apresentado por

Electrolux

Homepedia
O estilo e o tamanho do espaço são determinantes para escolher

Cozinha com coifa ou depurador: qual é melhor para sua casa?

O estilo e o tamanho do espaço são determinantes para escolher

Coifas e depuradores são elementos que chamam muito a atenção na cozinha. Além de complementar o décor e dar um ar moderno, os itens têm uma função importante: filtrar o ar do ambiente e ajudar na eliminação de odores, fumaça e gordura. A escolha ideal para a cozinha dependerá do espaço e estilo do ambiente. Saiba abaixo as diferenças e particularidades dos dois aparelhos. 

Depurador 

Indicado principalmente para cozinhas pequenas ou apartamentos, esse eletrodoméstico filtra o ar e o devolve limpo para o ambiente. Funciona assim: a gordura passa por um filtro de alumínio ou inox, que a transforma do estado gasoso para o sólido – por isso, é preciso trocá-lo periodicamente. 

Além disso, suaviza o odor e a fumaça, pois são absorvidos pelo carvão ativado existente no filtro. O bacana desse item é que você não precisa fazer reforma para instalá-lo, ao contrário do que aconteceria com um exaustor. Basta encaixar na parede acima de seu fogão, a exemplo do modelo Depurador 80cm de Parede Inox (DE80X), da Electrolux. 

Cozinha com depurador de 80 cm de parede feito de inox, da Electrolux (DE80X)Depurador de parede de inox, da Electrolux

Coifa

Esse aparelho funciona tanto na função de depurador quanto na de exaustor. Para a segunda opção é necessário ter uma saída externa, pois a coifa joga o ar quente e gorduroso para fora do ambiente e traz o ar frio externo para dentro. Ideal para cozinhas maiores, o item que elimina o cheiro de gordura e a fumaça, existe em dois modelos: de ilha ou de parede.

Para garantir um melhor desempenho, as coifas devem ser ligadas com cinco minutos antes de você começar a preparar a comida. Durante o funcionamento do aparelho, o ideal é que as janelas fiquem fechadas. Quando terminar o preparo, deixe a coifa ligada por mais 10 minutos, pois assim você conseguirá um resultado melhor na filtragem do ar. 

Na hora de escolher a coifa, o ideal é analisar quantos queimadores tem em seu fogão ou cooktop: se forem quatro, opte por uma de 60 cm. Já se tem de cinco a seis, o ideal é uma de 90 cm a 1,20 m.

Coifa- de lha de 90 cm, da Electrolux, Blue TouchCoifa de ilha Blue Touch, da Electrolux

Coifa de ilha

Quase como em um filme americano, esse eletrodoméstico é instalado no centro da cozinha, deixando o ambiente com um toque sofisticado. A Coifa de Parede Blue Touch Electrolux (90CTS), por exemplo, tem função exaustor e depurador, e um timer para desligar, evitando que ela seja esquecida ligada.

Coifa de parede 

Pensada para fogões ou cooktops mais tradicionais, ela é instalada na parede e tem tudo a ver com as cozinhas clássicas. 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Cozinha com ilha: uma seleção de ambientes para você se inspirar

    Produto 1
    Cozinha

    Cooktop a gás, elétrico ou por indução. O que é melhor?

    Produto 1
    Cozinha

    Armário de cozinha: 4 tipos para ambientes pequenos

Publicidade Publicidade Home