apresentado por

Electrolux

Homepedia
A sua cozinha merece uma decoração caprichada, saiba como não errar na escolha do móvel

Balcão de cozinha: ideias para personalizar

A sua cozinha merece uma decoração caprichada, saiba como não errar na escolha do móvel

Considerada como o coração da casa, é da cozinha que sai todo carinho em forma de alimento para a família, amigos e, especialmente, para você. O hábito de cozinhar pode ser terapêutico e uma forma de autocuidado. Antes um espaço separado do restante da casa, agora a cozinha tem se tornado cada vez mais um ambiente de acolhimento, sendo integrado à sala de estar justamente para reunir quem você ama, deixando o cômodo cada vez mais social.

Em projetos atuais, é bem comum que apenas um balcão de cozinha separe os cômodos, uma tendência que vem com muita força quando trata-se de design de interiores. Para falar mais sobre formas de personalizar e deixar também a cozinha a sua cara, convidamos Thaisa Bohrer Abelin, arquiteta responsável pelo escritório Bohrer Arquitetura. Confira a entrevista a seguir.

Cozinha pequena com balcão também é possível

Uma cozinha espaçosa é cada vez mais rara, principalmente quando se trata de grandes cidades. Cozinhas compactas, ao contrário do que muita gente pensa, podem ser muito bem aproveitadas com planejamento e alguns truques simples. Segundo Thaisa Bohrer, “é possível fazer uso de balcões com espaço para banquetas de um lado e armário de outro”, essa é a solução para quem busca integrar estética, funcionalidade e praticidade em um ambiente compacto.

cozinha decorada com balcão em cores sóbrias

 

Cozinha americana pode ser uma realidade 

Esse modelo é o queridinho de muita gente, funciona bem para quem cansou do projeto que deixa ambientes isolados uns dos outros. A principal recomendação para uma cozinha pequena, de acordo com Thaisa, é que o layout seja bem estudado para potencializar ao máximo a integração dos ambientes, valorizando a circulação. "Além de balcão, que deve ter idealmente 105 cm de altura sem cooktop e, 85 a 95 cm com cooktop, podemos usar também estantes metálicas vazadas, uma solução criativa para delimitar espaços integrados sem perder a permeabilidade visual”, indica.

Cozinha em modelo americano decorada com balcão de madeira e mármore

 

Balcão com dupla função é uma alternativa para quem tem espaço disponível

Dependendo do espaço disponível, é possível acrescentar um longo balcão com dupla função: balcão e mesa ou balcão e pia de cozinha, por exemplo; o que é aprovado pela arquiteta. "Para um layout que aproveite ao máximo o potencial do espaço, gostamos de utilizar móveis e soluções de dupla funcionalidade”, diz. Nesse caso, a recomendação de Thaisa é que bancadas com altura intermediária (90cm) recebam banquetas de altura reduzida para que fiquem entre mesa e balcão. "Perfeito para cozinhas gourmet onde o usuário gosta de experimentar novas receitas integrando os convidados e de maneira mais informal”.

 Balcão com dupla função em decoração de cozinha americana

 

Atenção à decoração do balcão de cozinha

Plantas são uma tendência na decoração e ficam ótimas também em ambientes internos, e assim como outros objetos decorativos, podem compor o visual do seu balcão. Entretanto, para que a decoração também tenha funcionalidade, Thaisa sugere que os itens façam parte da rotina do usuário: “Plantas ornamentais podem ser substituídas por vasos com temperos, por exemplo”. 

 Balcão de cozinha decorada com plantas e mini-horta 

 

Balcões de cozinha: cores e materiais

Quando pensamos em balcões, a primeira coisa que vem à mente são pedras de mármore em cores sóbrias, como tons de branco, marrom ou preto. Hoje, é possível pensar em outras cores para este espaço, "Se antes ficávamos restritos aos poucos materiais disponíveis no mercado, e principalmente, às pedras naturais, hoje são inúmeras as possibilidades. Materiais sintéticos, trazem para o projeto muitas opções de cores e texturas", comenta. Entretanto,  uma tendência que veio para ficar são as bancadas de cimento queimado que, de acordo com arquiteta, compondo um ambiente com estética mais industrial ou aliados à madeira como contraponto, podem ficar super contemporâneas.

Cozinha decorada com balcão personalizado

Publicidade Publicidade Home