apresentado por

Electrolux

Homepedia
Um passo a passo fácil de entender e que responde às principais dúvidas sobre a instalação da estrela da cozin

Dicas práticas para instalar o fogão de embutir ou de piso

Um passo a passo fácil de entender e que responde às principais dúvidas sobre a instalação da estrela da cozinha

Antes de ligar o fogão na tomada e começar a brilhar com as suas criações gastronômicas especiais ou para o dia a dia, confira as dicas e etapas desse guia rápido para tornar a instalação mais fácil e segura.

1

Pré-instalação: posicionamento e nivelamento

O primeiro passo é ler o manual de instruções e escolher o posicionamento ideal para o seu fogão, seja de embutir, seja o convencional.  Pense no ponto de vista funcional, que atenda às necessidades da sua rotina na cozinha, e também sobre a sua segurança.

Selecione um local que não atrapalhe a livre passagem e que seja prático para o cozinheiro se posicionar e manipular os alimentos próximos do fogão. O ideal é que tenha uma bancada ao lado. Respeite o espaçamento entre o fogão e os móveis e outros aparelhos, sendo 80 centímetros o mínimo de espaço para móveis e aparelhos acima dele, e evite colocá-lo ao lado do freezer ou geladeira, bem como em áreas que obstruam portas e janelas. 

No caso dos fogões de embutir, perfeitos para cozinhas moduladas ou planejadas, pois devem ser embutidos em nichos ou bancadas, os cuidados para o posicionamento devem ser redobrados: deve-se observar as medidas dos móveis para que se encaixem perfeitamente e a disposição da tomada para que o comprimento do fio seja suficiente. Informe seu marceneiro ou arquiteto sobre as medidas do aparelho para a confecção do projeto. 

Depois de posicioná-lo inteiramente sem embalagem (retire todo o filme plástico que envolve o produto, se necessário, com detergente neutro e água), é importante garantir que seu fogão estará sobre uma superfície plana e nivelada.  Use o pé nivelador para regular a altura dos pés de apoio, ajustando o fogão conforme a altura dos móveis existentes. O fogão não deve estar posicionado abaixo do tampo dos móveis, pois pode dificultar o bom funcionamento do produto.

Internas ÔÇô 2

Instalação elétrica e de gás

É completamente possível seguir nessa etapa seguindo as instruções do seu manual mas, se ainda assim, não se sentir seguro em fazer sozinho, saiba que a Electrolux conta com uma vasta e eficiente rede de Serviços Autorizados. Basta consultar a disponibilidade e valores para o serviço de instalação. Caso o ambiente não esteja correto conforme o manual e instruções acima, nossas autorizadas tem a orientação de não instalar o produto.

Optando por seguir, antes de colocar a mão na massa, é importante observar três coisinhas:

  1. Se as condições das instalações elétricas estão boas;
  2. Verificar se a tensão (voltagem) da tomada onde o aparelho será ligado é igual à indicada na etiqueta localizada próxima ao plugue (no cabo elétrico);
  3. Se a mangueira flexível do gás está dentro da validade de 5 anos.

Se respondeu de maneira positiva para todas as questões, só começar! Se a alimentação de gás da sua residência for do tipo GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), comece instalando a mangueira flexível – sim, aquela que você verificou a validade - no botijão. O manual de instruções tem imagens que ilustram esse processo e, ao final, ligue o gás para assegurar que não está com vazamentos. A dica aqui é utilizar um detergente líquido grosso para conseguir visualizar. Se a alimentação da sua casa for do tipo GN (gás natural), que é encanado, é necessário fazer uma conversão no fogão. Nesse caso, entre em contato com o Serviço Técnico Autorizado Electrolux. A conversão é gratuita dentro do período de garantia.

Feito isso, só ligar o aparelho na tomada que deve ser exclusiva e, portanto, não dividida com outros aparelhos mesmo com uso de filtro de linha.

Internas ÔÇô 3

Boas práticas

Agora que a instalação foi concluída, vale entender direitinho os botões e comandos do painel de controle e seguir as instruções do manual para o primeiro uso. A maioria dos modelos pede que, no primeiro uso, se aqueça o forno do fogão vazio durante aproximadamente 45 minutos, em temperatura máxima. Depois, deixe-o esfriar e, em seguida, limpe o chão do forno com água morna. Além disso, todos os acessórios, inclusive prateleiras, devem ser lavados antes de serem utilizados pela primeira vez. Se o seu painel for digital, é aqui que você deve configurar o relógio.

Com bom uso e manutenção e limpeza adequadas, seu fogão será só alegria e momentos especiais para você e sua família.

Publicidade Publicidade Home