apresentado por

Electrolux

Arroz de forno: chef de cozinha dá 4 ideias para você testar

Tássia Magalhães, do restaurante Riso.e.ria, traz dicas para fazer uma receita perfeita

A chef de cozinha Tássia MagalhãesO arroz é um dos ingredientes mais versáteis na cozinha, já que é fácil de preparar e pode fazer parte de diversas receitas deliciosas. Uma delas é o arroz de forno, especialidade da chef Tássia Magalhães (na foto à esquerda). Ela gosta tanto do grão que abriu um restaurante especialmente focado nele, o Riso.e.ria, em São Paulo. Por isso, a convidamos para trazer para você dicas de como fazer um ótimo arroz de forno em casa. Confira!

1. Arroz soltinho

Uma das preocupações ao cozinhar o arroz é não deixá-lo com uma consistência pastosa, mas sim, leve e soltinho. Para isso, Tássia indica cozinhá-lo sem mexer a panela. Ela não recomenda o arroz integral para assar no forno elétrico, pois ele é mais difícil de ganhar cremosidade. “Quanto mais amido soltar, melhor”, recomenda.

Para um arroz soltinho, cozinhe sem mexer a panela

2. Regulando o forno

Para que o arroz não fique ressecado, não queime e todos os outros ingredientes também assem, a receita deve ficar no forno, em média, de 20 a 30 minutos em uma temperatura de 200 graus.

Se você for receber muita gente, vale fazer duas receitas diferentes — que tal uma com legumes e outra com carne? Para isso, há fornos com duas prateleiras que podem ser usadas ao mesmo tempo, como o Forno Elétrico de Embutir 80L Inox Blue Touch com Grill e Convecção (OE8DX), da Electrolux.

Regulagem de temperatura para arroz de forno

3. Recheios e coberturas cremosas

Você pode usar ingredientes cremosos que facilitam no momento de cortar e servir o prato. Para os recheios e coberturas, Tássia indica todos os tipos de queijos e molhos. “Gosto de preparar um molho cremoso com um pouco de carne, peixe ou legumes. O que dá um toque especial é acrescentar manteiga aos poucos, batendo sempre até ganhar cremosidade.”

Recheios e coberturas cremosas para arroz de forno

4. Queridinho da chef

“Meu arroz de forno favorito é o que meu pai fazia aos domingos para os almoços em família! Arroz branco, bastante molho de tomate, moela de galinha com bastante queijo muçarela e parmesão gratinado.”

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Gastronomia

    Pudim de geladeira: Danielle Noce dá 5 dicas para não errar a mão na receita

    Produto 1
    Cozinha

    Forno elétrico ou a gás: descubra qual é o ideal para você

    Produto 1
    Cozinha

    Vale a pena ter um fogão com forno duplo?

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas