apresentado por

Electrolux

Homepedia
Simplifique a limpeza de seu banheiro: Homepedia preparou um passo a passo que vai facilitar e muito a sua fax

Superguia para limpeza de banheiro

Simplifique a limpeza de seu banheiro: Homepedia preparou um passo a passo que vai facilitar e muito a sua faxina. Confira nossas dicas a seguir

uem nunca teve preguiça de limpar o banheiro? Mas ao mesmo tempo que é cansativo, é gratificante quando você vê tudo limpo e cheiroso novamente. Umidade, mofo e bactérias podem assombrar quem se aventura por essa limpeza, por isso mesmo, para facilitar sua tarefa, Homepedia preparou um superguia que irá te ajudar com um passo a passo para deixar seu banheiro brilhando. 

Passo 1: Separe os produtos para a limpeza do banheiro

Para uma boa faxina é sempre importante deixar todos os itens necessários já separados, para não ter aquele entra e sai do banheiro. Por isso já prepare a seguinte lista:

- Água sanitária
- Esponja
- Panos e flanelas
- Escova sanitária
- Desinfetante
- Vinagre
- Saponáceo cremoso
- Limpa vidros
- Balde
- Rodo de chão

Pessoa limpa o box de vidro do banheiro em faxina

Passo 2: Comece a limpeza pelo vaso sanitário

Tudo separado, é hora de colocar a mão na massa. Comece a limpeza pelo vaso sanitário. Coloque um pouco de água sanitária na parte interna do vaso e deixe de molho durante uns quinze minutos. Depois desse tempo, use a escova sanitária para esfregar bem e tirar toda a sujeira. Basta dar a descarga e a parte interna está limpa. 

Para limpar a parte externa do vaso sanitário e o assento você irá usar o saponáceo cremoso. Use uma esponja e passe o saponáceo sobre a superfície, deixando agir por alguns minutos. Depois remova com um pano úmido e ele estará com cara de novo. Se necessário, passe uma flanela para secar completamente.

Dica importante: lembre-se de usar panos e esponjas exclusivos para o vaso sanitário. Esse item é o que mais reúne bactérias e outras sujeiras, por isso você não deve reutilizar panos e esponjas em outros objetos e superfícies, senão você apenas estará distribuindo a sujeira pela casa. 

Vaso sanitário branco em banheiro com mármore

Passo 3: Limpe a pia do banheiro 

Na pia, você pode seguir o mesmo passo a passo utilizado para a limpeza externa da privada. Use uma esponja e espalhe o saponáceo cremoso sobre a superfície. Deixe agir alguns minutinhos e pronto. Nessa hora, não se esqueça de limpar os armários onde você guarda os itens de higiene. Tire todos os itens do armário e passe um pano úmido com detergente e reorganize os itens. Lembre-se também de, periodicamente, conferir os prazos de validade de todos os produtos que você armazena nesse armário. 

Dica bônus: mantenha sempre sua escova de dentes em ambiente arejado e, para evitar contato com bactérias do ambiente, use capas nas cerdas.

Cuba branca com torneira preta em banheiro moderno

Passo 4: Limpe o espelho de seu banheiro

É muito importante manter o espelho do banheiro bem limpinho, para que com a umidade ele não acumule sujeiras, por isso mesmo vale investir em um bom limpa vidros. Você irá aplicá-lo e esfregar com um pano macio, pode ser de algodão ou microfibra, desde que não solte fiapos. Lembre-se de fazer movimentos circulares em uma mesma direção. Depois disso, passe um papel toalha seco no espelho para eliminar qualquer aspecto embaçado ou mesmo resíduos remanescentes. 

 Banheiro chique com armários em branco e espelho grande

Passo 5: É hora de limpar o box

Se o chão do seu box está sujo, com limo ou engordurado, a dica é passar um pouco de água sanitária com sabão em pó e escovar bem com uma vassoura. Se a sujeira está muito impregnada, pode ser importante deixar a solução dos produtos agir por alguns minutinhos e aí partir para a escovação. 

Nessa faxina, não se esqueça do ralo! Ele acumula muita sujeira e pode até mesmo entupir se não for limpo com certa regularidade, por isso confira com atenção esse item e esfregue com uma escova sanitária, usando um pouco de água sanitária. Você também pode usar vinagre para tirar o odor do ralo, se achar necessário.

Box do banheiro com azulejo em tons de cinza

Passo 6: Limpando o vidro do box

Se o seu box é de vidro, é importante limpá-lo bem para que não fique com aquele aspecto esbranquiçado. Para começar, pegue a superfície já seca e passe uma palha de aço, esfregando bem até que todo o esbranquiçado saia. Depois disso, passe uma esponja com detergente neutro e água quente, isso irá remover todas as sujeiras e deixá-lo limpo. Para finalizar você pode limpá-lo com um limpa vidros, seguindo a mesma recomendação da limpeza do espelho.

Passo 7: Finalizando a limpeza do banheiro

Para finalizar, passe um pano úmido com desinfetante nas paredes com azulejos e no chão. E pronto. Deixe a janela e a porta do cômodo abertas para que o ar circule enquanto ele seca. 

Sabonete líquido em vidro e toalhas brancas dobradas de forma decorativa

Dicas extras para uma boa faxina do banheiro

Como desentupir o ralo da pia do banheiro?

Para deixar o ralo da pia de seu banheiro perfeito nós indicamos uma solução caseira. Coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio com vinagre branco. Tampe o ralo e deixe agir por alguns minutos. Depois, despeje água fervente no ralo e pronto, ele estará completamente desentupido. 

Como tirar mofo do banheiro?

Por causa da umidade, é bem comum que surjam manchas de mofo em seu banheiro. É importante cuidar delas logo no início, para que não se tornem um problema. A dica é misturar água pura e água sanitária e depois aplicar sobre as manchas, deixando agir por alguns minutos. Depois da remoção, faça a sua higienização usual.

Como desentupir os furos do chuveiro?

É bem comum que alguns furinhos do chuveiro fiquem entupidos com o tempo e isso tem uma solução simples. Remova a parte do chuveiro com os furinhos e coloque-a em uma mistura de vinagre e água quente. Deixe agir por alguns minutos e isso irá soltar o cálcio ou outros itens que estejam causando o entupimento. 

Pessoa toma banho em ducha grande

Dica final

Como já falamos, o banheiro é um ambiente cheio de bactérias, além disso, você utilizará produtos intensos para essa faxina, por isso não se esqueça de usar uma luva de látex na hora da limpeza! 

Publicidade Publicidade Home