apresentado por

Electrolux

Homepedia
Uma pintura no teto ou papel de parede são mudanças simples, mas que podem fazer toda a diferença na cozinha

Cozinha simples: 6 ideias fáceis de decoração

Uma pintura no teto ou papel de parede são mudanças simples, mas que podem fazer toda a diferença na cozinha

Pode ser um clichê, mas a cozinha é realmente o coração da casa. Mesmo com cozinhas simples e pequenas, esse é o espaço em que todos se reúnem para aquele cafézinho passado na hora, para a preparação de almoços e jantares especiais e para o teste de novas receitas. Para deixar esse espaço ainda mais aconchegante, você pode atentar-se a detalhes e mudanças pequenas para que a decoração de sua cozinha fique super charmosa. 

Se a sua preocupação é a bagunça de uma reforma, fique tranquilo, às vezes não é preciso tanto. Separamos aqui 6 ideias que não precisam de quebra-quebra para que a sua cozinha fique perfeita de forma simples para sua família.

 Cozinha simples decorada com azulejos portugueses e bancada em estilo americano

1) Substitua os azulejos por adesivos ou papel de parede

Mudar a decoração da cozinha de forma simples significa que você não quer quebra-quebra nem toda a confusão causada por uma reforma, por isso uma excelente solução são os adesivos que imitam azulejos e que ficam ótimos em decorações pontuais na parede ou mesmo atrás da bancada da pia.

Você pode escolher tanto opções com grafismos diferenciados, como os clássicos que imitam os azulejos portugueses. Em uma tarde, com um pouquinho de paciência, você já consegue mudar de forma completa a cara de sua cozinha, seja ela pequena ou grande.

Cozinha simples branca com parede decorada com adesivos que imitam azulejos

2) Mude a parte interna de seus armários

Você já pensou em mudar seus armários de cozinha internamente? Essa é uma parte que não damos muita atenção na cozinha, porém com pequenos ajustes tudo pode ficar mais charmoso e funcional. Uma dica interessante é incluir filamentos de luz de LED no interior de seus armários, para que você os abra e eles fiquem lindos, com luz própria.

Se a ideia é algo mais simples, o que pode dar uma iluminação aos seus armários é mudar a cor interna delas, pode ser revestindo-os com tecido ou mesmo pintando de alguma cor de seu agrado. Cores vibrantes como azul, vermelho e verde podem ficar lindas, sem ser algo chamativo demais, já que só serão vistas quando as portas estiverem abertas. 

Armários de cozinha com pintura interna na cor laranja

3) Crie um painel para seus utensílios

Tem uma parede sobrando em sua cozinha? Uma boa solução é criar um painel para exposição dos seus itens de cozinha, como conchas, colheres de pau e utensílios grandes demais para ficarem dentro das gavetas. Com uma grade de metal ou um painel com furos já é possível montar um lindo painel utilitário, basta separar alguns ganchos e pendurar os seus itens de uso mais cotidiano, ou mesmo aqueles que você considera mais bonitos para compor na decoração.

Barra com ganchos para utensílios de cozinha na cor preta

4) Pinte o teto de sua cozinha

Uma ideia ousada que pode dar outro tom ao seu espaço é pintar o teto da cozinha. Geralmente pensamos na pintura de uma parede específica, porém a pintura do teto muda a iluminação da casa e cria um ponto de cor completamente inesperado e que não soa cansativo ao olhos. 

Pessoas pintam parede branca com pincel de rolinho

5) Escolha itens com história para a sua cozinha

A cozinha é um espaço de muitas trocas, aprendizados e de convivência familiar, por isso trazer essa história em pequenos detalhes também é uma excelente opção. Uma panela antiga que foi de sua avó pode ganhar destaque na decoração ou um prato que era de sua mãe pode ser pendurado na parede: pequenos detalhes que tragam um pouco da sua história. Trazer móveis e utensílios do passado significa muito mais acolhimento ao espaço, para que nele você construa novas histórias.

Prato decorado com flores em estilo vintage

6) Traga o seu estilo para a cozinha

O mais importante em sua cozinha é que ela tenha a sua cara e o seu estilo. Se você gosta de viajar, por exemplo, uma parede com pratos trazidos das viagens pode ser uma excelente ideia. Se você gosta de beber com os amigos, uma adega ou uma cervejeira podem deixar a sua cozinha preparada para receber todo mundo. O importante é que esse espaço reflita o seu espírito e que se torne um lugar aconchegante, acolhedor, para que você possa cozinhar e cumprir demandas do dia a dia de forma muito mais prazerosa. 

Cozinha simples com decoração moderna em cinza e amarelo do SP EstudioCozinha que remete ao estilo industrial no apartamento Aristo, projeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Rafael Renzo.

Publicidade Publicidade Home