apresentado por

Electrolux

Depurador de ar inox: como fazer a manutenção?

Para deixar o ar da cozinha sempre limpo, o seu depurador também precisa estar com a limpeza em dia. Confira dicas de como limpar!

O depurador é aquele aparelho que ajuda a sugar e filtrar o ar da sua cozinha, devolvendo-o limpo ao ambiente para uma cozinha sempre cheirosa e limpa. Para que ele faça esse trabalho de forma certeira, contudo,  é preciso ficar atento a alguns cuidados de manutenção e de limpeza. Os depuradores de ar em inox possuem um filtro que faz a limpeza do ar quando ligado e esse filtro precisa ser limpo com certa frequência, por isso separamos aqui algumas dicas para essa higienização.

Cozinha com depurador de ar inox e fogão Electrolux

Quando limpar o meu depurador de ar inox?

O espaço de tempo entre uma limpeza e outra depende muito da frequência com que você usa seu depurador de ar. Se você faz um uso médio e não costuma fazer muita fritura, a limpeza pode ser feita a cada 15 ou 20 dias.  Já se você cozinha muito, incluindo aí frituras, carnes e alimentos de cheiro forte, pode ser interessante realizar a limpeza uma vez na semana ou mesmo após um uso muito intenso. 

Mãe e filha cozinham juntas uma refeição

Como limpar o depurador de ar?

É super simples: basta fazer a retirada do filtro do aparelho e assim realizar a higienização. Você pode limpar o filtro diretamente com água, detergente e uma escovinha, na pia da cozinha mesmo.

Se o seu filtro estiver muito engordurado, deixe de molho durante algum tempo. A dica é fazer uma solução com água, sabão ou detergente e uma pitadinha de bicarbonato de sódio. Depois de uns 30 minutinhos de molho, você conseguirá limpar de forma muito mais simples.

É importante também limpar a parte externa de seu depurador, para que a sujeira não se acumule no aparelho. Você pode fazer essa limpeza com detergente e o lado amarelo da esponja, para evitar riscos e manchas no inox. 

Filtro de depurador de ar é limpo sob água corrente O filtro de depurador de ar inox Electrolux pode ser limpo em água corrente.

Escolha depuradores que sejam simples de limpar

Uma dica importante é já ficar atento aos detalhes de limpeza e manutenção na hora de escolher um depurador de inox para a sua cozinha. O Depurador 80cm de Parede Inox (DE80X), da Electrolux, por exemplo, é feito em aço, o que evita aquele amarelado do tempo, além disso, é super fácil de limpar, pois não tem aquelas dobrinhas que acumulam gordura e sujeira.

Um diferencial desse aparelho é que ele possui o filtro metálico lavável, que é mais durável e prático de lavar, pois você pode utilizar o passo a passo que ensinamos acima: deixa um pouco de molho e ele sai limpinho. 

 Depurador 80cm de Parede Inox (DE80X), da ElectroluxDepurador 80cm de Parede Inox (DE80X), da Electrolux.

Faça a manutenção com profissionais autorizados

Para além da limpeza tradicional, é importante que a qualquer sinal estranho no seu depurador de ar inox, um técnico autorizado seja acionado para verificar o aparelho. É este profissional quem poderá tirar dúvidas e lhe dar as melhores dicas para que seu depurador tenha uma vida útil mais longa e fazer qualquer reparo de forma mais segura, se necessário.

Depurador 80cm de Parede Inox (DE80X), da Electrolux, sendo aberto para limpezaRetirada do filtro de ar do Depurador 80cm de Parede Inox (DE80X), da Electrolux.

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas