apresentado por

Electrolux

Homepedia
É possível ter uma área de lazer pequena, porém funcional e aconchegante

Área de churrasqueira: como montar uma em espaços pequenos

É possível ter uma área de lazer pequena, porém funcional e aconchegante

Mesmo em apartamentos pequenos, de 20 a 50m², as churrasqueiras e áreas gourmets estão cada vez mais presentes. Isto é possível por uma série de fatores: as varandas aumentaram, sendo que muitas já têm espaço indicado para uma churrasqueira e tubulação, e os modelos de churrasqueira se tornaram mais práticos. Por isso, se você pensa em ter a própria churrasqueira em casa, mas acha que não vai ter espaço, dê uma olhada nas dicas abaixo de como se dar bem no projeto de uma área de lazer com churrasqueira.

Projeto de área de churrasqueira pequena em varanda No projeto de Cristiane Schiavoni, a varanda de 18 m² se tornou uma pequena área de lazer (Crédito foto: Mariana Orsi)

Churrasqueira para espaços pequenos: o que é necessário?

Se for uma churrasqueira a carvão ou a gás, é preciso ter shaft e duto de fumaça, tanto na varanda de um apartamento quanto em uma casa. Se for na varanda de um apê, esse tipo de churrasqueira precisa estar também dentro das condições de segurança do edifício. Para as churrasqueiras a gás é necessário ter também tubulação para o gás. Já as elétricas dispensam estrutura de alvenaria e sua única necessidade é um ponto de energia elétrica.

Área de churrasqueira com armário de lousaNessa varanda do Estúdio AE Arquitetura, a churrasqueira ganhou um painel de lousa para cobrir a coifa.

Medidas mínimas

Em geral, as churrasqueiras possuem 50 cm de largura, no mínimo. Este tamanho é referente a um churrasco para 10 pessoas, segundo a maioria dos fabricantes. A partir disso, as medidas-padrão passam a crescer de 10 em 10 cm e chegam a 120 cm.

Quanto mais funcional, melhor

O ideal, para instalar uma churrasqueira num espaço pequeno, é ter também uma bancada com uma pia e um espacinho para preparar as carnes e o que mais for para a grelha. Para isso, conte também com tubulação de água e, no mínimo, 60 cm de profundidade.

Detalhe de bancada de madeira ao lado de churrasqueira pequenaDetalhe ao lado da pia com uma pequena bancada no projeto de Cristiane Schiavoni (Crédito foto: Mariana Orsi)

Medidas de segurança

Procure sempre por materiais refratários que não irão colocar sua segurança em risco, tanto para o acabamento frontal da churrasqueira como para as laterais. Tijolos maciços são os mais recomendados para isso. E, para evitar a fumaça, a altura máxima de distância entre a bancada e a coifa para exaustão natural é de 65 cm e de 90 cm para exaustão forçada.

Detalhe de bancada de madeira na área de churrasqueira pequena No Projeto do SP Estudio Arquitetura a mesa de madeira ganha destaque centralizada em frente à bancada. Foto: Rafael Renzo

Décor para área da churrasqueira

Numa área de lazer o décor também é importante e, para um espaço pequeno, móveis multiuso como banquetas que viram mesa, cadeiras dobráveis, bancadas com tampos extensíveis são mais que bem-vindos.

Varanda com area de churrasqueira com parede de tijolinhoEssa churrasqueira criada por Barbara Salles ganhou destaque com o acabamento laminado e a parede de tijolinhos

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Área Externa

    Área gourmet: 6 tipos de churrasqueira que você precisa conhecer

Publicidade Publicidade Home