Quem nunca desejou em um dia quente dar um mergulho numa piscina bem refrescante? Além de serem palco de muitos momentos de lazer e relaxamento, as piscinas podem ser as protagonistas de muitos projetos arquitetônicos. Há diversos formatos e tipos de revestimentos que podem combinar com o estilo de decoração que você mais gosta. Inspire-se nas cinco ideias que separamos para você logo abaixo.
1. Piscina com borda infinita
Essa tendência está em alta nos projetos, principalmente se a casa tiver um vista bonita por perto. A borda infinita nos dá a ilusão de ótica de que a piscina não tem fim, já que as bordas são cobertas pela água. É uma boa escolha para quem quer priorizar a vista do campo ou da praia, porque dá sensação de amplitude e parece que a piscina é uma extensão do ambiente. Neste projeto, a borda é inclinada para o lado externo para que a água que vai para as extremidades corra novamente para a piscina por meio dos canos.

2. Piscina com revestimento de pedra vulcânica
Quer se sentir como se estivesse nadando em uma piscina natural? Em tons de azul e verde, esse tipo de pedra tem cores parecidas com as de rios e mares. É ideal para jardins e campos, pois dá a impressão de integração com o paisagismo. Pedras como a sukabumi e a hijau são boas opções, por não escorregarem e não absorverem calor.

3. Piscina de fibra de vidro
Com diversos tamanhos e formatos pré-fabricados, a piscina de fibra de vidro está entre as de menor custo de instalação e manutenção. Por sua superfície ser lisa, a limpeza é simples porque o material não acumula algas. Algumas empresas oferecem complementos como hidromassagem, luzes, aquecimento, escada interna e até cascatas. A maioria delas vêm com um sistema de limpeza automática, que filtra poeiras sem que seja preciso tirar toda a água.

4. Piscina com pastilhas
Entre as vantagens de piscinas com pastilhas de vidro, está poder definir o tamanho e formato que você prefere. Isso porque a estrutura de alvenaria é feita do zero. A pastilha é um dos revestimentos mais elegantes que pode ser usado nesse tipo de piscina, com diversas opções de cores e texturas. Apesar de serem mais caras do que azulejos e cerâmicas, podem acumular algas nos rejuntes, o que requer limpeza constante.

5. Piscina com deck de madeira
Levando um pouco da natureza para o espaço, o deck de madeira dá um toque de sofisticação a uma piscina pequena ou grande, destacando as cores da água. Com diversas texturas, é indicado escolher um tipo de madeira que, além de não escorregar, seja resistente, pois estará em constante contato com a água e o sol.

Uma outra possibilidade são as piscinas naturais, onde a água é mantida limpa com a ajuda de elementos naturais, essa é uma opção cheia de estilo e que pode ser o charme da sua casa. Confira aqui como montar a sua piscina natural!