apresentado por

Electrolux

Homepedia
As cozinhas integradas com as salas de estar estão se tornando cada vez mais comuns nas casas brasileiras, ent

Cozinha integrada com sala: conheça mais dessa tendência

As cozinhas integradas com as salas de estar estão se tornando cada vez mais comuns nas casas brasileiras, entenda os diferenciais desse modelo

Já pensou na sua cozinha dos sonhos? A cozinha deixou de ser um espaço fechado, separado do resto da casa, onde o cozinheiro fica sozinho preparando as refeições enquanto a festa acontece lá fora. A cozinha integrada com a sala se tornou uma tendência cada vez mais comum, pois assim você pode dar conta dos preparos enquanto não perde nenhum momento ao lado de seus amigos e familiares.

Essa espaço integrado tem o nome de cozinha americana, por ser bastante comum nos Estados Unidos, tanto que parecia um cenário comum dos filmes de Hollywood. De todo modo, essa tendência já está bem avançada no Brasil e ganha adaptações que casam com a nossa realidade, sejam grandes casas ou mesmo apartamentos pequenos planejados.

 Cozinha americana em apartamento pequeno com divisão por bancada de madeira e dois bancos, em cores sóbrias, como cinza e preto Cozinha e sala integradas, usando a bancada de madeira para criar a divisão dos espaços.

As vantagens de uma cozinha integrada com a sala

Ter a sala e a cozinha conjugada cria um ambiente mais amplo e mais confortável para receber seus amigos e familiares. Você poderá fazer almoços e jantares e ter sempre o contato visual das pessoas em cada ambiente. Com uma boa bancada, seus convidados podem ficar mais próximos enquanto você prepara as refeições ou os drinks deixando tudo mais aconchegante. 

Sala de estar ampla integrada com a cozinha, com banqueta e bancada em brancoSensação maior de amplitude causada pela integração entre sala e cozinha.  

No dia a dia, há também uma praticidade e uma comodidade desse espaço mais aberto, em que você consegue uma circulação mais prática. O espaço de uma cozinha americana com ilha é super útil para refeições rápidas do dia a dia ou aquele café da manhã mais tranquilo em meio à rotina corrida. 

Como delimitar os espaços em sua cozinha integrada?

Ter uma cozinha integrada com a sala, no entanto, não significa que você não identifica onde acaba uma e começa outra. Você terá delimitações que deixarão bem definidos o espaços de cada um deles. O mais usual é ter uma uma ilha que separará a cozinha da sala e servirá de apoio para as suas preparações. Se o seu espaço for amplo, essa ilha pode ser o espaço ideal para a inserção de um cooktop, por exemplo. 

Sala e cozinha integradas, com a pia na bancada central da casa Repare como a pia foi instalada no espaço central da ilha nesta cozinha americana. 


Além da ilha, você pode delimitar a transição entre sala e cozinha com uma mesa de jantar ampla ou algum móvel que faça essa espécie de encontro entre os espaços. Se não quiser inserir um móvel, apenas as cores já podem fazer o trabalho de limite: a pintura das paredes pode ser bem definida para demarcar dois espaços que se comunicam.

Cuidados na hora de optar por uma cozinha integrada com a sala

Uma cozinha integrada vai pedir alguns cuidados simples, para que você possa aproveitar apenas o melhor de ambos os espaços. Para um espaço integrado confortável é preciso investir em uma boa coifa, pois ninguém quer que o sofá e os móveis da sala fiquem com aquele cheiro de gordura ou fritura. Pensar em itens que linkem a decoração da cozinha com a da sala é um outro cuidado especial, para dar unidade ao seu espaço e manter um bom equilíbrio. 

Cozinha integrada com a sala de jantar em espaço pequeno, com coifa e lareira Nesse projeto a mesa de jantar é a ponte que liga a cozinha com a sala de estar.

Móveis planejados podem ser opções ideais para uma cozinha integrada

Para que tudo funcione de forma mais útil em seu dia a dia, uma escolha certeira podem ser os móveis planejados, como armários, bancadas e prateleiras, para que você consiga aproveitar os espaços abertos de maneira completa. Em espaços pequenos, como apartamentos conjugados, os móveis planejados podem deixar a sua cozinha super funcional e aconchegante.

Casa ampla integrando cozinha, sala e sala de jantar em tons de cinza e azulNeste projeto da Andrade & Mello Arquitetura a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar criam um espaço amplo e convidativo. Foto: Luis Gomes. 

Moderna e fluida, a cozinha integrada com a sala pode ser uma ótima opção para você. Ficou interessado nesse modelo de espaço? Então confira outras dicas de decoração para cozinhas americanas.

Publicidade Publicidade Home