apresentado por

Electrolux

7 dicas para escolher armários de cozinha

Confira o que você deve considerar antes de comprar o seu

O armário de cozinha é um móvel essencial no ambiente, afinal, é nele que guardamos todos os utensílios que usamos para cozinhar e também os alimentos da despensa. Por isso mesmo, os detalhes devem ser pensados com atenção: desde as medidas até o modelo e cor vão fazer grande diferença no resultado final do projeto de decoração. Por isso, reunimos algumas dicas para você acertar na escolha do seu armário de cozinha planejado ou modulado. Confira aqui.


1.Medidas

Meça o ambiente e os eletrodomésticos que você colocará nele (cooktop ou fogão, geladeira e micro-ondas, por exemplo) e a pia antes de comprar os móveis. A estrutura da cozinha também é importante para definir o local dos móveis, como o ponto de instalação do gás e as tomadas.

 Cozinha planejada com forno de embutir 59 litros oe60m Electrolux

2. Cores

Em uma cozinha pequena, prefira cores claras, que dão a sensação de amplitude. Móveis brancos, por exemplo, permitem que você ouse na cor do piso ou paredes sem medo de errar. Caso a cozinha seja integrada a sala, pense em uma paleta de cores que se adeque aos dois ambientes.

Cozinha planejada com marcenaria branca

3. Modulada ou planejada?


A cozinha modulada tem um custo menor que a planejada, pois já tem suas medidas e modelo pré-definidos. Ela é ideal, por exemplo, para quem mora de aluguel e não quer investir em móveis caros. Outra vantagem é que ela pode ser encaixada conforme o espaço que você tem no cômodo, acrescentando mais partes se necessário. Há também o aramado, que, além de resistente, é leve e fácil de transportar, podendo ser usado também em outros ambientes, como a despensa ou a lavanderia.

 Cozinha planejada modulada

4. O que você precisa guardar?


Muitas vezes, pensamos nos copos, pratos e talheres, mas nos esquecemos de espaços para itens maiores, como formas de bolo e eletrodomésticos (batedeira, liquidificador, mixer, etc.). Calcule a profundidade necessária para guardar esses objetos e, se achar necessário, inclua prateleiras no seu projeto de cozinha planejada.

Cooktop Icon inducao 4 queimadores Ici76 da Electrolux

5. Puxadores


Os puxadores dos armários de cozinha são manuseados com frequência, por isso, devem ser resistentes e fixados em uma altura que os donos da casa alcancem com facilidade. Prefira os de alumínio ou madeira, que não descascam como os de plástico. 

Cozinha planejada com cooktop Electrolux
6. Materiais


Aço: não estraga facilmente em contato com vapor e umidade. É fácil de limpar, porém, pode ficar com manchas de riscos ao longo do tempo.
Madeira: além de pesada, pode escurecer e requer cuidado para que não seja atacada por cupins. Uma opção mais barata, leve e com diversas opções de cores e texturas é o laminado.

Vidro: Muito usado nas portas dos armários, é fácil de limpar e não absorve gordura. Evite colocá-lo próximo ao fogão e forno, para que não fique sempre fosco com o vapor.

Cozinha planejada com armário roxo
7. Detalhes


Cuidado para que armários aéreos ou muito altos não façam sombra, o que escurece o ambiente. Fique atento também a furos necessários na parede para fixar alguns tipos de móveis planejados na cozinha.

Cozinha planejada branca de madeira

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas

    Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Cozinha

    Como desengordurar azulejo de cozinha?