apresentado por

Electrolux

Homepedia
Alguns detalhes podem tanto expandir como diminuir ainda mais o espaço de um banheiro que já é pequeno. Veja o

8 erros na decoração de banheiro pequeno

Alguns detalhes podem tanto expandir como diminuir ainda mais o espaço de um banheiro que já é pequeno. Veja o que pode comprometer o visual e a funcionalidade!

Um banheiro pequeno é o tipo de ambiente que precisa ter um lugar certo para cada coisa - ou então, ele vira uma bagunça em poucos dias. Portanto, é importante ter em mente alguns dos errinhos mais comuns cometidos em banheiros por aí, que os deixam ou muito abarrotados ou com aparência de desleixo. Confira como solucioná-los:

1.Muita coisa em cima da bancada

Cremes, perfumes, maquiagens… Tente organizá-los sob a bancada ou em prateleiras suspensas. Colocar tudo em cima da pia parece tentador, mas não é o ideal, já que além de bagunçado, eles podem acabar ficando molhados e até adquirirem fungos por causa da umidade.

bancada de banheiro com frascos e decoracao em cima

2.Armários em excesso

Um banheiro pequeno precisa do espaço mínimo para circulação e, por isso, armários em excesso irão deixar o ambiente mais apertado e difícil de se locomover. Gabinetes sob a pia são sempre a melhor opção, já que costumam otimizar o espaço. Porém, sempre vale medi-los com as portas e gavetas tanto abertas como fechadas, para ter certeza que será possível acomodar seus itens com conforto ali.

banheiro com gabinete de madeira clara

3.Toalhas e roupas sem lugar definido

Deixar toalhas e peças de roupas espalhadas é algo que, além de atrapalhar na organização, leva qualquer banheiro decorado por água abaixo. Tenha sempre um cesto, uma pequena prateleira e ganchos penduradores como apoio para deixar as peças dobradas ou estendidas.

banheiro pequeno com prateleira de madeira para toalhas

4.Pendurador menor que a toalha

Nada pior que ter que se enxugar com uma toalha semi-úmida, não é? Para evitar esse tipo de situação, encontre penduradores horizontais que te permitam estender a toalha sobre ele por completo, sem que fiquem dobras. Assim será a maneira mais eficaz de suas toalhas - de rosto, mãos ou de corpo - secarem até o próximo uso.

banheiro com pia quadrada e pendurador de metal

5.Tapete desproporcional ao espaço

Como usar tapete no banheiro da maneira correta? A ideia é ter algo confortável para pisar que, ao mesmo tempo, absorva respingos de água após o banho. Se o seu banheiro for mais longo e mais estreito, opte por uma passadeira que vá de uma ponta a outra do chão.  Se o espaço for mais restrito, tenha a bancada como base e encontre na sua medida. Caso você sinta falta de outro tapete na frente do boxe, pode deixá-lo pendurado em um ganho e estender toda vez que for tomar banho. Outro ponto importante é ter um tapete que não enrosque na porta sempre que ela for aberta e não atrapalhe a circulação.

banheiro com tapete listrado e quadro pequeno

6.Cortina velha ou rasgada

Para ter um banheiro moderno, pequenas mudanças já podem dar uma renovada e tanto no ambiente, como no caso de trocar a cortina do chuveiro velha por uma nova. Esse tipo de peça tem data de validade e, com o tempo, vai ficando amarelada, mofada ou também chega a rasgar. Por isso, se a sua já dá sinais de deterioração, pense em substituí-la o quanto antes.

banheiro com cortina branca e preta

7.Peças abarrotadas

Não acumule itens (cestos, lixeira, prateleira, banquinhos) nos cantinhos livres do banheiro. Apesar de parecer uma solução diante da falta de espaço, o resultado final vai ficar confuso e pode se tornar um ponto de acumulação em um lugar que já é difícil se locomover.

banheiro pequeno com decoracao errada

8.Espelho pequeno

Tudo bem que nem sempre é possível colocar um espelho enorme no banheiro. Mas, quando possível, tente ocupar a maior área de parede disponível com o espelho. Isso fará com que o banheiro pareça maior e vai te ajudar a se visualizar com mais facilidade.

banheiro com espelho grande triangular

 

> Para aproveitar ainda mais o espaço da melhor forma, veja no vídeo a seguir ideias de pias para banheiros pequenos.