Uma cozinha pequena não deve ser sinônimo de aperto, pois é possível utilizar espaços compactos de forma funcional para que você possa aproveitar todas as potencialidades do ambiente, sem desperdiçar nenhum cantinho. E para isso, algumas coisas devem ser levadas em consideração, dos utensílios de cozinha ao móveis. Quer saber como usar melhor uma cozinha pequena? Separamos aqui algumas dicas para que a sua cozinha compacta seja transformada em um espaço super útil e de fácil uso. Confira:

Invista em boas prateleiras
Se falta espaço no chão, aproveite as paredes. Prateleiras abertas são ideais para a cozinha, especialmente para aqueles itens de uso constante, assim você pode deixá-los a vista e sempre à mão. Potes com mantimentos, óleo, azeite, pratos e taças podem ser colocados em prateleiras sobre a pia, por exemplo, a uma altura razoável.
As prateleiras são ótimas para armazenamentos numa cozinha pequena, evitando que você utilize o espaço da bancada da pia para guardar itens, o que poderia gerar uma bagunça no dia a dia.

Potes de mantimentos ajudam na organização
Alimentos guardados em potes pode facilitar o seu cotidiano na cozinha, sem falar que gera bem menos bagunça. Arroz, feijão, macarrão e outros grãos ficam muito bem em potes herméticos, de vidro ou de plástico, que podem ir ao armário ou mesmo ficar nas prateleiras sugeridas.
Com isso, você evita que esses itens se espalhem pelo armário e ainda fica fácil de acessar na hora de preparar qualquer refeição. De todo modo, lembre-se sempre de marcar o pote com a data de validade do alimento, para evitar qualquer risco.

Móveis planejados são ideias para cozinha compacta
A construção de móveis planejados pode ser ideal para aproveitar cada pequeno espaço de sua cozinha de forma sábia, pois é possível pensar em prateleiras, armários e gavetas que se encaixem na arquitetura de seu cômodo e que sejam do tamanho ideal para os seus utensílios.

Uma boa dica é pensar também em móveis multifuncionais, como mesas dobráveis ou móveis que possam ser aplicados como armários e bancadas, por exemplo. E por fim, para cozinha que não têm conceito aberto, portas de correr simplificam o espaço.
Eletrodomésticos compactos
Se a sua cozinha é pequena, não faz sentido investir em um grande fogão de 6 bocas, uma geladeira tamanho família ou naquela batedeira planetária de tamanho máster, pois ao invés de aproveitar as vantagens desses itens, você ficará incomodado com o espaço que eles ocuparão no seu cômodo.

É preciso pensar em itens com funcionalidades para seu dia a dia, mas em versões compactas. Geladeiras de tamanhos menores, eletrodomésticos mais funcionais ou mesmo itens com multifuncionalidades, como um mixer bem potente, por exemplo, podem ser melhor aproveitados para quem possui cozinhas menores.
O Cooktop Dominó 2 Zonas de Indução (IC30), de Electrolux, é muito moderno, de fácil limpeza e pode ser encaixado na decoração de sua cozinha sem roubar um grande espaço. Sem falar que ter um cooktop de indução é uma mão na roda para preparar refeições de forma prática e segura.

Dica fundamental: não descuide da organização!
Não adianta, seja em cozinha ampla ou pequena, para funcionar de forma plena é preciso que ela esteja bem organizada, com cada coisa no seu devido lugar, assim você consegue cozinhar com muito mais agilidade. Para isso, é preciso criar uma lógica de organização do espaço na despensa e demais pontos da cozinha. Torne essa manutenção um hábito para que você aproveite esse espaço ao máximo.
