apresentado por

Electrolux

Homepedia
Saiba como aproveitar ao máximo o espaço da sua cozinha com móveis funcionais e compactos

Armário de cozinha: 4 tipos para ambientes pequenos

Saiba como aproveitar ao máximo o espaço da sua cozinha com móveis funcionais e compactos

Cozinha envolve praticidade, além de ser um lugar de afeto para muita gente. Por isso, a decoração precisa garantir organização e uma atmosfera acolhedora. Para ter essas duas coisas em espaços pequenos, uma boa dica é escolher o armário de cozinha ideal, que ajude a manter os mantimentos e utensílios organizados para o dia a dia. Confira abaixo os detalhes que vão lhe ajudar nessa tarefa.

Balcões e armários de parede

Para quem tem um cômodo pequeno e poucos utensílios, é possível investir nos balcões. Basta encostar o móvel em uma parede livre e aproveitar a sua superfície para colocar outras coisas, como fruteiras e eletrodomésticos.

Também vale apostar no armário de cozinha de parede, que funciona bem para cozinhas grandes ou pequenas. Existem muitas opções diferentes, com portas de vidro, madeira, inox e outros materiais. Só tome cuidado para instalá-los de forma que você sempre os alcance, sem precisar de uma escada.

Cozinha planejada com fogão da ElectroluxNos dois casos, prefira modelos com gavetas e divisórias internas para conseguir separar utensílios, panelas, refratários e alimentos da melhor forma, aproveitando todo o espaço disponível

Armários de cozinha planejados e modulados

Se você pretende fazer um investimento a longo prazo, uma boa opção são os armários planejados, feitos sob encomenda e pensados exclusivamente para o espaço da sua cozinha.

A vantagem desse tipo de armário de cozinha é que ele pode aproveitar, ao máximo, cada canto do ambiente, sem atrapalhar a circulação dos moradores ou bloquear portas e janelas. Outra possibilidade interessante é investir em eletrodomésticos embutidos, que poupam espaço, como o Forno Elétrico de Embutir Electrolux com 59 Litros Preto (OE60M), da Electrolux.

Armário de cozinha que vai do piso ao teto com portas transparentesNesta cozinha do escritório Andrade & Mello, uma das paredes foi usada para receber um armário para louças, com portas transparentes, que trazem mais leveza ao ambiente. (Crédito: divulgação)

Mas se o armário de cozinha planejado não é uma opção, por conta do investimento necessário, os móveis modulados podem ser uma alternativa. Normalmente, cozinhas moduladas são compostas por balcões, estantes, gaveteiros, armários aéreos e outras peças, todas com o mesmo design. Você pode comprá-las separadamente ou, se tiver espaço de sobra, levar o conjunto todo.

Detalhes que fazem a diferença

Independentemente do tipo de armário de cozinha escolhido, tenha às mãos lápis e fita métrica para medir o espaço disponível para cada móvel para ter dimensão dos tamanhos das peças. Outra dica é escolher modelos com portas de correr, que não bloqueiam o caminho quando abertas.

Além dos armários, outros acessórios podem complementar a organização da cozinha. É o caso de nichos, prateleiras de vidro e organizadores aéreos, que devem ser instalados junto às paredes, aproveitando um espaço valioso. 

Armário de cozinha azul com micro-ondas da ElectroluxEste cantinho da cozinha foi aproveitado para receber um armário com portas, gavetas e nicho para micro-ondas. Projeto do escritório Quattrino Arquitetura. (Crédito: divulgação)

As cores também são importantes na hora de escolher o seu armário de cozinha: um detalhe ou outro colorido é bacana, mas cores claras dão a impressão de um ambiente mais amplo.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas práticas para decorar a cozinha com charme

    Produto 1
    Cozinha

    8 dicas para montar uma cozinha americana

    Produto 1
    Cozinha

    Cozinha com ilha: uma seleção de ambientes para você se inspirar

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas