Responsáveis pelo sabor, pelo aroma e até por coisas mais intangíveis como a personalidade de um prato, os temperos são ingredientes essenciais em qualquer coisa. Não é exagero dizer que são eles que tornam um almoço ou jantar inesquecíveis.
Mas como acrescentar ervas e especiarias às refeições sem errar na quantidade ou na combinação, por exemplo? Quem traz essas respostas é a chef Manu Buffara, que comanda o premiado restaurante Manu, em Curitiba. Abaixo, ela dá 6 dicas para usar temperos na sua cozinha:
1.Opte sempre pelos saudáveis
Fuja de industrializados com corantes e conservantes e prefira comprar os produtos em feiras livres ou mercadões. “Os temperos mais saudáveis são as ervas, sejam elas desidratadas ou frescas”, afirma Manu. Ela sugere, também, apostar em especiarias brasileiras, como amburana e cumaru.

2. Maneire no sal
O sal é um dos temperos mais usados nos pratos. Mas, com diversos tipos existentes e tantos debates sobre os benefícios e malefícios que ele pode causar, qual escolher? Manu conta que o sal mais comum, produzido no Rio Grande do Norte, tem hoje menos sódio, mas deve ser usado só em finalizações, sem exageros. “Existem salinas que produzem sais melhores para a saúde. Quanto mais refinado o sal, menos saudável ele é. O interessante é usá-lo em grão, como o sal grosso ou flor de sal.”

3. Tenha as ervas essenciais
Os temperos favoritos de Manu são as ervas. “São os que acho mais interessantes – e valorizo ainda mais se forem frescos”, conta. A chef sugere ter sempre à mão as versáteis manjerona, manjericão, orégano, menta, poejo, pimenta-chocolate, melissa, tomilho e limão.
Conjunto para Especiarias Electrolux By Rösle
4. Pimenta é melhor a gosto
A chef considera que o gosto para a pimenta depende da personalidade de cada pessoa e, por isso, ela prefere deixá-la na mesa como uma opção — exceto em pratos em que ela é protagonista, como uma moqueca. Suas queridinhas são a pimenta-de-cheiro, pimentões e pimentas doces.

5. Tente uma horta em casa
Se o ideal é ter temperos naturais e frescos para cozinhar, que tal cultivar seus próprios condimentos em casa? Compre mudas ou sementes e plante-as em vasinhos. Você também pode guardar e moer alguns temperos. Pouco espaço não é um problema: aprenda a fazer um jardim vertical.

6. Saiba combinar os sabores
Conheça as sugestões da chef para temperos para carnes e diferentes tipos de pratos.
- Peixe: menta, raspas de limão, limão-cravo ou siciliano, manjericão ou capim-limão.

- Saladas de folhas: menta, manjericão, tomilho e, em vez de vinagre, raspas de cítricos ou pedaços de laranja e limão.

- Frango: alecrim, menta, tomilho e limão.
- Carne de boi: zimbro, pimenta-preta ou branca em grão.
- Carne de porco: canela ralada, suco de laranja, pimenta-de-cheiro fresca ou pimenta-biquinho.
