apresentado por

Electrolux

Homepedia
Com casas e apartamentos cada vez menores, inserir a lavanderia em sua cozinha pode ser uma ótima solução. Vej

Cozinha com lavanderia: dicas para organizar os espaços

Com casas e apartamentos cada vez menores, inserir a lavanderia em sua cozinha pode ser uma ótima solução. Veja por quê!

A mudança de comportamento e estilo de vida - especialmente evidenciado nas gerações Y e Z  - têm se refletido nas moradias. O conceito de viver mais com menos e desapego estão presentes nos mais jovens, que são o público em busca de casas e apartamentos com espaços cada vez mais reduzidos. Por isso mesmo, saber otimizar esses espaços faz toda diferença no seu cotidiano. As palavras da vez são: ambientes integrados. 

Uma solução cada vez mais em alta é inserir a lavanderia no espaço da cozinha, o que funciona super bem para studios, kitnets e apartamentos de conceito aberto. Com algumas dicas fáceis é possível inserir a lavanderia em sua cozinha sem que o ambiente se torne bagunçado ou caótico. 

Máquina de lavar em cozinha branca em apartamento pequeno.A máquina de lavar inserida na cozinha, de forma discreta e organizada. 

Estrutura hidráulica e elétrica para uma cozinha com lavanderia

Para inserir a lavanderia em sua cozinha é importante pensar nas questões estruturais dessa mudança, pois você precisará de uma estrutura hidráulica e elétrica que dê conta de todos os itens em um só espaço. 

Você precisará de tomadas individuais para máquina de lavar, secadora, fogão, geladeira e outros eletrodomésticos de uso cotidiano. Por segurança, é muito importante que esses itens tenham suas tomadas individuais, para que não haja sobrecarga de energia. Além disso, atente-se para uma estrutura hidráulica que dê conta da vazão de água para sua pia e para sua máquina de lavar e secar, para que cada uma tenha a sua estrutura independente, já que são de usos bem distintos.

Pode parecer assustador, mas conte com a ajuda de um profissional para essa tarefa de criar pontos de energia e inserir a tubulação hidráulica, assim seu projeto ficará do jeitinho que você quer. De todo modo, essa parte precisa ser a primeira a ser idealizada, para que os outros móveis se adaptem a essas demandas.

 Lavanderia na cozinha em espaço amplo e com tons de brancoLavanderia na cozinha em espaço amplo e com tons de branco.

Móveis planejados para cozinha com lavanderia

Os móveis planejados são perfeitos para espaços pequenos, pois assim você consegue adaptar a marcenaria às suas necessidades, bem como as diferentes estruturas da sua casa. Uma viga diferente ou uma curvatura na parede, todas essas coisas podem ser integradas e adaptadas quando há um projeto de mobiliário planejado, incluindo armários, bancada e estantes.

Com os móveis planejados é possível criar delimitações para que você entenda o que é espaço de sua cozinha e o que é espaço de sua lavanderia, assim você consegue deixar tudo mais organizado e evitar a bagunça no cotidiano. Uma solução em alta é colocar os itens de lavanderia dentro de armários e nichos, assim eles ficam integrados ao espaço e podem ficar “escondidos” quando você achar necessário.

Máquina de lavar dentro de armário em cozinhaLava & Seca Electrolux Mini Duo dentro de armário na cozinha.

Mantenha a organização de sua cozinha com lavanderia

Para que esse espaço seja funcional, é importante manter uma rotina de cuidados e de higiene, pois você não quer gordura em suas roupas, nem pelinhos das roupas voando para seus alimentos. É preciso separar os momentos de uso, para que você consiga aproveitar ao máximo do espaço. Além disso, criando o hábito de higienizar o ambiente logo após o uso, você não terá dores de cabeça, pois a sua cozinha já fica pronta para outras atividades.

Cozinha com lavanderia: funcional sem perder o seu estilo

Para unir a cozinha com a lavanderia é importante criar um espaço que seja funcional, mas que ainda assim reflita a sua personalidade e o seu estilo. Mesmo com um espaço pequeno, essa pode ser uma área aconchegante, em que cozinhar e lavar as roupas sejam momentos agradáveis e de cuidado com você e sua família.

Por isso invista em cores que sejam confortáveis e inspiradoras para você. Incluir itens decorativos e plantas também pode ser uma boa! Se o seu espaço é aberto, unindo sala e cozinha, vale ficar atento aos detalhes de decoração, para que tudo converse; nesse caso, também vale ficar atento aos itens que delimitam cada cômodo, com cores e móveis limítrofes. 

Lava & Seca Electrolux Mini Duo em cozinha modernaLava & Seca Electrolux Mini Duo em espaço moderno de cozinha. 

Enquete

Você prefere utilizar a máquina de lavar em qual ambiente da casa?

Resultados... Banheiro: 33% Área de serviço: 33% Cozinha: 33%

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas