apresentado por

Electrolux

Homepedia
Saiba o que é necessário para instalar um cooktop e encher a sua cozinha de estilo

Como instalar cooktop a gás, elétrico ou por indução

Saiba o que é necessário para instalar um cooktop e encher a sua cozinha de estilo

Os cooktops se tornaram o desejo de muitos em sua cozinha, já que são práticos, ocupam pouco espaço e dão ar moderno a qualquer decoração. 

O eletrodoméstico é um fogão que não tem forno acoplado e pode ser instalado em diferentes superfícies, como na bancada na ilha de sua cozinha. Há três tipos de cooktops, a gás, por indução e elétrico, e sendo assim, cada um tem suas especificidades de instalação. 


Homepedia preparou um material para que você entenda as diferenças na instalação de cada um deles e assim possa escolher o que melhor se adapta ao projeto de sua casa. Confira abaixo.

Escolhendo a superfície de instalação de seu cooktop

Antes de pensar em qual dos três tipos é o mais adequado para a sua cozinha, tenha em mente que o cooktop precisa de uma base resistente, que pode ser de concreto ou de alguma pedra de sua escolha, com tamanhos específicos para ser instalado, dependendo do número de bocas. O cooktop se encaixa super bem em cozinhas planejadas, mas para isso é preciso ficar atento as medidas do cooktop que você tem interesse em comprar. 


É interessante que você opte por um ambiente com circulação de ar para a instalação de seu cooktop. Uma ótima opção é já pensar em um exaustor que case com o tamanho de seu cooktop e possa dar vazão para o calor do equipamento.

 

Boca com tripla chama: Cooktop 5 bocas Electrolux a Gás (GC75V), da ElectroluxCooktop 5 bocas Electrolux a Gás (GC75V), com tripla chama.

Como instalar cooktop elétrico


A instalação dos cooktops elétricos é feita facilmente, basta ligá-lo à tomada, já que não utilizam gás e, por isso, não geram chama. Mas lembre-se que essa tomada deve ser de uso exclusivo de seu cooktop, nada de extensões ou adaptadores. Por segurança, se sua tomada for antiga, vale instalar uma mais moderna e potente, capaz de sustentar o seu eletrodoméstico.

 

 

Cooktop de Indução 4 Zonas (IC60), da Electrolux, com timer de desligamentoCooktop de Indução 4 Zonas (IC60), da Electrolux, com timer de desligamento.

Como instalar cooktop à gás

No cooktop a gás, a instalação depende de alimentação por gás encanado ou botijão de gás, o que definirá a localização do seu equipamento. É necessário que haja uma tomada exclusiva próxima ao seu cooktop e que ele se encaixe perfeitamente no espaço pré-definido para encaixe. Depois disso, é só fazer a ligação do gás e ligá-lo na tomado. Por segurança, pode ser importante falar com a sua companhia de gás para finalizar a instalação.

cooktop-gas-como-instalar-electroluxCooktop 5 bocas Electrolux a Gás (GC75V).

Como instalar cooktop de indução

A instalação do cooktop de indução precisa ser feita por um especialista, pois recomenda-se que seja feita uma ligação por conexão direta com a fiação da sua residência. Com isso, a fiação vem direto de seus disjuntores para o cooktop, por isso é importante analisar corretamente o local de instalação previamente. Depois dessa ligação feita, você já pode usar seu cooktop à vontade.

 

cooktop-inducao-pequeno-como-instalarCooktop Dominó 2 Zonas de Indução (IC30) e Panela Infinite Amplicoock Electrolux.

Fique atento aos detalhes da instalação de um cooktop

Lembre-se que o cooktop precisa de uma superfície específica de instalação e essa deve ser medida para que não hajam erros ou problemas na sua cozinha. Para isso, confira corretamente as medidas do produto que você irá comprar e confira as demandas de instalação dele, assim você já pode adaptar a sua fiação e/ou tomadas antes mesmo da chegada do produto.

cozinha-planejada-instalar-cooktopCozinha planejada com Cooktop a Gás 5 Queimadores Inox (GF75X).

 

Caso você interesse de instalar um forno, por exemplo, abaixo de seu cooktop, é preciso conferir as indicações do fabricante de distâncias e cuidados, para que um produto não interfira ou superaqueça o outro.

Você já sabe as diferentes possibilidades de instalação, porém ainda tem dúvidas sobre os diferenciais de cada produto? Então confira mais informações sobre os cooktops a gás, elétricos e de indução

 

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Cooktop a gás, elétrico ou por indução. O que é melhor?

    Produto 1
    Cozinha

    Como limpar cooktop inox?

    Produto 1
    Cozinha

    Saiba como limpar cooktop de vidro

    Produto 1
    Cozinha

    Cozinha com cooktop: utensílios que vão facilitar sua vida

    Produto 1
    Gastronomia

    4 vantagens de ter cooktop de indução em casa

    Produto 1
    Gastronomia

    Cooktop de indução: saiba quais são os benefícios dessa tecnologia

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas