Pensar em iluminação é um ponto crucial. Você utiliza o banheiro para se arrumar, se preparar e a luz próxima do espelho é ideal para que você aproveite esse espaço ao máximo. No projeto acima, temos dois pendentes ao lado do espelho, criando um ambiente aconchegante.
Ainda nas questões de iluminação, o projeto da Inside Arquitetura utiliza luz logo abaixo do espelho, dando um tom completamente diferente ao local, trazendo aconchego e funcionalidade a um espaço pequeno. Foto: Mariana Orsi.
Um bom espaço de armazenamento é fundamental. Esse projeto da Concretize Interiores utiliza armários de banheiro planejados abaixo da cuba e também atrás do espelho, criando ótimos espaços para itens de higiene e de limpeza. Atente-se que a parede lateral, sem pintura, dá um ar mais atual ao banheiro. Foto: Lufe Gomes.
Outra inspiração para armazenamento é inserir prateleiras no projeto, como nesse caso, em que a prateleira serve tanto para decoração quanto para armazenamento de itens de higiene.
Esse projeto da Concretize Interiores mostra que mesmo em um espaço diminuto é possível inserir bons armários, para uma utilização mais funcional do espaço. É interessante notar como o tom da madeira do projeto conversa com os outros itens do banheiro, como a lixeira e o porta-sabonete. Foto: Lufe Gomes.
Mesmo em espaços pequenos, você pode investir em projetos arrojados, com ar de modernidade. Seu banheiro não precisa ser convencional, ele pode conversar mais com seu estilo, como nesse exemplo mais industrial. O corte diferente do espelho, com moldura, é um toque cheio de charme e audácia.
Mesmo com um espaço pequeno no box, esse projeto de Livia Dalmaso Arquitetura ganhou muito com os azulejos em tons de azul, que iluminam o banheiro e conversam bem com o branco dos outros objetos. Um toque de cor pode ser fundamental para o projeto ficar com a sua cara! Foto: Mariana Orsi e ATA Photograph.
O toque de cor aparece nesse projeto da Inside Arquitetura com azulejos em diferentes tons atrás do vaso sanitário. Além disso, o longo espelho dá mais profundidade ao espaço. Foto: Mariana Orsi.
A cor também pode ser usada de forma mais ousada, como nesse projeto de Livia Dalmaso Arquitetura, que traz azulejos em tom de cinza escuro, contrastando com os itens em branco e dando um tom sóbrio e moderno ao espaço. Foto: Mariana Orsi.
Essa outra opção aposta na mistura do moderno com o clássico. O projeto da arquiteta Priscilla D’Attilio utilizou azulejos com grafismos em rosa e preto, com cara de retrô. Em contraponto, o projeto de marcenaria é moderno e casa super bem com uma cuba ampla e de formato diferenciado. Foto: Julia Ribeiro.
Já falamos da importância de armários no projeto e esse banheiro acima cria uma estrutura arrojada, com espelhos e um nicho em tom forte de azul. O uso de mármore na bancada também é uma ótima escolha. Foto: Leo Giantomasi.
Esse projeto do Studio Deux é mais industrial e usa o preto, uma cor quase incomum em banheiros domésticos, mas que aqui é funciona de forma super coerente. Note o diferencial do suporte para toalha, com uma estrutura em metal preto. Foto: Julia Ribeiro.