apresentado por

Electrolux

Homepedia
Um infográfico mostra todas as áreas de geladeira e o que pode guardar em cada uma delas para conservar seus a

Como guardar os alimentos na geladeira corretamente?

Um infográfico mostra todas as áreas de geladeira e o que pode guardar em cada uma delas para conservar seus alimentos da melhor forma. Veja as dicas a seguir

Uma alimentação mais saudável inclui alimentos frescos e comida feita em casa, por isso mesmo a geladeira é a sua auxiliar na hora de armazenar suas compras da melhor forma, evitando desperdício de comida. Para isso, saber organizar sua geladeira é essencial. Além de conservar a comida, você ganha uma cozinha prática e funcional para encontrar tudo o que você precisa quando for usar. Você sabe como guardar os alimentos na geladeira? 

Gavetão de legumes da geladeira com tomate, alface, cenoura e pimentão

Cada parte da geladeira possui uma temperatura, por isso mesmo é importante ter atenção na hora de organizar os alimentos dentro do eletrodoméstico para que eles durem mais e fiquem sempre gostosos. Para te ajudar nessa tarefa, Homepedia preparou uma espécie de manual, para que a sua geladeira fique sempre organizada, sem odores desagradáveis e sem desperdício de alimentos. Confira.

O que pode guardar na geladeira?

Na hora de começar a organizar sua geladeira, é importante pensar em quais embalagens podem ou não ir no aparelho. A regra básica é: todos os alimentos que foram abertos devem ser retirados de suas embalagens originais e guardados em potes plásticos ou de vidro. Não deixe latas ou embalagens plásticas abertas na geladeira, isso pode causar a contaminação dos alimentos em seu refrigerador e ainda pode aumentar a probabilidade de odores ruins.

 Conjunto de Potes Herméticos de Plástico da Electrolux com legumes e macarrão prontos para irem à geladeira Conjunto de Potes Herméticos de Plástico da Electrolux.


Uma boa dica para auxiliar na organização da geladeira é optar por potes de uma mesma coleção ou de formatos parecidos, como potes quadrados ou retangulares. Essa escolha facilitará na hora de encaixar os potes na geladeira, para que se aproveite melhor o espaço. Uma boa opção é o Conjunto de Potes Herméticos de Plástico da Electrolux, que podem ir do freezer para geladeira - e depois para lava-louças.

Como guardar saladas frescas na geladeira?

Para guardar folhas e verduras no refrigerador e mantê-las frescas por mais tempo a dica é simples: chegou da feira ou do supermercado, já retire as folhas da embalagem plástica e lave direitinho, fazendo todo o seu processo usual de higienização. Seque bem as folhas e guarde em uma embalagem bem vedada, como os potes de fechamento hermético, assim elas duram mais e ficam prontas pra consumo. 

Alface é lavado em água corrente antes de ser armazenado na geladeira

 

Como organizar os alimentos na geladeira?

Cada espaço da geladeira possui uma temperatura, e isso irá influenciar na organização de seus alimentos. A porta da geladeira, por exemplo, está sujeita a mudanças constantes de temperatura, já que iremos abrir e fechá-la diversas vezes. Por isso não se recomenda que ovos sejam armazenados na porta, já que eles enfrentarão essa oscilação de temperatura e ainda sofrerão com o movimento, que pode ocasionar quebras ou rachaduras. Na porta da geladeira, o ideal é que se guarde bebidas, sucos e condimentos.

Pessoa guarda chá na porta da geladeira Electrolux

Na parte inferior da geladeira, onde a temperatura é mais amena, o ideal é que se guardem as verduras e legumes, por isso mesmo a maioria dos refrigerados já inclui um gavetão nessa área. Algumas frutas também podem ficar nesse espaço, porém é preciso analisar caso a caso; melancia, mamão e melão, por exemplo, podem durar mais se guardados na área do meio da geladeira. Esse espaço central também é ideal para guardar potinhos com alimentos já cozidos, sobras e outros itens que não precisam de tanto frio.

Na área superior, a mais fria, é onde se deve guardar carnes, frios, doces e outros itens que precisam de mais refrigeração. Nessa área também podem ser armazenados os ovos. Use o dispenser de ovos de sua geladeira, é mais seguro e higiênico do que colocar os ovos com as caixinhas que vieram da rua.

infográfico como organizar alimentos na geladeira corretamente 

Como evitar odores na minha geladeira?

Para manter a geladeira cheia e não sofrer com odores desagradáveis, é fundamental que você guarde todos os alimentos bem fechados e vedados. Além disso, é importante ficar atento aos prazos de validade dos itens que você armazena na geladeira. Identifique os potinhos com a data de validade dos itens industrializados que você retirar da embalagem original. No caso de alimentos preparados em casa, a regra é cerca de 48 horas de durabilidade na geladeira, por isso fique atento. 

Pessoa limpa a parte interna da geladeira passando pano úmido no gavetão de legumes

Publicidade Publicidade Home