apresentado por

Electrolux

Homepedia
Um passo a passo fácil de entender e que responde às principais dúvidas sobre a instalação do aparelho

Dicas práticas para instalar o micro-ondas

Um passo a passo fácil de entender e que responde às principais dúvidas sobre a instalação do aparelho

Tão prático quanto é no dia a dia, pode ser, também, a instalação do seu forno de micro-ondas Electrolux. Seja de embutir ou o modelo convencional, siga nossos passos para finalizá-la em poucos minutos mas, antes de tudo, consulte o manual de instruções do aparelho.

Internas - 1 Wide

PASSO 01: Pré-instalação

O primeiro passo é escolher o posicionamento ideal para o seu forno, tanto do ponto de vista funcional, ou seja, que atenda às necessidades da sua rotina na cozinha, quanto de segurança. A gente explica:

  • Para não limitar as saídas de ar, você deve garantir espaçamento entre o forno e móveis e outros aparelhos: o vácuo deve ser de 10 centímetros nas laterais e um espaço livre acima da superfície do topo do forno de, no mínimo, 30 centímetros.
  • Nos de embutir, perfeitos para cozinhas moduladas ou planejadas, pois devem ser embutidos em nichos ou bancadas, otimizando o ambiente, deve-se se atentar às medidas dos móveis para que se encaixem perfeitamente. Informe seu marceneiro ou arquiteto sobre as medidas do aparelho para a confecção do projeto.
  • Qualquer área da sua casa pode receber o aparelho, mas não instale o micro-ondas em ambiente externo (sem abrigo) e próximo à água como, por exemplo, sobre a pia da cozinha.
  • Nunca instale ou coloque o produto sobre um fogão a gás ou elétrico. É importante a livre circulação de ar à sua volta. As aberturas de ventilação não devem ser obstruídas!


PASSO 02: Instalação elétrica

Internas - 2 Wide

O nome dessa etapa assusta, mas não deveria! Em poucas ações, você já passa para a próxima. Depois de instalar seu forno sobre uma superfície plana e firme, basta conectar o cabo de alimentação numa tomada. Se não estiver seguro sobre as condições elétricas da sua residência, é recomendável consultar um eletricista ou entrar em contato com o Serviço Autorizado Electrolux para esclarecimentos de dúvidas.

Antes de ligar seu micro-ondas, verifique se a tensão (voltagem) da tomada onde o aparelho será ligado é igual à indicada na etiqueta localizada próxima ao plugue (no cabo elétrico) e não o coloque na mesma rede que outros produtos como refrigerador ou forno elétrico. Por fim, dê uma espiada no manual para conferir as orientações sobre o disjuntor.


PASSO 03: Configuração do relógio 

Para finalizar, chegou a hora do relógio que deve ser ajustado, no painel, quando o forno for ligado pela primeira vez e sempre que houver falta de energia elétrica. Saiba como ativar o relógio em cinco passos:

O ajuste do relógio deve ser realizado sem pausas, pois após 5 segundos sem pressionar nenhuma tecla o display assume a hora programada. Seja rápido!

  1. Pressione a tecla 5/Relógio (11) durante 2 segundos. O “bip” soará e aparecerá no display 12:00.
  2. Após ouvir o “bip” e ver o 12:00 no painel, acerte o relógio utilizando as teclas de Ajuste de Tempo (9), de 0 a 23 para as horas e de 0 a 59 para os minutos.
  3. Após 5 segundos sem pressionar nenhuma tecla o display assume a hora programada e os dois pontos: começam a piscar. Pronto!

Sempre que precisar reconfigurar o horário, só refazer os passos.

Boas práticas

Agora que o trabalho mais pesado (nem tanto!) já passou, vale ter atenção às boas práticas do dia a dia para garantir a longevidade e performance do seu forno.  Jamais ligue o micro-ondas vazio e evite o uso para porções de alimentos muito pequenas, menores que 200 ml ou 200g. Também é importante não colocar toalhinhas e panos de prato sobre ou abaixo do aparelho evitando superaquecimento ou a obstrução das saídas de ar. E pela sua segurança, não deixe velas acesas em cima do micro-ondas e amais mexa nas travas de segurança.

Com bom uso e manutenção e limpeza adequadas, seu forno de micro-ondas vai te acompanhar por muitas ocasiões especiais e do dia a dia.

1

Publicidade Publicidade Home