apresentado por

Electrolux

Homepedia
Forno cheio de sujeira e gordura, nem pensar! Veja dicas caseiras e fáceis para deixá-lo brilhando outra vez

Como limpar forno de um jeito fácil?

Forno cheio de sujeira e gordura, nem pensar! Veja dicas caseiras e fáceis para deixá-lo brilhando outra vez

Para quem gosta de cozinhar, ter um forno em casa é essencial. O eletrodoméstico ajuda, e muito, no preparo de deliciosas receitas e é um verdadeiro quebra-galho para versões assadas de quitutes que geralmente são fritos. Os modelos no mercado são inúmeros, inclusive, hoje se encontra com facilidade opções de forno embutido.

Em geral, seja elétrico ou a gás, ter um forno em casa pode ser uma grande vantagem; entretanto, por estar em constante contato com gordura em um espaço com pouca ventilação, costuma dar trabalho na hora da limpeza. O acúmulo de resíduos, com o tempo, tende a prejudicar o bom funcionamento e, até mesmo, a durabilidade do aparelho. Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas que podem ajudar muito na tarefa, descubra a seguir como limpar o forno sem dramas

Como tirar gordura do forno

Ingredientes

1 xícara de vinagre branco

1 xícara de água

2 colheres de bicarbonato de sódio

Detergente neutro

Esponja

Papel toalha

Forma de alumínio ou vidro

 superfície com elementos diversos, são eles: limão, esponja, talheres e pote com substância em pó

 

Como fazer

Despeje o vinagre, a água e o bicarbonato no recipiente que escolheu para ir ao forno; com o forno desligado da tomada, retire todas as peças e, com o lado macio da esponja, aplique parte da mistura sobre todo interior do forno, atenção para não deixar que o líquido caia nas frestas. Em seguida, com as sobras da mistura na forma, ligue o forno e deixe a solução ferver a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Com cuidado, retire a forma e esfregue o forno ainda morno com detergente no lado macio da esponja; para finalizar e deixa-lo brilhando, umedeça o papel toalha com um pouco de detergente e passe por todo interior.

 Mão limpa forno engordurado

 

Como limpar as peças do forno

Ingredientes

500ml de água quente

Bicarbonato de sódio

½ xícara de vinagre branco

Gotas de limão

Palha de aço

Papel toalha

Como fazer

Depois de deixar os bicos, grelhas e queimadores em contato e de molho com a mistura por 5 minutos, esfregue-os com palha de aço e seque com papel toalha.

 Mão limpa forno com pano 

 

Dicas extras

  • A solução aplicável às peças do forno também pode ser usada em outras partes do fogão, como para limpar boca de fogão, por exemplo;
  • Outra dúvida muito comum é relativa a como limpar o micro-ondas, existem diversas receitas populares, mas nem todas são confiáveis por conter produtos abrasivos. O mais recomendável é fazer a limpeza logo após o uso: tire da tomada, passe um pano úmido com detergente neutro e depois seque com um pano macio.
  • De modo geral, o melhor é fazer a limpeza regularmente, logo após o uso. Assim, a gordura não ficará mais encrostada e sairá com mais facilidade.

 Forno aberto, mão retira vidro da porta do eletrodoméstico

 

Publicidade Publicidade Home