apresentado por

Electrolux

Homepedia
A cozinha industrial utiliza elementos como concreto, metal e madeira para compor uma decoração rústica e func

Cozinha estilo industrial: como fazer

A cozinha industrial utiliza elementos como concreto, metal e madeira para compor uma decoração rústica e funcional. Veja como criar essa decoração

A cozinha estilo industrial, presente em restaurantes, galpões e estabelecimentos comerciais de grandes metrópoles, é uma tendência de decoração que pode ser incorporada também no ambiente doméstico. Sim, se nesses estabelecimentos é comum encontrar bancadas de concreto, móveis metálicos e tubulações aparentes por uma questão de higiene, segurança e praticidade, você pode adotar esse design na sua decoração por uma questão de gosto, trazendo uma atmosfera que é ao mesmo tempo moderna, rústica e aconchegante para o seu cômodo. 

Veja a seguir como adotar um estilo industrial na sua cozinha:

Estética crua

Se no estilo clássico é comum acabamentos detalhados, em que fios, colunas e tubulações ficam escondidos, na cozinha industrial esse aspecto rústico é bem-vindo. Uma maneira de incorporar essa inspiração à sua cozinha é deixar visível, um cano da parede ou colocá-lo para que pareça que há um cano visível. Da mesma forma, pode-se colocar uma ou mais luminárias com os fios e pendentes expostos. . 

Cozinha industrial com bancada de madeira no meio do ambiente, lustres pendurados com fios aparentes, armário de cozinha ao fundo, ocupando toda a paredeFios aparentes e pares com aspecto inacabados são detalhes que compõe a decoração industrial

Esse estilo mais rústico e agressivo também pode ser obtido com paredes feitas de tijolos e com concreto aparente, proporcionando uma sensação de que a obra no local não foi finalizada ou sofreu ação do tempo.

Móveis metálicos

Nas cozinhas industriais o uso de móveis de inox é exigido pelos órgãos de vigilância sanitária a fim de atender às normas de higiene, uma vez que essas superfícies são mais simples de limpar e dificultam o acúmulo de bactérias. Quem deseja combinar o charme de uma cozinha industrial com a praticidade da limpeza, também pode optar por móveis de inox, como pias, mesas, bancadas ou prateleiras.

 Sala com cadeiras metálicas, mesa de madeira, chão com desenho de losango, plantas em primeiro plano e sofá ao fundoMóveis metálicos que fazem menção às fábricas podem trazer detalhes de decoração industrial à sua casa

Se você acha que ter um móvel de metal pode ser um pouco demais, opte por detalhes, como a haste da cortina,  o suporte para pendurar vasos de plantas ou até mesmo deixar algumas xícaras de metal penduradas. O importante é tentar fazer uma mescla de itens metálicos com o concreto ou tijolos.

Eletrodomésticos metálicos

Nas cozinhas industriais, para que haja uma produção em grande escala, são necessárias máquinas industriais, como geladeiras, fornos, freezers, fogões e coifas. Porém, também é possível recorrer aos eletrodomésticos metálicos, para obter essa atmosfera de cozinha industrial em casa. Uma opção, caso você tenha estrutura, é colocar uma coifa em cima do fogão, como a Coifa de Parede 70CS Silver 70cm Electrolux, um aparelho sofisticado e moderno que confere mais charme à decoração de sua cozinha industrial.

Cozinha com armários em madeira rústica e detalhes metálicos na torneira e suporte para prateleiraMóveis de madeira rústica, com detalhes metálicos trazer uma decoração moderna e aconchegante para a cozinha industrial

Detalhes em madeira

Da mesma forma que o inox, o concreto e o tijolo, a cozinha com decoração industrial também pode receber detalhes em madeira, seja em móveis que combinam madeira com metal quanto em móveis feitos exclusivamente de madeira. Uma forma de obter esse tipo de estética é combinado mesas com tampo de madeira e pés de metal ou cadeiras que sigam a mesma tendência. 

É comum também fazer uso de móveis que lembram galhos de árvores com peças metálicas ou de madeiras, como prateleiras e mesas.

Cozinha com móveis de madeira e espaços amplos, com janelas abertas ao fundo e uma mulher limpando ao fundo Espaços abertos misturados com ambientes mais reservados são característicos da decoração industrial

Variedade de espaços fechados e abertos

Nas cozinhas industriais é comum que algumas despensas ou prateleiras não tenham portas, deixando assim os itens à vista. Esse tipo de posicionamento existe para facilitar que funcionários, cozinheiros e chefs encontrem os utensílios que usam com mais frequência facilmente. Por outro lado, existem locais que precisam ser mantidos fechados, seja por uma questão de segurança ou higiene, como alguns armários para guardar alimentos. 

Objetos de metal pendurados em fileira com uma parede de tijolos ao fundoDetalhes metálicos podem trazer um toque de charme e modernidade a ambientes mais clássicos

Na cozinha industrial doméstica também é possível aderir à essa prática. O que você pode fazer é colocar alguns utensílios em uma estante sem portas, como pratos, xícaras, copos, colheres e espátulas. Pode também colocar alguns temperos para ajudar a compor a decoração. Já no armário com portas, uma sugestão é colocar as panelas, chaleiras e caldeirões. 

Publicidade Publicidade Home