apresentado por

Electrolux

6 dicas para renovar o azulejo do seu banheiro

Alguns truques podem deixar o revestimento novo em folha

Pensar em reforma de banheiro dá até calafrios. Com o tempo, vamos adiando os ajustes necessários, por medo da bagunça e da quebradeira tradicional de uma obra. Mas, saiba que temos uma boa notícia boa: é possível dar uma cara completamente nova ao ambiente renovando apenas os azulejos do banheiro, sem dor de cabeça. Veja as dicas de Homepedia logo abaixo.


1. Pintura nova

Esse é o jeito mais prático e rápido para renovar os azulejos do banheiro, sem envolver uma reforma complexa. Basta escolher uma boa tinta epóxi, que é mais resistente à umidade, e fazer a pintura. As opções são muitas: dá para pintar tudo de branco, deixar apenas uma parede colorida, pintar formas geométricas… Para complementar, tente pintar os armários do banheiro também, criando um contraste atrativo entre paredes e mobília.

Banheiro renovado com azulejos amarelos e cinzas

2. Revestimentos

Trata-se de uma alternativa para "cobrir" os azulejos antigos, sem precisar removê-los. Dá para escolher revestimentos bem diferentes, com grafismos, padrões e texturas que conseguem dar uma carinha completamente nova para o seu banheiro. Nossa dica é caprichar no revestimento em uma parede exclusiva e pintar os azulejos restantes com um tom semelhante.

Banheiro renovado com cuba redonda branca e bancada de madeira

3. Adesivos vinílicos

Os adesivos para azulejo de banheiro, feitos de vinil, também são mais resistentes à umidade. Para quem mora em apartamento alugado, por exemplo, essa é uma opção mais segura, já que os azulejos se mantêm intactos sobre os adesivos. Dá para encomendar desenhos personalizados ou comprar cartelas já prontas, com desenhos geométricos, por exemplo. Os adesivos podem ilustrar apenas uma parte dos azulejos, como uma faixa, ou até cobri-los completamente.

Banheiro renovado com adesivo vinílico

4. Limpeza profunda

Às vezes, uma limpeza caprichada é capaz de deixar o banheiro novinho em folha, acredite! Você pode utilizar produtos de limpeza específicos para limpar azulejos de banheiro e também aproveitar alguns ingredientes que já existem na sua despensa, como vinagre e bicarbonato de sódio.


Este último, aliás, é muito indicado para remover aquela película de gordura que se prende aos azulejos, resquícios de sabonete e outras impurezas. Já o vinagre, por ser um ingrediente ácido, consegue remover as sujeiras mais pesadas, principalmente onde fica rejunte. Conte com a ajuda de uma escovinha para potencializar a limpeza!

Banheiro renovado com azulejos claros

5. Novo rejunte

Quando nem uma poderosa faxina parece dar jeito, é hora de avaliar o que realmente precisa ser melhorado nos seus azulejos. Às vezes, os problemas não são nem as peças, mas justamente o rejunte que fica entre elas. Se o seu banheiro é branco, com azulejos claros, é bem provável que o rejunte já tenha ganhado um aspecto amarelado e acumulado manchas e sujeiras, certo?


Isso é normal, principalmente se o revestimento for um pouco mais antigo. A boa notícia é que dá para investir em um novo rejunte, o que acaba renovando os azulejos de forma geral. Tudo o que você precisa é raspar o preenchimento antigo e aplicar um novo no lugar, que pode ser feito de epóxi, acrílico ou cimentício.

Banheiro renovado com bancada de madeira e pia de pedra branca

6. Truques de decoração

Se, no momento, você não puder renovar os azulejos, o caminho, então, é tentar ao máximo desviar a atenção do revestimento, investindo em pequenos truques de decoração. Pequenos quadros, plantas, acessórios e tapetes divertidos já dão um ar completamente novo ao espaço. Veja 10 toques de decoração para deixar seu banheiro mais harmonioso. É uma solução rápida e simples que, por ora, pode ajudar!

Banheiro renovado com cuba branca e azulejos hexagonais

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Banheiro

    10 toques de decoração para deixar seu banheiro mais harmonioso

    Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

    Produto 1
    Banheiro

    Banheiros decorados: mimos para deixar o espaço mais charmoso

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas