Para além do tradicional armário embaixo da pia, os armários suspensos são muito úteis para organizar a cozinha. Eles geralmente funcionam como abrigo de louças, copos, travessas, utensílios e, às vezes, também como despensa. Usados em diversas configurações, eles podem ter diferentes acabamentos, que deixam a cozinha mais alegre e vibrante. Nada mais apropriado, não é mesmo? Já que a cozinha é um dos espaços de casa onde a criatividade tem que rolar solta e estar em um ambiente agradável e equipado ajuda na hora de elaborar receitas.
1.Coloque cor na sua cozinha!
Esse é um espaço ideal para quem quer ter cores em casa, mas não quer arriscar na sala ou no quarto. Os armários coloridos se destacam e deixam a cozinha ainda mais convidativa - principalmente se ela for integrada e estiver à mostra na sala de estar. Na hora de escolher o tom, pense na sua cor favorita ou em outras conhecidas por abrir o apetite, como o amarelo e o vermelho. Além da opção de fazer o armário aéreo e o de baixo na mesma paleta, é possível brincar com os tons e fazer portas de diferentes matizes.

2.Armários de cozinha com grafismos
Os desenhos gráficos funcionam muito bem na cozinha e podem dar aquele up no seu armário. Neste ambiente, por exemplo, a faixa de triângulos traz mais bossa e leveza ao armário de madeira, além de dar o tom da bancada, das luminárias e das banquetas.

3.Armário de cozinha aéreo com nichos
Uma maneira de deixar sua cozinha divertida e com mais movimento é com um desenho inusitado no armário. Aqui, por exemplo, ele possui nichos pintados de laranja e partes fechadas com portas brancas. Nos nichos vão livros de receitas e peças de uso diário, que estão sempre limpas. Nas partes com portas, ficam aquelas peças usadas mais ocasionalmente, como travessas de festa e taças de cristal.

4.Torre vertical
Em uma cozinha ampla, a ideia de usar tanto sua extensão horizontal como vertical é uma maneira de deixar tudo mais organizado e equipado. Uma torre vertical instalada ao lado do armário aéreo pode ser usada para colocar utensílios maiores e dividir a bancada por setores.

5.Armários abertos para cozinha
O armário aberto de cozinha, ou sem portas, se tornou sinônimo de cozinha descolada. Ele é ideal para quem quer dar um ar mais vintage ao espaço sem perder a praticidade. Além disso, ele ainda fica uma graça se ocupado por louças estilosas e utensílios charmosos.

6.Com prateleiras
De madeira, com mãos francesas ou não, de metal ou de pedra, as prateleiras entram como um apoio a mais, além do armário tradicional. Nelas podem estar temperos usados para cozinhar, potes e travessas que precisam estar sempre à mão ou que não couberam entre as prateleiras do armário. Sem contar que são um charme!

7.Armário de cozinha aéreo com duas portas
Era preciso um armário suspenso, mas a configuração da cozinha não permitia uma marcenaria muito longa? A opção com apenas duas portas pode parecer compacta, mas resolve muito bem a questão do espaço em cozinhas pequenas.
Neste projeto, o armário ocupou o espaço logo acima do micro-ondas e da bancada, ao lado do fogão e da coifa, otimizando a área disponível.

8. Armário de cozinha minimalista
Outro exemplo é um armário que seja sucinto e traga ainda mais leveza à cozinha. Neste ambiente, ele tem madeira clara, é discreto e eficiente, já que acomoda peças e também possui iluminação para a bancada. Seu recorte vazado ainda ganhou vasinhos - por que a cozinha também merece ser linda e bem decorada, não é mesmo?
Projeto Degradê Arquitetura e Interiores. Foto: Mariana Orsi