apresentado por

Electrolux

Homepedia
Veja quais são as melhores pedras para bancada, dicas úteis e o que não pode faltar no seu projeto

Balcão para Cooktop: dicas para escolher o seu

Veja quais são as melhores pedras para bancada, dicas úteis e o que não pode faltar no seu projeto

Escolher um balcão para cooktop é uma decisão que precisa considerar alguns fatores, como o modelo de cooktop, o tamanho da cozinha, estética e também preço. Equilibrar essas necessidades ajuda a evitar prejuízos financeiros, perda de tempo e arrependimentos. Se você tem interesse em instalar um cooktop na cozinha e não sabe qual bancada é mais adequada para a sua casa, nós te explicamos como tornar esse momento mais fácil.  

A arquiteta Ieda Korman explica que antes de pensar em como será o balcão da sua cozinha é indicado saber qual será o cooktop. De acordo com ela, isso ajuda a não cometer erros no projeto do balcão. Porque, sem as medidas do cooktop, pode acontecer de o aparelho ser muito grande ou muito pequeno para o espaço reservado. Portanto, antes de planejar o design do balcão, escolha o cooktop que será usado na sua cozinha. 

Após escolher o cooktop, é importante saber quais são as medidas do aparelho para assim ter mais informações ao projetar o espaço onde ele será embutido. Anote então o peso, a altura, largura e profundidade do seu cooktop. 

Loft_Rosa_-_Korman_Arquitetos_Foto_JP_Image_(4)

Onde instalar o balcão de cooktop

O local onde o balcão do cooktop será instalado vai depender do projeto da sua cozinha. Quem tem espaço para fazer uma cozinha com ilha, pode optar por colocar o balcão de cooktop separado da pia. Dessa maneira é possível criar um triângulo de trabalho na cozinha, que consiste em posicionar a pia, o fogão e a geladeira de maneira  que forme um triângulo entre eles. Esse tipo de disposição entre os eletrodomésticos possibilita um bom aproveitamento e mobilidade no espaço no momento de cozinhar.  

Uma cozinha em “U”, na qual a bancada de cooktop encontra-se em posição perpendicular à piaNas cozinhas grandes é possível colocar a bancada para cooktop em um local distante da pia  

Nas cozinhas em ilha, a bancada para cooktop também pode servir de mesa, disponibilizando um espaço para apoiar, por exemplo, drinks e petiscos. Caso esse seja o seu caso, você pode colocar banquetas semelhantes às dos bares e a altura da bancada pode ser em torno de 110 cm. vale ressaltar que essa medida é para uma bancada alta. 

Caso prefira uma bancada mais baixa a altura pode ser a partir de 75cm, para possibilitar uma boa ergonomia do ambiente. E também é importante levar em consideração a altura de quem estiver cozinhando. 

Uma cozinha em ilha, com um balcão de cooktop no meio da cozinha em posição oposta à pia, formando um triângulo do trabalho Em cozinhas amplas, é possível projetar o balcão do cooktop numa posição oposta à pia

Outra opção é projetar uma bancada para cooktop na qual a pia também esteja instalada no mesmo local. Esse tipo de projeto pode ser útil para cozinhas compactas e também facilita no momento de cozinhar, pois não há necessidade de ficar se deslocando pela cozinha. No entanto, Ieda explica que é necessário deixar uma distância entre o cooktop e a pia, para que seja possível apoiar os alimentos, panelas e outros recipientes.

Como deve ser o balcão do cooktop

Após escolher o cooktop que melhor se encaixa às suas necessidades e também a posição da bancada, é hora de prestar atenção às medidas da bancada. De acordo com a arquiteta Ieda, a base do cooktop pode ter entre 3 e 6 centímetros de espessura e 65 de profundidade. Considerar essas medidas no projeto contribui para que a bancada tenha uma sustentação adequada para acomodar o cooktop.

Pedra para cooktop: qual escolher? 

Com o aparelho escolhido e o projeto desenhado, é chegado o momento de escolher que tipo de pedra para o balcão do cooktop. Ieda conta que é importante considerar alguns aspectos. Veja a seguir: 

  •  Resistência ao calor
  • Durabilidade
  • Sensibilidade aos utensílios cortantes e que podem riscar o material
  • Resistência à água
  •  Preço
  •  Estética
     

Segundo ela, é importante que exista um equilíbrio entre esses tópicos no momento de escolher o material para a bancada do cooktop. A seguir você encontra uma lista com alguns materiais para composição de bancada:

Porcelanato

Ieda explica que o porcelanato é um material duro e que tem funcionado em projetos para balcão de cooktop. Além disso, o material é resistente ao contato com a água e ao calor. E ainda é mais barato em relação a outros materiais. 

Balcão para cooktop feito em porcelanatoO porcelanato é um tipo de material de bom custo-benefício para projetos de balcão

Granito

Esse tipo de material é muito aderente à água. Sendo assim, por absorver muito a água, pode manchar com facilidade. Por outro lado é resistente ao impacto e à temperaturas mais altas. O preço também é um pouco mais barato do que a maioria dos materiais. 

Uma cozinha ampla com duas bancadas formadas por armários brancos, projetada pela arquiteta Ieda Korman

Corian

Essa pedra é resistente às manchas e riscos e é um tipo de material que pode compor, por exemplo, uma bancada com acabamento arredondado. É um material para quem quer fazer um investimento maior e também pouco resistente ao calor.

Cozinha em u com bancada de corian branco projetada pela arquiteta Ieda Korman A arquiteta Ieda Korman recomenda o uso do Corian para compor balcões, devido à sua resistência 

Dekton

De acordo com Ieda, o dekton é um tipo de material que é resistente ao calor, à água e ao contato com objetos cortantes. Tem sido muito usada na produção de bancadas de cooktop, devido às suas qualidades. Porém, devido à qualidade do produto é uma das mais caras do mercado. 

 Balcão para cooktop de dekton preto com pia e enfeitesSilestone

Esse tipo de material lembra um pouco o dekton, pelo fato de ambas serem pedras industriais. Porém não é tão resistente ao calor como o dekton e não costuma riscar ou manchar, com a ação do tempo. O que faz com que essa pedra também seja mais cara. 

Bancada de silestone com uma travessa e colheres de pau em cima, em uma cozinha ampla, projetada pela arquiteta Ieda KormanProjeto da arquiteta Ieda Korman de uma bancada de silestone

Mármore

Esse tipo de material costuma riscar ou manchar com facilidade. Por ser uma pedra mole, Ieda conta que é menos resistente que as outras. 

Um balcão de mármore com cooktop e uma panela em cima, em uma cozinha de ilhaAço Inox

Muito presente em cozinhas de estilo industrial, o aço inox é um tipo de material resistente à ação do tempo, ao calor e é fácil de limpar. Outro benefício é que ele é um material mais barato. 

Balcão de inox com uma pia e uma fruteira em cima, com uma estante de inox embutida na parede ao fundo 

Publicidade Publicidade Home