apresentado por

Electrolux

Homepedia
Um dos itens essenciais da cozinha, veja as diferentes funcionalidades e como cuidar do eletrodoméstico, o que

Tudo sobre micro-ondas: como escolher o seu?

Um dos itens essenciais da cozinha, veja as diferentes funcionalidades e como cuidar do eletrodoméstico, o que colocar e como limpar

O forno micro-ondas é um eletrodoméstico que facilita a vida moderna. Nele é possível não apenas aquecer e descongelar alimentos, mas também cozinhar e grelhar seus pratos preferidos. Por mais que o micro-ondas seja um item presente em muitos lares, quando ele foi criado, seu uso era mais comum em cozinhas industriais. 

A seguir você encontra diferentes informações sobre o uso do micro-ondas. 

O que é um micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico projetado para aquecer, descongelar e cozinhar os alimentos de forma mais rápida que o fogão. Seu funcionamento é feito a partir do envio de ondas de calor eletromagnéticas, capazes de aquecer o interior dos alimentos. Ao contrário dos fornos tradicionais, o micro-ondas cozinha os alimentos por dentro. Quando foi criado, seu uso se dava principalmente em cozinhas industriais, no entanto, atualmente, o uso do micro-ondas em residências cresceu consideravelmente.

 mão colocando assadeira com legumes no micro-ondas

Como o forno de micro-ondas funciona?

O micro-ondas funciona a partir do envio de ondas eletromagnéticas, que fazem com que as moléculas de dentro do alimento vibrem. Com a agitação dessas moléculas é esperado que ocorra um atrito entre elas, produzindo assim calor e aquecendo o alimento que estiver no micro-ondas. Os fornos de micro-ondas contam com um circuito elétrico projetado para fazer uso da energia das micro-ondas para o cozimento de alimentos.

A energia elétrica fornecida a esse circuito é utilizada para gerar o calor do micro-ondas. Essas ondas são conduzidas para o interior do forno através de aberturas laterais dentro do forno. Elas não ultrapassam as paredes de metal do forno, mas podem ultrapassar materiais como vidro, porcelana, plástico papel toalha e utensílios especiais para micro-ondas. 

dedo apertando botão de painel de micro-ondas inox

Quando a porta é aberta, o forno para automaticamente de produzir essas micro-ondas. A energia de micro-ondas é completamente convertida em calor quando entra nos alimentos, não deixando nenhum tipo de energia residual sobre eles.

Benefícios do micro-ondas

Existem diferentes benefícios no uso do micro-ondas. Veja a seguir: 

- Facilidade no momento de aquecer, descongelar e até mesmo cozinhar alimentos;
- Não suja o ambiente, não solta fumaça enquanto funciona e não respinga óleo de fritura;
- Economiza o uso de louças, pois o mesmo recipiente que é usado para aquecer, também pode ser servido à mesa;
- Maior eficiência utilizando pouco espaço da cozinha.

prato de sopa no micro-ondas

Funcionalidades do forno micro-ondas

Assim como outros eletrodomésticos existem diferentes tipos de micro-ondas, com capacidades de armazenamento, tamanhos, designs e funcionalidades diferentes. Antes de adquirir um micro-ondas é importante saber qual é o seu tipo de necessidade para fazer a melhor escolha. A seguir, listamos algumas diferentes funcionalidades que você encontra em um micro-ondas.

Facilidades na hora de limpar

Dependendo do tipo de prato e a temperatura, resíduos de alimento podem se fixar às paredes do micro-ondas, dificultando a limpeza. Como forma de prevenir esse tipo de problema, alguns modelos contam com o recurso “Limpa Fácil”, no qual é expelido um vapor interno, simplificado a tarefa de  limpar seu micro-ondas.

mão com luva lilás limpando porta do micro-ondas

Função Tira-Odor

Da mesma forma, é comum que o micro-ondas fique com odores indesejáveis em seu interior, dependendo do tipo de alimento preparado. Quem nunca ficou com a casa cheirando a pipoca? Para reduzir esses odores, existem modelos capazes de filtrar cheiros indesejáveis.

Gratinar, grelhar e dourar alimentos

Engana-se quem pensa que o micro-ondas são úteis apenas para aquecer e descongelar alimentos. Atualmente existem modelos que contam com recursos para dourar e gratinar alimentos, proporcionando um toque a mais de sabor aos pratos, sem maiores esforços. 

cozinha móveis brancos e micro-ondas inox na prateleira de cima

O Micro-Ondas cor Prata com Painel Touch On Glass e Função Grill Electrolux (ME41X) possibilita dourar os alimentos, deixando-os crocantes por fora e macios por dentro. Além disso, ele conta com interior feito de inox, que possibilita que a limpeza de respingos de alimentos seja facilmente removida. 

Fritar alimentos

O micro-ondas também pode ser usado para fritar alimentos. Alguns modelos contam com a função AirCook, que, através do ar quente, frita seus alimentos de maneira mais saudável e saborosa, sem o uso de óleo.

O que levar em consideração no momento de comprar um micro-ondas

Capacidade do aparelho

Para quem usa pouco ou mora sozinho, um micro-ondas com até 20 litros de capacidade pode ser uma boa opção. É um tipo compacto, que não ocupa muito espaço na cozinha e funciona bem para o preparo de receitas rápidas e individuais. Já os modelos até 30 litros(que abrange as categorias Compact e Mid) são indicados também para quem mora sozinho ou para pequenas famílias.

Os micro-ondas de categoria Família são produtos maiores  com capacidade de 31 a 35 litros, que permitem o cozimento de pratos um pouco mais elaborados, além das receitas pré-programadas. Para aqueles que cozinham frequentemente no micro-ondas, preparam receitas mais elaboradas e em grandes quantidades, existem também modelos maiores de 35 litros.

Potência

É necessário considerar a força para emissão de calor do aparelho. De forma que quanto maior for a potência do micro-ondas, menos tempo ele levará para o preparo dos alimentos. Se houver a intenção de preparar receitas mais elaboradas, pode-se considerar um modelo de micro-ondas com potência de 1000 watts. 

prato giratório do micro-ondas

Funcionalidades

Conforme explicamos anteriormente, os aparelhos de micro-ondas possuem diferentes recursos que visam facilitar o uso e preparo dos alimentos. Se você pretende cozinhar pratos mais simples, pode escolher um modelo com as funções básicas. No entanto, se pretende ousar mais e deseja grelhar e até mesmo fritar alimentos, pode adquirir um modelo que seja compatível com essa necessidade. 

Espaço

O local onde o micro-ondas será instalado é um critério importante a ser considerado antes de escolher o produto. Por isso, anote as medidas do espaço em que o eletrodoméstico será instalado, para não ter problemas futuros na hora de instalar o micro-ondas. 

O que não pode ir no micro-ondas

Existem alguns tipos de materiais que em contato com o calor das ondas podem ser danificados, aumentando o risco de acidentes e também prejudicando o funcionamento do aparelho. Veja a seguir quais são os materiais que não podem ir no micro-ondas

infográfico com tipos de materias que não podem ir ao micro-ondas

Como é a instalação de um forno de micro-ondas

De acordo com o Inmetro a instalação do forno de micro-ondas deve seguir os seguintes critérios: 

- Primeiramente deve ser escolhido o local para instalação do forno de micro-ondas. Esse local deve ser ventilado, longe de raios solares ou fontes de calor, como fogão ou forno, e umidade, como geladeira e torneiras, e longe de aparelhos de TV e de rádio, pois poderão sofrer a interferência;
- Em seguida, em uma superfície sólida e plana, acomode o micro-ondas no local escolhido;
- Respeite as distâncias mínimas exigidas pelo fabricante, de modo que a saída de ar não seja obstruída, o que reduziria o rendimento e provocaria o superaquecimento do aparelho. Geralmente o ideal é deixar 10 cm de distância das laterais e em cima e 15 cm de distância entre o aparelho e a parede;
- Conecte o micro-ondas na tomada. Lembre-se de checar se a voltagem do aparelho é compatível com a rede elétrica e escolha uma tomada para conectar o micro-ondas.

Como limpar o forno de micro-ondas

Para garantir a conservação do aparelho, o usuário deve, quando for limpá-lo:

- Retirar o plugue da tomada;
- Usar somente pano úmido com sabão ou detergente neutro (limpeza interna);
- Nunca usar produtos abrasivos, sabão em pasta ou removedores, por exemplo, a fim de evitar danos ao produto;
- Aquecer uma pequena jarra com água por 3 a 4 minutos na potência máxima para remover resíduos mais difíceis;
- Limpar imediatamente qualquer líquido ou alimento derramado dentro do forno para evitar manchas

 limpeza do prato giratório do micro-ondas

Recomendações de segurança para uso do micro-ondas

- Não ligue o forno de microondas se ele estiver vazio. Recomenda-se a utilização de um copo com água no seu interior quando ele não estiver em uso, caso o forno seja acionado acidentalmente;
- Não utilize o interior do forno para secar roupas ou guardar utensílios;
- Não utilize o forno se a dobradiça, o trinco ou a vedação da porta estiverem danificados;
- Não utilize o forno em ambientes externos;
- Use sempre luvas térmicas para retirar os alimentos de dentro do forno para evitar queimaduras;
- Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, salsicha, pimentão, etc, devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao forno, pois poderão explodir;
- Embalagens totalmente fechadas não devem ser aquecidas no forno, pois poderão explodir;
- Alimentos com pouca umidade, como amendoim, pão, etc, não devem ficar muito tempo dentro do forno, pois poderão inflamar-se. Se isso acontecer, retire o plugue da tomada e mantenha a porta do forno fechada até que a chama se apague;
- Não coloque qualquer objeto entre a porta e o batente do forno, nem permita que resíduos de alimentos ou outros detritos acumulem-se nas superfícies das travas de segurança para não prejudicar a vedação do forno;
- Quando aquecer alimentos para bebês e crianças, como mamadeiras, por exemplo, certifique-se de que a temperatura do alimento esteja adequada antes de serví-lo, evitando o risco de queimaduras;
- No aquecimento de líquidos, é possível que ocorra o fenômeno da erupção retardada, ou seja, alguns segundos após o término da operação, o líquido pode entrar em ebulição, em função do choque térmico, espirrar e causar queimaduras;
- Não utilize recipientes metálicos, nem com detalhes em metal, pois o metal reflete as microondas, prejudicando o desempenho do aparelho, podendo causar faiscamentos que danificam a cavidade do forno.

colocando assadeira no forno do micro-ondas

 

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa