apresentado por

Electrolux

Homepedia
Seu risoto ficará melhor que o do restaurante. Seu molho, mais aveludado do que nunca. Sua carne, no ponto!

Dicas de cozinha que vão incrementar os seus pratos

Seu risoto ficará melhor que o do restaurante. Seu molho, mais aveludado do que nunca. Sua carne, no ponto!

Em casa eu como o melhor risoto do mundo. Para mim, ele é a prova de que há, sim, receitas que a gente come melhor dentro do que fora de casa. O motivo é simples: ele não comporta pré-preparo. Tem de ser feito e servido na hora. 

Você ainda prefere o risoto do restaurante? Então está na hora de dar uma olhadinha na sua receita. 

Provavelmente, falta um bom caldo de carne ou legume. Invista no seu! Há preparos que pedem ossos tostados, legumes caramelizados... Para começar, aposte em algo mais simples.  

Para o caldo de carne, junte dois litros de água, 500 gramas de músculo, uma cebola, uma cenoura, um tanto de salsão e... um bocado de tempo. Deixe tudo cozinhando por 30/40 minutos. Depende do quanto você quiser reduzir o líquido e concentrar os sabores.   

Não se esqueça dos temperos, como folhas de louro. Eles entram mais para o final do cozimento, para não amargar.  Pronto! Agora pode seguir com o seu risoto. Sem se esquecer de dois detalhes na hora de finalizar: Não economize na manteiga e só use parmesão ralado na hora.  

Se sobrar caldo, separe em porções e congele, para usar sempre que quiser substituir a água em suas receitas.

Mas e quanto aos pratos do dia a dia? Como fazer para deixá-los mais atraentes? Para o molho de tomate, por exemplo, opte pela manteiga no lugar do óleo ou do azeite. Assim ele ficará mais aveludado.

Se quiser acrescentar creme de leite, lembre-se de colocá-lo somente depois de desligar o fogo. Uma forma de ele não talhar em contato com a acidez do molho.

Para quem gosta de preparar cortes altos de carne, há também dicas preciosas e pontuais. 1) Prefira a frigideira de fundo grosso. 2) Pincele o óleo ou o azeite na carne, não na frigideira. 3) Quando a frigideira estiver quente, coloque a carne por três minutos de cada lado. Se sair fumaça, o fogo estará alto demais. Se sair água, estará baixo demais. 

Para saber o ponto, use o tato: aperte levemente a palma da sua mão logo abaixo do dedão. Se a carne estiver com uma consistência parecida, estará ao ponto para menos. Já se estiver com a textura mais parecida com a do seu punho, estará ao ponto para mai. 

receita de carne, receita de risoto, receita de molho e dicas

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas