Você sabe o que é preciso para montar uma horta em casa? Em apartamentos ou lugares com pouco espaço, a horta vertical ou suspensa é a melhor opção. Convidamos o biólogo Samuel Gonçalves para dar algumas dicas de como montar uma e mantê-la sempre bonita. Confira abaixo:
Como começar a montar a horta em casa?
O biólogo indica optar por vasos de plástico. “Eles são os melhores porque mantêm a umidade da terra por mais tempo. Os de barro não são adequados para hortas, porque secam facilmente as raízes da planta, o que pode matá-las”, afirma Samuel.

Usar terra rica em matéria orgânica é muito importante. Você pode adubá-la com três partes de esterco curtido ou húmus de minhoca e uma parte de areia lavada de construção. “Jamais use areia do mar porque ela tem sal, que prejudica as plantas”, aconselha.
A sugestão do biólogo é afixar painéis e molduras com tela nas paredes para colocar os vasos de plantas: eles tornam-se verdadeiros quadros vivos com as folhagens dos vegetais.

Qual a estrutura necessária para a horta vertical?
Escolha a parede da casa em que mais incida luz solar – ou, pelo menos, a que recebe o sol da manhã. É preciso sol mesmo, não apenas claridade. O ideal é instalar sua horta vertical ou suspensa em uma área externa, em que haja chuva e sol. Se você não tem esse espaço e for usar uma parede interna, lembre-se de pintá-la com tinta à prova d’água.

O que plantar?
Samuel indica três tipos de hortas: uma de temperos, uma de verduras e uma de legumes. “A de temperos é prática e versátil. Cozinhar com a planta que você cultivou é algo muito especial”, conta. Hortelã, manjericão, tomilho, cebolinha e alecrim estão entre as ervas fáceis de cuidar.

Entre as verduras, escolha alface, que pode ser plantada com sementes encontradas em lojas. No caso dos legumes, há cenoura e beterraba, que demandam pouco espaço e se desenvolvem rapidamente. Em todos os casos, sempre mantenha a terra úmida e as plantas no sol. “Quanto mais luz solar, mais cheiro e sabor elas terão.”

Quais os cuidados necessários?
Se a terra tem bastante matéria orgânica, a adubação frequente não é necessária. Se não é o caso da sua, complete o vaso com esterco curtido. Outra opção indicada por Samuel é o adubo 10-10-10 para qualquer tipo de horta. “Ele é um adubo equilibrado, que favorece o bom desenvolvimento das plantas”, diz.
Outra coisa: mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada. “Uma alternativa que favorece a boa hidratação das plantas de hortas verticais são os vasos autoirrigáveis”, afirma o especialista.

Quais os erros mais comuns?
Tanto o excesso quanto a falta de cuidados podem matar suas plantas. “Adubar demais não vale a pena em hortas verticais. O excesso de adubo é pior do que a falta dele”, conta Samuel. A falta de sol e a terra seca também são problemas graves, que podem fazer todo o seu trabalho ser perdido.