apresentado por

Electrolux

Homepedia
Para além do arroz e feijão, descubra como preparar mandioca cozida na panela elétrica de maneira fácil

Como cozinhar mandioca na panela elétrica?

Para além do arroz e feijão, descubra como preparar mandioca cozida na panela elétrica de maneira fácil

Aipim, macaxeira, maniva, são esses alguns dos nomes pelo qual é conhecido um dos alimentos queridinhos dos brasileiros. Rica em carboidratos, a também popularmente conhecida como mandioca, é fonte de sais minerais e vitaminas, presente no cardápio de muitos. Considerada como um alimento básico, há quem não resista a uma receita com mandioca, mas não saiba ou não tenha tempo livre para prepará-la. Você sabia que é possível preparar essa delícia em uma panela de pressão elétrica? Separamos dicas que certamente vão facilitar esse desafio culinário, confira.    

vasilha com mandioca cozida

Como escolher a mandioca

Para ter certeza de que a mandioca está pronta para cozimento, quebre-a ao meio e confira se o miolo está branquinho ou amarelo. Também se certifique de que ele esteja úmido e sem manchas. A casca também deve estar uniforme e igualmente sem manchas. Um outro truque para saber se a mandioca está pronta para consumo é tentar separar a casca do miolo com os dedos, se ela soltar com facilidade, estará pronta para ser cozida. Para além dos truques, é preciso ficar atento ao período do ano para comprar a melhor safra do alimento: de maio a agosto, época em que é possível encontrá-la fresca e com mais qualidade. 

Mandiocas em cesta de palha

Como descascar e conservar a mandioca

Antes de descascar, lave a casca com água corrente para tirar todo resíduo de terra e sujeira, depois, com uma faca afiada, faça um pequeno corte a partir do miolo (parte branca) e, com a ajuda dos dedos, puxe a casca.

O ideal é comprar a quantidade exata para consumo imediato, mas, caso tenha comprado a mais, basta descascar e colocar em vasilhas cobertas com água na geladeira. Dessa forma é possível conservar por até um mês.

 Mandiocas em pedaços e cozida logo ao lado

Cozinhando a mandioca na panela de pressão elétrica

Descasque e corte a mandioca em pedaços. Uma dica para facilitar ainda mais o cozimento é deixá-la no congelador por 30 minutos e depois colocar direto na água fervente.  O tempo de cozimento da mandioca, normalmente, é de 30 minutos na panela de pressão mas, se depois desse tempo, ela ainda não estiver mole ou no ponto que deseja, troque a água quente por gelada, ligue o fogo novamente e espere pegar pressão novamente. Para agilizar, não salgue a mandioca na hora do cozimento, deixe para salgar na hora do consumo.

Você pode contar com a Panela de Pressão Elétrica 6L 15 Receitas Pré-Programadas (PCC20) para facilitar esse processo. O produto conta com 15 deliciosas receitas pré-programadas em um tempo reduzido, entre elas “mandioca”, o que garante muita praticidade e a versatilidade que você precisa. Basta cobrir os pedaços com água fria e programar. Depois de pronta, é só consumir da maneira que preferir.

Panela de Pressão Elétrica 6L 15 Receitas Pré-Programadas (PCC20)Legenda: Panela de Pressão Elétrica 6L 15 Receitas Pré-Programadas (PCC20)

Enquete

Você conhecia a função de uma panela de pressão elétrica?

Resultados... Sim. Sempre preparo receitas deliciosas com o uso dela.: 33% Não conhecia!: 33% Mais ou menos. Não sabia que era possível tantos preparos com ela.: 33%

Publicidade Publicidade Home