apresentado por

Electrolux

Homepedia
Armários suspensos, cores claras e muitas prateleiras ajudam a deixar o ambiente organizado

Cozinha pequena não é problema: 10 dicas simples para o espaço render

Armários suspensos, cores claras e muitas prateleiras ajudam a deixar o ambiente organizado

Com os imóveis diminuindo de tamanho, uma cozinha espaçosa é algo cada vez mais difícil de se encontrar, mas mesmo assim, uma cozinha pequena também pode se transformar em um ambiente cheio de conforto, aromas e sabores. Saiba que, com alguns truques simples de decoração e organização, é possível deixar o ambiente bem organizado. Veja abaixo 10 dicas para montar uma cozinha pequena com fotos inspiradoras.

1. Armários suspensos funcionam muito bem em cozinhas pequenas

Evite perder espaço com armários grandes demais e que bloqueiam o caminho. Quer dizer que a cozinha precisa ficar totalmente limpa de armários? Nada disso. Você pode optar pelos modelos suspensos, ou seja, que são fixos às paredes e economizam espaço. Se eles forem planejados, melhor ainda!

cozinha-pequena

2. Prateleiras aéreas são perfeitas para espaços pequenos

Uma alternativa ainda mais prática aos armários são as prateleiras. Além de deixar a decoração da cozinha pequena mais estilosa, elas são uma medida simples para poupar espaço. É possível instalá-las sobre a pia, deixando pratos, copos, canecas, utensílios e outros itens sempre ao alcance das mãos. Só é preciso manter as prateleiras organizadas, já que a baguncinha típica da cozinha também ficará à vista.

Cozinha pequena com prateleira aberta e armários suspensosDo escritório ACF Arquitetura, esta cozinha exibe prateleira acima da pia com uma porta de correr de vidro, que garante leveza ao espaço (Crédito: Evelyn Müller)

3. Estantes abertas dão charme às cozinhas pequenas

As estantes também são uma ótima solução para cozinhas pequenas. De ripas de madeira ou de aço colorido, elas conseguem dar um ar descontraído ao ambiente, sem deixá-lo menor ou muito carregado. Você é quem manda na disposição dos utensílios: dá para colocar na estante aberta pratos, copos e xícaras, alimentos não perecíveis em potes transparentes, de plástico ou vidro; eletrodomésticos pequenos, como o liquidificador e até livros de receitas.

Cozinha pequena com estantes abertas Localizadas acima da ilha, as prateleiras acomodam utensílios e eletrodomésticos. Projeto da arquiteta Cristina Barbara. (Crédito: Marco Antonio) 

4. Ocupe os espaços em cima e embaixo dos armários

Os móveis da sua cozinha pequena não são planejados? Isso pode ser uma vantagem! Se você notar espaços livres em cima e embaixo dos armários, aproveite para colocar caixas plásticas para guardar louças, eletrodomésticos e tudo o que não couber em armários e prateleiras.

Cozinha pequena com armários planejados Cozinha planejada pela arquiteta Cláudia Xavier. (Crédito: Julia Ribeiro)

5. Ocupe as paredes

Na hora de montar a cozinha pequena, muita gente acaba se esquecendo das paredes. Pode não parecer, mas elas conseguem, sim, ajudar na otimização do espaço. Além de armários e prateleiras, as paredes podem abrigar aqueles pegboards, que ajudam na organização de utensílios, ou barras imantadas para segurar facas e outros acessórios. Acima da pia, por exemplo, é possível instalar barras com ganchos e escorredores para pratos e talheres, que ajudam a poupar o espaço do balcão.

Cozinha pequena com bancada de madeira e prateleiras abertas

6. Organização é a palavra-chave para uma cozinha pequena

Muitas vezes, o que realmente ocupa espaço em uma cozinha pequena é a falta de organização dos itens do dia a dia. Embalagens soltas, panelas perdidas, saquinhos de temperos e outras miudezas podem deixar o cômodo com um visual bagunçado.

Cozinha com bancada de mármore e prateleiras de madeira rústica

O bom é que dá para resolver isso de um modo simples. Caixas organizadoras, por exemplo, dão um jeito na bagunça e deixam a cozinha pequena mais ajeitada. Já para as panelas, o truque é o seguinte: deixe-as guardadas umas dentro das outras, da maior para a menor. Vale o mesmo para os potes de plástico.

7. Ganchos em tudo

Você pode instalar ganchos onde bem entender: na porta dos armários, dentro do balcão da pia, em pegboards (aquelas placas com furos que organizam os utensílios), na geladeira, nas paredes, atrás da porta… Enfim, onde a sua imaginação mandar. É uma boa saída para organizar itens simples do dia a dia, como luvas de borracha, panos de prato e outros.

Cozinha-pequena-armario-pretoNesta cozinha do escritório Doob Arquitetura, os utensílios ficam sempre à mão perto do fogão (Crédito: Mariana Orsi)

8. Eletrodomésticos

Não tem jeito: se você precisa montar uma cozinha pequena, é preciso investir em eletrodomésticos que ideais para o espaço. Em vez do fogão convencional, por exemplo, dá aproveitar o compacto cooktop ao lado da pia. E complete com um forno de embutir, como o Forno Elétrico Electrolux com 59 Litros Preto (OE60M).

cozinha-pequena-forno-embutido-electrolux

9. Cores neutras

Optar por cores claras e neutras ao montar a sua cozinha pode ajudar na otimização do espaço, sabia? Isso porque elas influenciam na iluminação do ambiente, aumentando a sensação de amplitude. Deixe as cores marcantes por conta dos detalhes, como pequenos quadros, adesivos de paredes e outros itens de decoração.

cozinha-pequena-pastilha-preta

10. Somente o necessário

Por fim, vale fazer uma boa reflexão a respeito do que realmente importa para você na hora de planejar e montar uma cozinha pequena. Lembre-se que, em espaços limitados, menos é mais, por isso, pratique o desapego!

armario-inteligente-cozinha-pequena

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Cozinha pequena com ilha: 5 dicas para montar a sua

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para montar a cozinha dos sonhos

    Produto 1
    Cozinha

    Azulejo para cozinha: 13 ideias de decoração

Publicidade Publicidade Home