apresentado por

Electrolux

Homepedia
Veja dicas para criar uma rotina de limpeza super prática para o seu quintal ou jardim e deixe esse espaço sem

Faxina da área externa: 7 dicas para limpar

Veja dicas para criar uma rotina de limpeza super prática para o seu quintal ou jardim e deixe esse espaço sempre pronto para aproveitar ao lado de quem você gosta

Nos dias quentes de verão, quanto mais pudermos aproveitar a área externa, melhor. Seja para ler um livro, tomar um sol ou reunir amigos para um drink, o quintal ou jardim pode ser um espaço aconchegante e cheio de vida. Para que a sua área externa esteja sempre perfeita para você aproveitar é importante criar um esquema de limpeza. Homepedia separou dicas especiais que irão ajudar na hora da faxina. 

1. Crie uma rotina de limpeza da área externa

Essa rotina de limpeza da área externa vai depender muito do seu espaço em si e também do uso que você faz. Algumas sugestões de organização:

- Se você possui animais domésticos que circulam ou vivem no quintal, é indicado fazer uma limpeza mais simples diariamente e colocar na agenda uma faxina semanal mais caprichada;

- Se você possui piscina, coloque na agenda uma faxina caprichada a cada 15 dias para que não haja acúmulo de mofo ou limo;

- Se há árvores e plantas, será necessário passar uma vassoura a cada 3 ou 4 dias e depois disso se organizar para uma boa faxina mensal;

- Se não há plantas e o quintal é pequeno, a dica pode ser uma faxina grande a cada 45 dias. 

Quintal com deck de madeira, banco em madeira com cachorro sentado sobre almofadas 

2. Cuide das suas plantas antes de iniciar a faxina na área externa

Se você possui um jardim ou quintal com árvores, é importante criar o hábito de podar as plantas e cuidar das folhas secas, da rega e outros cuidados manuais que suas flores e árvores necessitam. A faxina começa sempre depois disso, pois esses cuidados de jardinagem espalham terra e muitas folhas secas, por isso coloque essa como a atividade inicial da área externa e depois parta para a faxina em si.

Dica extra: tem vasos de plantas? Então vale conferir os pratinhos e colocar areia em todos eles, para evitar a proliferação do mosquito da dengue!

Pessoa usa o regador para regar vaso de plantas

3. Fique de olho no crescimento de seu gramado

Se a sua área externa possui um gramado é necessário também criar uma rotina de corte da grama. A dica é cortá-la quando estiver crescidinha, algo entre 5 e 7 cm de altura, porém crie um intervalo de tempo entre cada corte, para que a planta cresça de forma mais saudável e não perca nutrientes. 

Família reunida em mesa ao ar livre sobre o gramado do quintal

4. Não transforme a sua área externa em depósito

É bem comum essa cena: algum item da casa não está mais em uso, aí você fica pensando “quem sabe daqui alguns meses eu consiga utilizá-lo” e enquanto isso ele fica lá na área externa, esperando seu retorno. A realidade é que na maioria das vezes esses itens não serão utilizados novamente e poderiam ganhar o descarte correto.  Esse também é um momento para repensar suas compras.

Na hora de faxinar, jogue fora entulhos, itens quebrados e sem uso, dando o descarte correto para cada um deles. Se os itens estiverem em bom estado, busque espaço para doações; senão, entregue-os para cooperativas de reciclagem ou descarte em seu lixo comum. 

Quintal com jardim e gnomo de gesso com placa de boas-vindas

5. Uma lavadora de alta-pressão pode ajudar na faxina da área externa

Piso ou cimento no quintal? Invista em uma lavadora de alta pressão, esse item é uma super mão na roda que simplificará sua limpeza e ainda economiza água. A Lavadora de Alta Pressão Power Wash Eco (EWS30), da Electrolux, por exemplo, conta com uma vazão de 300 l/h, o que equivale a um consumo de água 80% menor se comparado ao de uma mangueira comum. 

A lavadora de alta pressão é uma opção versátil, que é perfeita para eliminar limo, lodo e bolores, assim como funciona super bem para aquela limpeza pesada em um quintal com animais domésticos. A Power Wash Eco, da Electrolux, ainda tem uma vantagem: um bico ajustável no formato de leque, ideal para aguardar as plantas de seu jardim.

Lavadora de Alta Pressão Power Wash Eco (EWS30), da Electrolux

6. O vinagre pode ser um aliado na faxina

Se os seus animais domésticos ficam na área externa, o vinagre pode ser uma boa opção para tirar os odores. É simples: deixe um pouco de vinagre branco agir sobre a superfície suja e depois limpe normalmente, com um pano ou mesmo com a lavadora de alta pressão; isso irá eliminar de vez quaisquer odores incômodos. 

7. Lembre-se de limpar a calha de sua casa

Se você mora em uma casa que possui calha, é importante fazer a limpeza periódica dela - pode ser a cada 6 meses, mais ou menos. Suba com cuidado até a calha e confira se há folhas, gravetos ou outras sujeiras atrapalhando o fluxo da água. Geralmente é possível limpar manualmente, mas se houver mais entulho, você pode contar com os aspiradores de pó e água, que possibilitam uma boa sucção da sujeira. 

Calha de uma casa com folhas secas

Colocando essas dicas em prática você consegue manter a sua área externa sempre em dia e muito mais confortável para receber amigos ou aproveitar momentos em família.

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa