apresentado por

Electrolux

Homepedia
As chamas do seu fogão não têm acendido corretamente? Ele pode estar entupido. Veja a seguir dicas simples par

Como desentupir boca de fogão?

As chamas do seu fogão não têm acendido corretamente? Ele pode estar entupido. Veja a seguir dicas simples para desentupir os jatos de gás de seu fogão.

O fogão entupiu, e agora? Para quem faz uso constante do seu fogão, é comum que gordura, sujeira e até restos de alimentos causem entupimento nos buraquinhos por onde o fogo sai em cada trempe de fogão. A melhor maneira de evitar que a sujeira se acumule é manter a periodicidade da limpeza do eu fogão. O ideal é que sua cozinha esteja sempre organizada, que não deixe acumular restos de alimento no eletrodoméstico. Caiu algo? Com atenção para não se queimar, remova cuidadosamente o que for possível na hora. E se, por algum motivo, não acender mais? Bom, confira a seguir como desentupir a boca de fogão.

Como identificar se o fogão está entupido

Quando há interferência no caminho do gás, as chamas costumam ficar amareladas, e não azuis, como são em sua normalidade. Outra forma de identificar o entupimento, dessa vez por completo, é girar o botão, sentir o cheiro do gás saindo, mas, ainda assim, não conseguir acender o fogo.

Boca de fogão acesa

Como limpar corretamente a boca do fogão

Com o gás desligado, retire as bocas que não estão funcionando corretamente e verifique se estão sujas. Se sim, remova os resíduos  passando uma esponja levemente umedecida para tirar as sujeiras mais difíceis e depois passe um pano seco. Recoloque e tente acender novamente.

Mãos limpam fogão

Utilize agulha para desentupir a boca do fogão

Caso o problema persista, a solução pode ser bem simples. No mercado, é possível encontrar pequenas peças similares a uma agulha que são específicas para desentupir os queimadores. Insira em cada um dos orifícios delicadamente e depois tente novamente ligar o fogo. E ainda, se apenas colocar a agulha não for o bastante, gire a agulha até você perceber que o que estava obstruindo o buraco foi removido. 

agulha-desentupir-fogao-1 

Use o mesmo truque para desobstruir os queimadores do forno entupido

Sim, você também pode utilizar o mesmo truque para desentupir o forno, caso note funcionamento incorreto, com variações nas chamas que prejudicam as suas receitas na hora de assar os alimentos. Basta retirar a chapa que separa o forno do acendedor para ter acesso ao buraco de onde saem as chamas e utilizar a mesma agulha para resolver o problema.

Mãos fazem a limpeza de queimadores de forno

Caso o problema persista, contacte a assistência técnica do fabricante e jamais tente retirar os queimadores sozinho, isso pode prejudicar o funcionamento do fogão definitivamente e, ainda, colocar a segurança dos moradores da casa em risco.

Publicidade Publicidade Home