apresentado por

Electrolux

Homepedia
Entenda se os dois eletrodomésticos podem ocupar os mesmos lugares

Cozinha pequena: pode colocar micro-ondas em cima da geladeira?

Entenda se os dois eletrodomésticos podem ocupar os mesmos lugares

Colocar o micro-ondas em cima da geladeira é uma ideia que muitos de nós já tivemos. Afinal, é um local plano, que não vai ocupar espaço em uma mesa, pia, ou necessitar de uma obra na cozinha. A questão é que, no momento de fazer essa instalação, muitas vezes, não se leva em conta os riscos de colocar esses dois eletrodomésticos tão perto. O fato é que não é indicado colocar o micro-ondas em cima do freezer ou de qualquer outro aparelho. O motivo é que o micro-ondas pode alcançar grandes temperaturas e a energia liberada pode danificar o freezer. 

Da mesma forma, na maioria das vezes, a parte de cima da geladeira é a região mais fria, sendo assim, ao colocar o micro-ondas em cima da geladeira, é possível gerar um choque-térmico entre os dois eletrodomésticos. E é importante dizer que, em contato com o calor, a tendência é que o motor da geladeira trabalhe mais, o que requer um maior uso de energia e, consequentemente, uma conta de luz mais alta

A fiação também pode ser um problema, pois muitas vezes os dois eletrodomésticos acabam ocupando a mesma extensão. Aí, o perigo aumenta de tamanho. O ideal é que cada eletrodoméstico tenha a sua própria tomada. 

Como o freezer é um local mais alto da cozinha, poderia ser muito difícil retirar um prato quente de dentro do micro-ondas se ele estiver em uma altura muito alta, aumentando o risco de acidentes.

Uma cozinha pequena com um micro-ondas embutido em um armário suspenso, em cima de uma pia 

Onde instalar o micro-ondas

Um dos motivos que pode ser um incentivo a colocar o micro-ondas em cima do freezer é a falta de espaço na cozinha. Uma alternativa para essa questão é pensar em outros locais para fazer a instalação. Mas onde colocar o micro-ondas em uma cozinha pequena? 

No momento de comprar um micro-ondas é importante saber qual é a sua necessidade com o aparelho. Se você mora sozinho ou tem uma família pequena pode optar por um modelo mais compacto ou com mais funcionalidades. O Micro-ondas Tira Odor Electrolux 20L (MT30S) possui um QR code que ensina a preparar receitas e vem também com recurso autolimpante, para minimizar odores fortes.

microondas_MT30S_1055726297 

Micro-ondas de embutir

Se mesmo após identificar como é a sua rotina e qual é o micro-ondas que mais se encaixa às suas necessidades você ainda não encontrou um local adequado para colocá-lo. Uma opção é embutí-lo em um móvel ou armário.

Na hora de escolher um local para embutir o seu micro-ondas é indicado que ele esteja em um local que fique à altura dos olhos, para evitar possíveis acidentes. Também é indicado que ele fique perto de uma bancada. Assim, caso o alimento saia muito quente do forno, é possível acomodá-lo sobre uma superfície segura.

O ideal é que o micro-ondas seja colocado em um local à altura do dos olhos, para evitar acidentes 

Por fim, é eficiente que o micro-ondas esteja perto da geladeira, pois muitos alimentos que saem do refrigerador ou congelador vão direto para o micro-ondas. Logo, se eles estiverem perto, pode facilitar a dinâmica da cozinha. Procure deixá-los a uma distância de no mínimo 70 cm e não um em cima do outro. 

Publicidade Publicidade Home