apresentado por

Electrolux

Homepedia
Aprenda com um biólogo como montar e manter a sua sempre bonita

Horta em casa: aprenda a criar a versão vertical ou suspensa

Aprenda com um biólogo como montar e manter a sua sempre bonita


O biólogo Samuel GonçalvesVocê sabe o que é preciso para montar uma horta em casa? Em apartamentos ou lugares com pouco espaço, a horta vertical ou suspensa é a melhor opção. Convidamos o biólogo Samuel Gonçalves para dar algumas dicas de como montar uma e mantê-la sempre bonita. Confira abaixo:

Como começar a montar a horta em casa?

O biólogo indica optar por vasos de plástico. “Eles são os melhores porque mantêm a umidade da terra por mais tempo. Os de barro não são adequados para hortas, porque secam facilmente as raízes da planta, o que pode matá-las”, afirma Samuel.

Painel para horta com vasos de planta

Usar terra rica em matéria orgânica é muito importante. Você pode adubá-la com três partes de esterco curtido ou húmus de minhoca e uma parte de areia lavada de construção. “Jamais use areia do mar porque ela tem sal, que prejudica as plantas”, aconselha.

A sugestão do biólogo é afixar painéis e molduras com tela nas paredes para colocar os vasos de plantas: eles tornam-se verdadeiros quadros vivos com as folhagens dos vegetais.

Mulher cuidando de horta em casa

Qual a estrutura necessária para a horta vertical?

Escolha a parede da casa em que mais incida luz solar – ou, pelo menos, a que recebe o sol da manhã. É preciso sol mesmo, não apenas claridade. O ideal é instalar sua horta vertical ou suspensa em uma área externa, em que haja chuva e sol. Se você não tem esse espaço e for usar uma parede interna, lembre-se de pintá-la com tinta à prova d’água.

Vasos suspensos de horta em casa

O que plantar?

Samuel indica três tipos de hortas: uma de temperos, uma de verduras e uma de legumes. “A de temperos é prática e versátil. Cozinhar com a planta que você cultivou é algo muito especial”, conta. Hortelã, manjericão, tomilho, cebolinha e alecrim estão entre as ervas fáceis de cuidar.

Horta de temperos em casa

Entre as verduras, escolha alface, que pode ser plantada com sementes encontradas em lojas. No caso dos legumes, há cenoura e beterraba, que demandam pouco espaço e se desenvolvem rapidamente. Em todos os casos, sempre mantenha a terra úmida e as plantas no sol. “Quanto mais luz solar, mais cheiro e sabor elas terão.”

Horta de pés de alface em casa

Quais os cuidados necessários?

Se a terra tem bastante matéria orgânica, a adubação frequente não é necessária. Se não é o caso da sua, complete o vaso com esterco curtido. Outra opção indicada por Samuel é o adubo 10-10-10 para qualquer tipo de horta. “Ele é um adubo equilibrado, que favorece o bom desenvolvimento das plantas”, diz.

Outra coisa: mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada. “Uma alternativa que favorece a boa hidratação das plantas de hortas verticais são os vasos autoirrigáveis”, afirma o especialista.

Horta em casa crescendo

Quais os erros mais comuns?

Tanto o excesso quanto a falta de cuidados podem matar suas plantas. “Adubar demais não vale a pena em hortas verticais. O excesso de adubo é pior do que a falta dele”, conta Samuel. A falta de sol e a terra seca também são problemas graves, que podem fazer todo o seu trabalho ser perdido.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Varanda

    Floresta dentro de casa: 8 dicas de como fazer um jardim vertical

    Produto 1
    Área Externa

    Paisagismo de jardim pequeno: 5 dicas para ter verde em pouco espaço

Publicidade Publicidade Home