apresentado por

Electrolux

Homepedia
Torneira monocomando, elétrica, de mesa, de parede: preparamos um material que irá facilitar a sua compra

Como escolher torneira para cozinha?

Torneira monocomando, elétrica, de mesa, de parede: preparamos um material que irá facilitar a sua compra

Na hora de planejar a cozinha ou mesmo chegar na casa nova, são muitos detalhes para se atentar. Após escolher os eletrodomésticos e eletroportáteis ideais, existem outros utensílios importantes que podem agregar charme na decoração do ambiente. Por isso, Homepedia quer te ajudar na escolha da torneira para a cozinha. Parece algo simples, mas para chegar na torneira ideal, não basta saber se ela será de parede ou de bancada, é preciso levar outros fatores em consideração. Com diversos tamanhos, modelos, tipos de fechamentos e funcionalidades, escolher a melhor torneira pode ser uma decisão difícil. Veja o material que preparamos a seguir e tire suas dúvidas.

Criança lava cenouras em torneira com água corrente

Tipos de torneira para cozinha

Podemos dividir as torneiras para cozinha em quatro tipos quando pensamos na forma como abrimos a torneira, isto é, o sistema de abre e fecha de cada modelo:

1. Torneira com MVS comum: esse é o modelo clássico da torneira, em que você gira o registro para abertura total, dando voltas de até 360 graus. É um dos modelos mais comuns nas casas brasileiras, pois é acessível. O ponto negativo dessa torneira é que ela pode se desgastar mais facilmente depois de tantas voltas e precisará ser vedada novamente, por isso mesmo a sua sigla MVS, que significa “mecanismo de vedação substituível”. 

Torneira com MVS comum em pia brancaTorneira com MVS comum.

2. Torneira com mecanismo ¼ de volta: o abre e fecha da torneira é feito em um ângulo de 90 graus, isto é, você faz um movimento de ¼ de volta e a torneira já será aberta. Esse modelo está cada vez mais presente nas casas brasileiras, pois gera menos desgaste que a torneira com MVS comum. Além disso, essa torneira possui certo charme na sua bancada. E por fim, sua praticidade fala mais alto, pois basta um toque e ela já está em pleno funcionamento. 

Torneira com mecanismo ¼ de volta em cozinha branca simplesTorneira com mecanismo ¼ de volta.

3. Torneira com misturador: essa é a opção de torneira para quem tem água quente e fria em casa e possibilita que abrindo os dois registros simultaneamente você possa regular a temperatura. Esse modelo necessitará de uma instalação elétrica ou a gás, porém traz muito mais comodidade na hora de lavar as louças sujas naqueles dias mais frios em que ninguém quer colocar as mãos na água gelada.

 Torneira com misturador em pia branca, com armários em azul escuro.Torneira com misturador.

4. Torneira monocomando: esse é o modelo com cara mais industrial, que traz a água quente e fria em um único toque da sua mão. Com um único comando você consegue controlar a temperatura da água, bem como a sua pressão. Além disso, os modelos mais robustos contam com duas torneiras, uma que que libera a água da forma comum e outra que funciona como uma espécie de ducha, ideal para lavar legumes e alimentos, por exemplo. 

 Torneira monocomando de estilo industrial em cozinha brancaTorneira monocomando de estilo industrial. 

Torneira de mesa ou de parede?

Além de conhecer os diferentes modelos de abertura de uma torneira, é importante entender o seu projeto de cozinha, pois há modelos de torneira que serão instalados diretamente na parede de sua casa e outros que serão instalados na bancada da pia, com a tubulação passando por baixo da bancada. 

Para não ter erro, é importante saber onde está a instalação de água de seu espaço. Às vezes, vale a pena até mesmo investir em adaptações dessa instalação d’água, para que a sua torneira fique em uma altura mais confortável para você, pois é importante que se consiga lavar itens como panelas e formas de forma tranquila, sem apertos.

 Família lava verduras em pia branca com torneira preta 

Na hora de conferir esses detalhes, é importante se atentar também às instalações elétricas, caso você queria uma torneira multitemperatura. Mais modernos, esses modelos possibilitam uma regulagem simples da água, indo do frio ao quente, incluindo opções intermediárias de calor. Para isso, é preciso ter uma instalação elétrica que dê conta de toda a demanda energética. 

A sua torneira é muito mais que um item funcional

A torneira é um ponto importante da decoração da cozinha, por isso, além das questões técnicas já citadas, é muito importante pensar em como ela se comunicará com o restante do décor. Uma cozinha mais moderna pedirá uma torneira mais high-tech, por exemplo, assim como uma cozinha de ar mais vintage pode pedir um torneira mais discreta. 

 Pia de inox em estilo industrial com torneira monocomando

Ao dar atenção e importância para a escolha da torneira da pia da cozinha, você evita arrependimento e garante um item durável e de qualidade.

Publicidade Publicidade Home