apresentado por

Electrolux

Homepedia
Democrático, o espaço pode proporcionar disposições diferentes no ambiente

Cozinha em L: dicas para aproveitar bem o espaço

Democrático, o espaço pode proporcionar disposições diferentes no ambiente

A cozinha em L é um ótimo formato para o ambiente, principalmente quando o cômodo é pequeno, já que aproveita bem as paredes e deixa um espaço maior livre para circulação. Quer saber como aproveitar ainda mais esse tipo de ambiente? Homepedia te conta!

Cozinha com bancada em L de madeira com micro-ondas espelhado em inox Electrolux

Ambiente funcional

Grande ou pequena, o ideal é que o cozinha seja funcional e que atenda às necessidades dos moradores. “É muito importante que você tenha espaço adequado e bem dimensionado para os eletrodomésticos, os armários e os utensílios de forma funcional na sua cozinha”, explicam Danielle Dantas e Paula Passos, arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Segundo as profissionais, a regra de triangulação, na qual o fogão, a pia e a geladeira formam um triângulo, é uma das maneiras de deixar espaço para a circulação de um ambiente funcional. “No braço maior do L podemos ter a pia,  a geladeira e a máquina de lavar louças e no braço menor, o fogão”, explicam.

Cozinha com bancada em L de madeira e armário branco

Armários e prateleiras

Na cozinha planejada em L as paredes podem ser aproveitadas para armários e prateleiras. De acordo com Daniela e Paula, esses recursos ajudam na organização, aproveitando as paredes para ganhar em circulação.

E na hora de organizar os objetos nos armários, lembre-se dos cantos. “O canto dos armários no L sempre fica com acesso mais difícil, então sugerimos usar esse espaço para guardar o que se usa com menor frequência. Uma proposta é recorrer a armários planejados, que têm boas soluções para cantos e quinas sem perder espaços úteis”, recomendam.

Você também pode optar por uma cozinha americana em L. “Esse formato também pode permitir, de acordo com espaço disponível, dispor outros móveis, como uma mesa de apoio e refeições no centro ou uma ilha de serviço”, indicam.

Cozinha com bancada moderna em L e armário branco

Separando espaços

Apesar de quase sempre imaginarmos uma cozinha em L aproveitando as paredes, o formato também pode servir para separar ambientes. “Nem sempre o desenho em L precisa estar em duas paredes. Uma alternativa é que um dos braços do L se transforme em um divisor de ambientes, integrando espaços e servindo de mesa junto à área de preparo”, sugerem.

No caso de uma cozinha em L pequena, essa pode ser uma boa opção. O importante é otimizar os espaços e fazer com que o ambiente tenha a melhor funcionalidade possível.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para montar a cozinha dos sonhos

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas práticas para decorar a cozinha com charme

    Produto 1
    Cozinha

    5 ideias de revestimentos coloridos para a cozinha

    Produto 1
    Cozinha

    7 dicas para escolher armários de cozinha

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas