apresentado por

Electrolux

Homepedia
Em alta nas tendências de arquitetura, a cozinha de conceito aberto pode ser a solução para a sua casa ficar a

Cozinha conceito aberto: o que é e como planejar uma

Em alta nas tendências de arquitetura, a cozinha de conceito aberto pode ser a solução para a sua casa ficar ainda mais aconchegante

Antes separada dos demais cômodos da casa, a cozinha, agora, é a protagonistas e o ambiente queridinho de muitas casas.  As tendências em arquitetura têm feito desse espaço um lugar mais acolhedor, de troca e convívio, e é por isso que nasceu a cozinha de conceito aberto, também conhecida como cozinha americana.

Esse conceito aberto possibilita um aproveitamento distinto do espaço, pois é possível expandir a circulação, criar uma sensação de amplidão e uma possibilidade de diálogo nos ambientes. Você pode preparar aquele jantar especial enquanto conversa com seus amigos; pode preparar drinks enquanto seus familiares contam as novidades, sem distâncias.

Cozinha de apartamento pequena em conceito abertoCozinha de apartamento em conceito aberto em projeto da arquiteta Marcela Madureira. Foto: Ana Mello.

Para que um projeto de cozinha com conceito aberto saia do papel, no entanto, é preciso alguns cuidados. Homepedia preparou algumas dicas para você não errar e ter a sua cozinha dos sonhos, confira:

Por onde começar uma cozinha de conceito aberto?

Seja casa ou apartamento, o primeiro passo é conversar com um arquiteto de sua confiança, pois você não pode sair por aí derrubando paredes sem uma boa análise. Na hora de abrir os espaços e criar essa sensação de amplitude, você precisará de mudanças estruturais e, nesse caso, a segurança vem em primeiro lugar. 

Converse com seu arquiteto e veja quais paredes podem ser retiradas e como isso impactará na estrutura da sua casa ou apartamento. Esse é o ponto de partida, para que após isso você possa pensar em soluções arquitetônicas e de decoração.

Cozinha de conceito aberto com concreto aparente, tons de branco e madeiraEsse ambiente criado por Marcela Madureira esbanja charme. Foto: Isadora Fabian.

Crie uma harmonia em seu ambiente de conceito aberto

Depois que o seu projeto já está estabelecido estruturalmente, é importante pensar nas questões de decoração. É preciso que haja uma unidade no ambiente, o que não necessariamente significa que tudo precisa ser da mesma cor. 

Sala e cozinha de apartamento pequeno em ambiente integradoA parede verde cria uma unidade neste ambiente projetado pela arquiteta Marcela Madureira. Foto: Ana Mello.

Um ambiente de conceito aberto, que reúna cozinha e sala, pode ter cores diversas, porém elas precisam conversar de algum modo, seja criando um diálogo entre um ambiente e o outro ou mesmo criando demarcações mais simbólicas de onde começa um e termina outro, por exemplo. Uma boa ilha pode ser a demarcação de ambientes, criando essa conversa entre os dois espaços, por exemplo. Além disso, vale a pena investir em um projeto de armários planejados, assim você consegue aproveitar melhor os espaços e manter essa unidade do projeto. 

Cozinha e sala integrados e grandes em cores clarasCom tons claros, esse projeto de Marcela Madureira traz mais amplitude ao ambiente. Foto: Maíra Acayaba.

Outro cuidado a que você deve ficar atento é o piso: é possível que seja colocado um piso mais frio na cozinha e outro mais aconchegante na sala, sem que isso fique esquisito. Porém, você também pode optar por uma unidade maior, escolhendo apenas um piso para todo o ambiente e adornando o espaço do living com tapetes, por exemplo.

Cozinha de conceito aberto com tons escuros de azul e madeira e pisos diferentesEsse projeto de Marcela Madureira traz uma combinação charmosa entre os tons escuros e as texturas da madeira. Foto: Isadora Fabian.

Escolha os eletrodomésticos certos para sua cozinha de conceito aberto

Com uma cozinha de conceito aberto, é importante escolher os eletrodomésticos corretos, para não ficar com a casa com cheiro de comida. Uma ótima dica é investir em um bom cooktop e uma coifa potente, que dê conta de não deixar o ambiente com cheiro de gordura ou fritura.

Cozinha preta em conceito aberto com piso de madeiraHá uma unidade no piso nesse projeto da arquiteta Marcela Madureira. Foto: Ana Mello.

Outra possibilidade legal é inserir um bar nesse ambiente, para que dê aquele clima mais aconchegante ao espaço, assim você pode cozinhar algo gostoso enquanto seus amigos preparam drinks refrescantes. 

Com essas dicas práticas fica mais fácil dar o start em seu projeto de cozinha de conceito aberto e assim deixar o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou!

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    15 utensílios de cozinha que não podem faltar

    Produto 1
    Cozinha

    Cozinha gourmet e cozinha americana: quais as diferenças?

    Produto 1
    Cozinha

    8 dicas para montar uma cozinha americana

Publicidade Publicidade Home