apresentado por

Electrolux

Homepedia
Limpar forno dá trabalho? Não mais! Descubra uma solução caseira simples para eliminar toda gordura do seu ele

Como tirar gordura do forno?

Limpar forno dá trabalho? Não mais! Descubra uma solução caseira simples para eliminar toda gordura do seu eletrodoméstico sem esforço.

Ter um forno em casa pode ser um grande adianto para quem prioriza uma comidinha caseira caprichada. Essencial na rotina, o eletrodoméstico ajuda no preparo de receitas diversas, como a suculenta costelinha de porco ou versões menos calóricas de quitutes que, muitas vezes, são fritos. De modo geral, seja elétrico ou a gás, ter um forno em casa pode ser uma grande vantagem.

 forno aberto exibe torta em seu interior

Justamente por estar em constante contato com gordura em um espaço com pouca ventilação, o forno tende a dar um trabalhinho na hora da limpeza, isso porque nem todos contam com Proteção Antiaderente no seu interior, como o Forno Elétrico de Embutir 80L Inox (OE8MX) (o que facilita, e muito, na hora da limpeza). Confira a seguir truques simples e infalíveis para deixar o seu forno como novo.

Limpeza do forno com bicarbonato de sódio e vinagre

 recipientes com substâncias para limpeza de forno

Ingredientes

¾ de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de vinagre

1 colher de sopa de água

Modo de fazer

Em um recipiente misture o bicarbonato, vinagre e água, exatamente nessa ordem. Com uma esponja passe a solução pela porta de vidro do forno engordurado. Coloque um refratário com água no forno, feche e deixe agir por 45 minutos à 180 graus. Por último, desligue e, com o forno ainda quente, passe a esponja com cuidado pela região. Você notará que a sujeira sairá por completo, pois a mistura puxará a gordura do forno e em minutos você vai conseguir tirar todo grosso, basta um pano úmido para ver tudo limpinho de novo, com se tivesse acabado de sair da loja.

Mão limpa forno com esponja

Como manter o forno sempre limpo

Para manter o seu eletrodoméstico sempre limpo, é recomendável que a limpeza seja feita com periodicidade. O ideal é que não fique muito tempo sem limpar depois de ter preparado as receitas. Por isso, quando a gordura nem estágio muito avançado, um desengordurante específico ou até mesmo o detergente já dão conta do recado. 

 Forno Elétrico de Embutir Electrolux com 59 Litros Preto (OE60M) e Micro-Ondas de Embutir com Função Grill e Painel Blue Touch Electrolux (MB38P) em cozinha planejada

Não há grandes mistérios, tanto para a limpeza da parte superior do fogão, quanto para peças do forno. Basta esfregar detergente ou sabão neutro e tirar o excesso com um pano de microfibra limpo e seco. Em casos mais críticos, você pode optar por esfregar com palha de aço uma solução composta por 500ml de água morna, bicarbonato de sódio, ½ de vinagre branco e gotas de limão. 

Publicidade Publicidade Home