladeira organizada também ajuda a reduzir o desperdício de alimentos. “Vemos tudo o que está no lugar e conseguimos consumir o que precisa ser consumido no prazo, sem deixar de passar a validade”, explica Flávia Ferrari, home expert e apresentadora do canal A Dica do Dia

Refrigerador-Frost-Free-370L-Branco-potes- hermeticos-electrolux

Também é preciso seguir à risca as instruções de como armazenar os alimentos indicadas nos rótulos. Por exemplo, os ovos nunca devem ser mantidos na porta, pois as alterações de temperatura e os constantes abre-e-fecha da porta podem causar microfissuras, aumentando a chance de contaminação por bactérias. Por isso, é importante manter os ovos na prateleira de cima.

Terceiro passo: montagem por prateleiras

Em geral, o compressor da geladeira joga o ar mais frio nas prateleiras mais altas e esse ar frio vai descendo. Portanto, na parte mais fria estão as prateleiras superiores. “Nesta parte, coloque os itens mais delicados, perecíveis. Leite, derivados, ovos e frios. Conforme vai descendo, você vai trabalhar com itens que sofrem mais com a temperatura baixa, como frutas e verduras”, diz Flávia. 

Por isso, as hortaliças ficam na gaveta lá embaixo, o lugar menos frio do refrigerador. “Na parte intermediária, ficam as comidas prontas ou a carne para descongelar”, completa a especialista. 

A porta é o lugar de bebidas (sucos e refrigerantes), latas e molhos, que são alimentos mais resistentes. 

porta-geladeira-electrolux-champagne-bebidas

Quarto passo: cestos organizadores

Eles são peças curinga e ajudam a agrupar itens por utilidade: um para ingredientes do café da manhã, outro para os lanchinhos das crianças, um de frutas, de pacotes abertos, etc. “Isso faz com que você perca menos tempo procurando os alimentos e, com isso, também economiza dinheiro pois mantém a porta aberta por menos tempo”, diz Alessandra.

 

Confira mais 5 passos para organizar sua geladeira

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para limpar a geladeira de um jeito fácil

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para se dar bem na escolha da geladeira

    Produto 1
    Cozinha

    6 jeitos de decorar a geladeira e deixá-la estilosa