apresentado por

Electrolux

Homepedia
Encontre aqui tudo o que você precisa saber para montar a cozinha dos sonhos.

8 dicas para montar uma cozinha americana

Encontre aqui tudo o que você precisa saber para montar a cozinha dos sonhos.

A cozinha americana é querida por muita gente, uma tendência nacional da arquitetura e design de interiores. Funciona tanto para quem tem uma área pequena e gostaria de ampliar, quanto para quem adora cozinhar para os amigos, já que a ausência de paredes facilita a interação. Os ambientes deixam de ser isolados uns dos outros e passam a ser integrados, sala e cozinha americana se tornam um só espaço.

Entretanto, independentemente do porte das obras, como a exemplo de uma cozinha americana com sala pequena, para aderir às mudanças é preciso planejamento. Para usufruir da sensação de amplitude sem dor de cabeça, confira as dicas que separamos a seguir. 

Cozinha americana azul com banquetasA cozinha verde e a sala azul, do escritório Piloni Arquitetura, provam que não é preciso seguir a mesma paleta nos dois ambientes. Basta que eles fiquem em harmonia. (Crédito: divulgação)

1. Por onde começar

A cozinha americana, como qualquer outra intervenção na casa, precisa ser planejada. Se cozinha e sala são completamente separadas, por exemplo, é bom conversar com um arquiteto ou engenheiro sobre os riscos de demolir a parede que fica entre os ambientes. Isso porque podem existir ali encanamentos ou fiações elétricas.

Esse cuidado também é interessante para avaliar a disposição dos móveis e eletrodomésticos dentro da cozinha americana. Lembre-se que, além de integrar os ambientes, o espaço deve dar sensação de amplitude. Para isso, escolha produtos que fiquem embutidos na marcenaria, como o Cooktop 5 Queimadores e Mesa em Vidro Temperado Preto (GC70V) e o Forno Elétrico de Embutir 80L Inox Blue Touch com Grill e Convecção (OE8DX).

2. Planeje o armazenamento

Qual é a sua real necessidade de armário de cozinha? Se você tem muitos utensílios, vale pensar bem em como será o armazenamento de tudo isso para evitar um visual bagunçado. Sem uma parede, você pode acabar perdendo um pouco de espaço útil - mas que pode ser recuperado de outras formas. A bancada que separa cozinha e sala, por exemplo, pode se transformar em um armário discreto por dentro.

Cozinha americana com bancadaNeste projeto da arquiteta Barbara, a bancada possui gavetas e armários na parte debaixo (Crédito: Julia Ribeiro / divulgação)

3. Descombinar é permitido

Sala e cozinha americana integradas não precisam combinar em todos os detalhes da decoração. Isso vai do gosto pessoal de cada morador. Os cômodos podem até compartilhar alguns detalhes de cor, por exemplo, mas fique à vontade para descombinar. O importante é criar uma atmosfera harmônica.

4. Revestimentos e texturas

Sobre o piso, não existe regra: sala e cozinha podem ter o mesmo revestimento ou não. Por isso, a cozinha americana também pode ficar charmosa com piso laminado, por exemplo. 

Cozinha americana com bancada integradaEsta cozinha, do escritório Doob Arquitetura, ficou mais aconchegante com o piso laminado (Crédito: Julia Ribeiro / divulgação) 

O mesmo vale para as paredes. Se você estiver construindo uma cozinha planejada, não precisa, obrigatoriamente, revestir todas as paredes com azulejo. Esse cuidado pode estar restrito apenas ao local onde ficam pia e fogão. Uma boa dica é estilizar essa parede com azulejos coloridos ou ladrilhos hidráulicos.

5. Sem cheiro de fritura

Dois detalhes são importantes na hora de transformar a pequena cozinha em um modelo americano. Janelas e eletrodomésticos específicos, como coifas e depuradores de ar, evitam que o cheiro das refeições escape para a sala. 

Um exemplo é a Coifa de Ilha 90 cm Electrolux Blue Touch (90CIT). O eletrodoméstico combina as funções de depurador e exaustor. 

cozinha-americana-fogaoCozinha com coifa de Ilha 90 cm Electrolux Blue Touch (90CIT)

6. Bancada em destaque

Não podemos esquecer que a grande estrela da cozinha americana é a bancada. Você pode investir em bancos com um desenho diferente para acompanhá-la e tampos com textura interessante, como os de alvenaria ou mármore. 

7. Iluminação aconchegante

O melhor é que as luzes da cozinha americana e da sala não briguem entre si. Afinal, enquanto a cozinha pede mais iluminação, a sala necessita de um clima de aconchego, não tão claro. Uma ideia legal é deixar pendentes sobre a bancada. No restante do espaço, você pode optar por luzes embutidas.

Cozinha americana com luminárias pendentesNesta cozinha, os pendentes sobre a bancada garantem uma iluminação mais intimista na hora das refeições

8. Organização em dia

Embalagens vazias, louça acumulada na pia e outros detalhes não ficam bem à vista na sala. Basta guardar a bagunça e deixar o espaço arejado de tempos em tempos, com tudo bem organizado.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas práticas para decorar a cozinha com charme

    Produto 1
    Cozinha

    Azulejo para cozinha: 13 ideias de decoração

    Produto 1
    Cozinha

    Coifas e depuradores: entenda a função de cada aparelho na cozinha

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas